Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome. Família é chegada, não origem.
Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si. É o caso dos irmãos, tios, sobrinhos e tios-avós, por exemplo.
Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.
1. Cada um dos ascendentes, descendentes ou colaterais de uma família por consanguinidade , afinidade ou adopção ; pessoa liga a outra por laços de família.
1 Que ou aquele que, em relação a outra(s), pertence à mesma família por consanguinidade, por adoção ou pelo casamento: “Havia alguns dias que tudo acontecia naquela casa.
Você sabe qual é a diferença entre família e parentes?
Quem faz parte dos parentes?
Os parentes em linha reta são as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes, ou seja, são os pais, os avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, etc.
1 Relativo a família; que é da família; que vive na mesma casa. 2 Que se familiarizou; que se tornou ou é considerado da família; íntimo. 3 Que tem familiaridade; acostumado, afeito. 4 De forma caseira; feito em casa, que lembra o lar, doméstico.
Neste sentido, o artigo 1.592 do Código Civil define que “São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra”.
➡️ Os parentes em linha colateral são aqueles que compartilham um mesmo tronco genealógico, mas não têm uma relação direta de descendência ou ascendência, como irmãos, primos, tios, sobrinhos, e assim por diante.
Importante: Não fazem parte do grupo familiar, para fins de cálculo da renda mensal por pessoa, o filho, enteado e irmão que tenha constituído união estável ou que seja divorciado, viúvo ou separado de fato, ainda que residam no mesmo endereço.
Chamamos de família as principais pessoas que fazem parte da nossa vida: pai, mãe e irmãos, mas acontece que, além deles, existem os avós, os tios e os primos, que recebem o nome de parentes.
Quem são as pessoas que você considera sua família?
É considerado Grupo Familiar todas as pessoas que moram com você e dividem a mesma renda. Alguns exemplos que também são considerados Grupo Familiar: Avós que moram no mesmo terreno que você, em casa separada, mas dependem ou contribuem da mesma renda.
Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome. Família é chegada, não origem.
Os ascendentes e descendentes são chamados parentes em linha reta. - seus irmãos e também meio-irmãos. Eles são seus parentes colaterais em 2º grau. Isso porque lembrando da regra de contagem de graus: partindo de você é preciso subir até o parente em comum - mãe/pai de ambos, eles estão no 1º grau.
Como se escreve: família ou familia? Como citado, as paroxítonas terminadas em ditongo, isto é, o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (como IA, no fim de “família”), são acentuadas. Por isso, “família” recebe acento, do mesmo modo que “história”, “série”, “glória”. Compare com “melancia”, por exemplo.
1. Condição ou vínculo dos que pertencem à mesma família, por descendência de sangue, por casamento ou por adopção (ex.: grau de parentesco; parentesco consanguíneo ; parentesco por afinidade). 2. Qualidade de parente.
Membros de uma família, geralmente pai, mãe e filhos e seus descendentes, costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Seja como for, com pai, mãe e filhos, somente pai e mãe, dois pais, duas mães, tios e sobrinhos, avós e netos, pais solteiros, mães solteiras, apenas irmãos, enfim, a família deve ser reconhecida como núcleo de importância perante a sociedade.