Qual a diferença entre os pensadores Vygotsky e Piaget?
Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.
Qual a diferença entre a teoria de Piaget e a teoria de Vygotsky?
No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.
Quais são as principais diferenças e semelhanças entre as teorias de Piaget e Vygotsky em relação à importância da interação social no desenvolvimento da criança?
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
Visto que Piaget e Vygotsky têm consideráveis contribuições para a educação no sentido de que ambos desenvolveram teorias de formação dos conceitos, consideramos no presente trabalho que para uma aprendizagem concreta a criança necessita construí-los para que a partir daí se desenvolvam considerações relativas ao en- ...
Vygotsky, Piaget e Wallon - Diferenças e Semelhanças | Professora Norelei Frutuoso
O que diz a teoria de Vygotsky?
Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
Acerca do próprio conceito de pensamento, Piaget o define por inclusão no de inteligência. O pensamento será, assim, uma forma de inteligência, precisamente aquela que intervém por procedimen- tos operacionais, interiorizados e simbólicos na solução de proble- mas.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
“Paulo Freire defende o respeito aos indivíduos, a responsabilidade com o outro ser humano e com a natureza, e o estímulo ao pensamento crítico. Isso confronta o período em que vivemos, permeado por um discurso de ódio e de estímulo à violência. De apoio à militarização e à destruição ambiental.
Qual seria a diferença entre esses dois conceitos construtivista e sócio construtivista?
Construtivista - Organiza a aprendizagem de acordo com as etapas do desenvolvimento mental. Privilegia atividades que levam o estudante a aprender a aprender. Valoriza os conhecimentos anteriores que o aluno traz. Sócio-interacionista - Similar ao construtivismo, com ênfase na dimensão sociocultural do estudante.
É possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky?
É possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças no pensamento dos dois na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Outro psicólogo que fundamenta o pensamento construtivista, Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 – entanto Vygotsky morreu aos 34 anos).
O que Piaget fala sobre a dificuldade de aprendizagem?
Na teoria piagetiana, são descritos dois tipos de aprendizagem: um de sentido estrito, resultado de conteúdos adquiridos em função da experiência; outro de sentido amplo, produto das aquisições que não são derivadas diretamente das experiências, mas que são construídas a partir dos processos dedutivos do indivíduo.
A idéia do construtivismo é sustentada no fato de que o indivíduo não é mero produto do ambiente, nem resultado de suas disposições internas, mas uma construção própria, produzida dia a dia, como resultado da interação entre o ambiente e as disposições internas.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
O resultado desse processo é o que chamamos plano didático e, normalmente, assume a forma de documento escrito. Existem três tipos de planos didáticos, a saber: - plano de curso; - plano de unidade; - plano de aula.
Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Vygotsky?
Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Cabe destacar que o recurso piagetiano ao termo “autismo” enfatiza o caráter pessoal e incomunicável da experiência simbólica infantil. Ao falar do autismo infantil, Piaget procura descrever uma fase normal do desenvolvi- mento do pensamento, comparável ao que a Psicanálise chamou de “processo primário”.
A teoria de Piaget defende que a interação social é fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento. Afirma que “[...] a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas.” (Piaget, 1973).