Qual a diferença entre os cabos CAT5 Cat5e e CAT6?
O cat 5 é geralmente o requisito mínimo exigido para VoIP hospedado. A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz.
Se você quer uma opção mais barata e não planeja ter velocidades muito altas, então use o Cat5e. Se você estiver disposto a investir mais dinheiro, o Cat6 será uma escolha melhor porque oferece o melhor desempenho. O cabo Cat6 é a melhor escolha para o PoE porque ele pode lidar com mais energia em distâncias maiores.
A principal diferença entre os cabos CAT5e e CAT6 se relaciona com a largura de banda que o cabo pode receber para a transferência de dados. Os cabos CAT6 foram projetados para operação em frequências de até 250 MHz, comparados com 100 Mhz para CAT5e.
Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6.
Naturalmente, o cabo Cat6 pode funcionar na rede Cat5. É retrocompatível com as especificações anteriores, o que significa que pode ser efetivamente usado com a rede Cat5. A partir da introdução acima, os principais componentes entre o cabo Cat6 e o cabo Cat5 são semelhantes.
Este cabo tem o diâmetro de 24AWG (0,20mm²), e é um cabo que em PEQUENAS DISTÂNCIAS (até 40 metros) ele consegue transmitir uma velocidade de 10/100/1000Mbps, ou seja, se você tiver uma internet de 300 megas com seu provedor, esse cabo irá servir sem problema algum.
Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.
O CAT6 é o cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, considerado o cabo mais duro e menos flexível. As transmissões pelo CAT6 atingem velocidades de até 10Gbps em até 100 metros. Este cabo é indicado para empresas que dependem de grandes velocidades de transmissão e do mínimo de interferência.
Cabo de rede CAT6? O CAT6 é considerado a melhor opção entre os cabos mais utilizados atualmente, sendo usado por diversas companhias de alta tecnologia, devido ao seu alcance de 10 Gbps.
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz. O cabo tem pontas RJ45 em ambas as extremidades.
Quantos metros de cabo de rede Posso usar no roteador?
Vamos começar citando que não existe uma regra que proíbe você de usar um cabo com uma distância muito extensa. Mas sim, existe um limite máximo de 100 metros, este é o limite máximo que possui certificação, para distâncias maiores eu te recomendo fazer a utilização de repetidores, hubs, switches ou roteadores.
O cabo de rede CAT5e leva esse nome por ser uma versão “Enhanced” (melhorada) do CAT5. Ele é um cabo mais adequado para quem tem conexões acima de 100 Mbps em casa. Isso porque ele consegue atingir 1000 Mbps em transferências, arredondado para a chamada rede Gigabit.
O Cabo de Rede CAT5e Furukawa, é o melhor cabo do mercado, eles trazem duas linhas de qualidade sendo elas a SohoPlus e a Multilan. Sendo que o Sohoplus já atende 70% dos casos que será utilizando um Cabo de Rede CAT5e, mas....
A principal diferença entre uma categoria e outra é a velocidade da transferência de dados. A categoria 5e pode transferir até 1 Gbps (Gigabits de dados por segundo), enquanto a categoria 6 foi feita para transmitir grandes quantidades de dados, transmitindo de 1 Gbps até 10Gbps.
Se você precisa de velocidades de internet muito altas e tem o orçamento para isso, o Cat6 é a melhor opção. No entanto, se suas demandas de internet são moderadas e o orçamento é uma preocupação, o Cat5e pode ser uma opção mais sensata.
Cat5e. O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.
Não recomendamos a utilização da Emenda Cabo de Rede em cabos CAT6 pois pode haver uma perca de sinal grande, pois o Cabo de Rede CAT6 é ideal a utilização direta para utilizar de total eficiênca do mesmo.
A principal vantagem da internet a cabo é sua velocidade e estabilidade. Como a conexão é direta, não há interferência de outros dispositivos na rede, o que permite obter mais velocidade e confiabilidade. Além disso, a conexão a cabo oferece uma segurança maior, pois é mais difícil de ser interceptada por invasores.
Portanto, ao dizer que se tem um plano de 500 mega, na verdade isso quer dizer que a velocidade da taxa de transferência deste plano é de 500 Megabits.
Cabos de maior comprimento podem reduzir a velocidade ou causar perda de sinal, mas usar um cabo de qualidade adequada e cumprir as normas de instalação adequadas ajuda a minimizar esses problemas.