Segundo a Drª Camila, não existe diferença entre o dentista e o odontologista, por exemplo. “Na verdade, os termos são sinônimos. Ambos os profissionais estudam a graduação em Odontologia e são responsáveis pelo tratamento dos dentes e da saúde bucal”, afirma.
A Odontologia é uma profissão da área de saúde que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos dentes, boca, língua, gengiva, ossos da face e do pescoço.
Especialidades. O dentista clínico geral é o profissional da área de odontologia qualificado para tratar problemas bucais de maneira generalista, atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de uma ampla variedade de condições dentais.
O que faz o médico odontologista? O odontologista faz tratamentos como a restauração de dentes, extração e limpeza, produção de próteses, realização de cirurgias, tratamento de doenças na gengiva, bochecha e língua.
O dentista é o profissional responsável pelos cuidados com a saúde dos dentes e da boca. O profissional formado em Odontologia pode se engajar no diagnóstico, na prevenção e nos tratamentos das mais diversas doenças e alterações bucais.
Aula de Anatomia Dental - Diferenças Entre Pré-Molares Superiores e Pré-Molares Inferiores
Quem faz Odontologia é doutor?
Médico, assim como qualquer simples mortal só é doutor se tiver doutorado, pelo menos aqui no Brasil. Nos países anglófonos os formados em medicina, direito, odontologia entre outros já conquistam o “doutor” junto à profissão: JD (Juris Doctor), MD (Medicine Doctor), DDS (Doctor of Dental Surgery) respectivamente.
O dentista que é clínico geral é o prestador de cuidados primários para suas necessidades odontológicas básicas. Esses cuidados incluem check-ups duas vezes ao ano e limpezas de rotina.
Dentística. Este setor da Odontologia trabalha especificamente em procedimentos de restauração dentária e é dividido em duas categorias, dentística estética e dentística restauradora. Essa basicamente cuida da restauração de dentes com cáries, de modo a não prejudicar a saúde dentária.
Médico Orofacial, Médico Bucofacial ou Médico Estomatologista são sinônimos atribuídos ao título de Cirurgião Dentista para estes profissionais no Brasil; já em Portugal, os Licenciados com Mestrado Integrado em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas.
Duração. Por padrão, a graduação de Odontologia tem duração média de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Além das disciplinas obrigatórias e dos conhecimentos obtidos em sala de aula, o estudante também deve cumprir horas de estágio e práticas em laboratórios.
Quem se forma em Odontologia é cirurgião-dentista?
O profissional formado em odontologia é conhecido como cirurgião-dentista e possui várias funções importantes ligadas a nossa saúde bucal. Esse profissional cuida de todo o sistema estomatognático, que é formado pela boca, maxilar, ossos da face, além de outras estruturas associadas a essas partes do corpo humano.
Se você tem ou conhece alguém que tem dor de dente com frequência, então, é hora de procurar um dentista. Observe e anote em que momento o desconforto aparece: se é durante a escovação, ao mastigar, ao dormir ou em outras situações e, sua intensidade. A região onde a dor acorre também pode auxiliar no diagnóstico.
Para fazer a exodontia, ou seja, a extração do terceiro molar, também conhecido como o dente do siso, o profissional mais indicado é o bucomaxilofacial ou um cirurgião-dentista que tenha experiência na realização deste procedimento.
A implantodontia é a especialidade que faz implante dentário e promove a reabilitação oral de pacientes que sofreram perda de dentes. Os tratamentos podem ser realizados tanto por quem perdeu apenas um deles quanto por pessoas que não têm nenhum dente nas arcadas.
A endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Os endodontistas são profissionais capacitados para tratar de problemas internos dos dentes. Popularmente, um indivíduo que trabalha nessa área é o especialista que cuida de canal dentário.
Isso porque os cursos tinham grades distintas. Com o passar dos anos, essa dinâmica se manteve, pois entendeu-se que era importante os dentistas se dedicarem integralmente à boca desde o início, já que esse seria o foco do seu trabalho. E é por isso que odontologia não é medicina até os dias atuais.
Isso quer dizer que “Philosophy Doctor” pode ser entendido como Doutor em alguma área do conhecimento. Por isso, o título na prática é concedido a pessoas que atingem o nível acadêmico mais alto em sua área de estudo – e o significado de PhD é, a rigor, o mesmo que o de um doutorado.
Todos os profissionais com formação em Odontologia, os cirurgiões-dentistas, podem fazer o diagnóstico e o tratamento da cárie. No entanto, existem os cirurgiões-dentistas especialistas em Dentística, que é especialidade da Odontologia que estuda a fundo os tratamentos restauradores.
Lembramos aqui, que a graduação em Odontologia já dá o título de cirurgião-dentista ao formando, mas a especialização em determinada área da Odontologia abre um leque muito maior de possibilidades para o profissional.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. O especialista neste campo é chamado de ortodontista.