A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.
A pós-graduação lato sensu, assim como a especialização, é voltada para aprofundar o conhecimento em uma área específica e tem duração de 360 a 480 horas. Já a pós-graduação stricto sensu é uma modalidade mais acadêmica e tem como objetivo formar pesquisadores e docentes.
Com o objetivo de formar especialistas, a especialização é um tipo de pós-graduação voltado para o aprofundamento em uma das áreas vistas na graduação. E assim como o MBA, a carga horária mínima do curso é de 360 horas e dura cerca de dois anos.
Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.
Como o próprio nome sugere, especialização é o nome do curso para que a pessoa se especialize em determinada área. Enquanto EAD é a sigla para Educação ou Ensino à Distância, modalidade de estudo em que as aulas, provas e trabalhos acontecem no ambiente virtual.
Em suma, é para quem deseja se aprofundar ou se atualizar em determinado segmento dentro de uma área do conhecimento. O tempo mínimo de duração de um curso de especialização é de 360 horas, conforme determinação do MEC. O que representa, em geral, um ano e meio de estudo.
A especialização oferece oportunidades para profissionais e abre maiores possibilidades de carreira. Há vagas que exigem conhecimentos específicos sobre algum assunto. Isso facilita a contratação de profissionais que fizeram cursos de especialização.
Qual a diferença entre especialização e título de especialista?
Após a especialização, o médico conquista seu título de especialista e pode atuar no mundo acadêmico, porém, para atuar em hospitais, dar aulas em graduações ou participar de pesquisas e desenvolvimento na área em que se especializou, ele deve realizar uma prova de título de especialista.
Uma pós representa um nível a mais no grau de ensino, já que a pessoa passa de graduado para um especialista, mestre ou doutor na área escolhida. Atualmente, as pós-graduações são divididas em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.
Os cursos de especialização englobam uma carga horária mínima de 360 horas-aula. Geralmente essa carga horária pode ser cumprida em torno de um ano. Para a conclusão do curso, entretanto, o aluno deverá fazer um trabalho de conclusão de natureza individual.
As duas pós lato sensu são: especialização — que direciona o conhecimento do profissional para algum aspecto específico de sua área de interesse; MBAs — que têm foco em gestão e em administração, independentemente da área escolhida.
Existem dois tipos de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. De forma geral, enquanto o stricto sensu volta-se para a pesquisa científica e docência, o lato sensu serve como uma especialização e um aprofundamento da sua área de atuação.
A vantagem de ter duas graduações está na possibilidade de desenvolver uma carreira profissional com conhecimentos de diversas áreas, onde uma complementa a outra. A pós-graduação, contudo, gera resultados a curto prazo e alinhados ao momento do mercado de trabalho.
Então, sim, quem tem uma pós no currículo é obrigatoriamente um especialista. Por isso, o mercado de trabalho considera a pós-graduação a opção mais efetiva para quem quer alcançar esse título e se destacar na profissão. Isso porque a dedicação ao curso vai fazer você passar por uma verdadeira imersão.
Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
Especialização é um curso de pós-graduação lato sensu, ela geralmente é voltada para a obtenção de conhecimentos específicos e práticos, caracterizada por conteúdos programáticos objetivos. Entre os cursos de pós-graduação disponíveis atualmente, a especialização tem se tornado cada vez mais popular.
O que é especialização? A especialização é uma das fases de ensino superior após a graduação, portanto, é uma pós-graduação. Ela é do tipo lato-sensu e tem foco nas habilidades que podem ser aplicadas na rotina da profissão, por isso trabalha mais práticas e técnicas direcionadas.
Qual é o título de quem faz especialização? A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.
ESPECIALISTA: profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área especifica por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico- cientifica. Profissional deve utilizar a expressão “Especialista em Nutrição Clínica”, por exemplo.
MBA é a sigla para Master of Business Administration, uma formação em nível de pós-graduação voltada a executivos. Fora do Brasil, o aluno finaliza o curso recebendo título equivalente ao de mestre em administração de empresas.
A legislação vigente estabelece que os cursos de pós lato sensu tenham no mínimo 360 horas. Em contrapartida, não existe tempo mínimo para conclusão. Nesse sentido, a pós-graduação pode ser concluída de 4 a 24 meses. Esses são os prazos mais comuns, como já falamos em outro tópico.
As área de Negócios, Direito, Educação e Informática são as mais procuradas. Contudo você pode investir na formação que melhor se encaixa dentro do seu perfil profissional, assim as chances de aumentar sua qualificação são certeiras.