Existe feminino de pão-duro? Não, pois o adjetivo deve concordar sempre com o substantivo. Como pão é masculino, duro deve ser masculino também, independente do gênero em questão.
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
Pão-duro, que é um regionalismo do Brasil de uso informal, é o mesmo que avarento; e este termo significa «que ou aquele que é obcecado por adquirir e acumular dinheiro; sovina» e, por extensão de sentido, «que ou quem não é generoso».
Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol. Exemplos: Couve-flor, guarda-roupa, decreto-lei, guarda-chuva, guarda-civil, pé- de-meia.
Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas. Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.
Sim, é vantajoso ser uma pessoa econômica, gastando menos do que o necessário. Querer economizar para comprar alguma coisa, investir ou simplesmente para ter um sono mais tranquilo é sempre bom. Em princípio, não deve existir grande motivo para preocupação.
Reza a lenda que essa expressão nasceu por causa de algumas pessoas avarentas que tinham mania de guardar pão dormido para ser comido aos poucos, ao invés de comprar mais e consequentemente ficavam tanto tempo guardados que acabavam duros.
O pão é uma comida deliciosa para qualquer hora do dia, principalmente no café da manhã. Mas quando passa do ponto – ou como chamamos de “dormido” –, ele não é tão saboroso, o que faz muitas pessoas jogá-lo fora. Só que o pão duro pode ser útil para vários outros lanches, além das deliciosas torradas feitas no forno.
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.
- Muita gente se surpreende ao descobrir que o girassol não se trata de uma flor única e solitária, isso realmente parece estranho. Mas como dissemos, cada um deles pode proteger um número gigante de pequenas flores no seu interior. - As pétalas amarelas do girassol são na realidade são folhas modificadas.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p. ex., sermones deu sermões).
O hífen, por vezes, indica que duas ou mais palavras perderam seu sentido original em favor de um novo. A grafia "pão-duro" não deixa dúvidas: todos sabemos que se trata de um indivíduo sovina ou avarento, não de um pão enrijecido. Até uma oração pode transformar-se em substantivo.