120g/m² – Essa opção é ideal para impressão de sketchbook, livros coloridos, catálogos de produtos. 150g/m² – Normalmente é escolhida para impressão de flyers, folders e capas de revista que buscam maior qualidade e resistência. 180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios.
250g a 350g: papéis com essa gramatura têm uma qualidade superior e são mais firmes, como por exemplo o duplex, supremo, diamond e couché. Esses tipos de gramatura são comuns na impressão de convites, cardápios, cartões de visita, panfletos, catálogos e flyers.
180g: É o típico papel das cartolinas e dos cartões caseiros de menor qualidade e, com algumas exceções costuma ser a gramatura máxima que as impressoras domésticas suportam. As sacolas de papel também são feitas nesta gramatura.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade.
PRA QUE SERVE OS PAPÉIS 75 GRAMAS PAPEL 90 GRAMAS PAPEL 120 GRAMAS PRA QUE SERVE CADA UM
O que fazer com papel 180 gramas?
180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios. 210/m² a 300g/m² – Normalmente, essa faixa é utilizada para a impressão de materiais que demandam maior qualidade, resistência e durabilidade, como convites, cartões de visita, calendários e outros que exijam uma bela apresentação.
Ele é mais duro que o papel sulfite e mais fino que a cartolina, e sua textura, em relevo, é levemente rugosa, com pequenas linhas paralelas. Perfeito para artigos que requerem sofisticação.
A gramatura do papel é uma das mais importantes decisões na impressão de um material gráfico, a gramatura nada mais é do que o peso do papel, já que a medição é feita a partir de gramas através da formula g/m².
O papel duplex é composto por duas camadas que podem ter cores e composições diferentes. Justamente por ser “composto”, ele é mais grosso. Por isso, indicado para embalagens personalizadas.
Para fechar esse primeiro bloco da série A, temos o papel sulfite A4 180g que é ainda mais grosso do que o de 120g e permite a criação de cartões, convites de casamento ou aniversário, catálogos, panfletos, envelopes, tags, além de outros trabalhos artesanais, escolares ou de escritório.
O modelo de gramatura de 30g a 63g são finos e geralmente são usados por indústrias e as fábricas. Os papéis de 35 g 55 g são usados nos jornais e bobinas de máquina de cartão. Assim, a gramatura de 63g é indicado para os produtos que necessitam de embalagens e etiquetas adesivas.
Papel para alta qualidade de apresentação. Sua gramatura de 90g/m² resulta em um papel mais encorpado, garantindo resultado superior. Tem superfície resistente, corte perfeito e equilibrada absorção, permitindo melhor deslizamento do papel na impressora e evitando desperdício de tinta.
Na prática, quanto maior for a gramatura de um tecido, mais suave será o toque. Para toalhas de banho, rosto e roupões, quanto maior a gramatura, melhor será, além da sensação ao toque, o poder de absorção.
Já o papel cartão existe apenas em altas gramaturas e é mais grosso do que uma cartolina e também pode ser encontrado em diversas cores, a diferença é que não é os dois lados do papel que são coloridos. O papel cartão é usado produção de embalagens, molduras e caixas.
o brilho e a lisura superficiais do papel couchê agora disponíveis para impressão jato de tinta com cores fortes, vibrantes e secagem instantânea. ideal para imagens, convites, cartões, artesanatos, trabalhos escolares, certificados, scrap festas, cardápios e muito mais.
Papel couchê: o papel couchê é considerado um dos melhores papéis para impressão atualmente. É indicado para trabalhos impressos que exijam alta qualidade e excelente aparência.
A2: papel utilizado para banners e cartazes, porém impressoras comuns de escritório não suportam este tipo de papel. A1: papel que tem a mesma função que o A2, ou seja, próprio para cartazes, com maior dimensão.
E os modelos da série A, como o A4 e A3, o Ofício e o Carta normalmente tem a gramatura de 75g por metro quadrado e são ideias pra usar em apostilas, livros, cadernos e agendas. Já o sulfite tipo offset usado na impressão de folders, capa de revista e folhetos pode ter a gramatura de 120g² até 150g por metro quadrado.
Folhas de gramatura 90g/m² ou mais são ideais para uso de canetas-tinteiro e marcadores. E as folhas com gramatura menor, como 70g/m², são mais leves e indicadas para a escrita.
No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².
O papel mais utilizado para papelaria personalizada é o papel fotográfico, ele tem um brilho lindo, deixa as impressões mais vivas e destacadas. A média de preço por folha hoje é de R$0,45 para 180g e R$0,55 para 230g.
A impressão de certificado pode ser feita com diferentes tipos de papel, porém o papel vergê é o mais recomendado por conta de sua textura, gramatura e rugosidade que conferem sofisticação, resistência e ótimo acabamento ao documento.