PPR é a sigla para Programa de Participação nos Resultados. Já PPL significa Programa de Participação nos Lucros. Apesar das nomenclaturas semelhantes, tratam-se de programas diferentes. As diferenças entre PPR e PPL residem justamente nas condições para o pagamento dos valores de bonificação.
O Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) são ferramentas para remunerar os funcionários de acordo com o desempenho. Entretanto, PPR e PLR funcionam de forma diferente.
Os valores pagos são definidos previamente para cada objetivo alcançado. Já o PPL (Programa de Participação nos Lucros) está relacionado à uma bonificação realizada de acordo com os lucros obtidos por uma empresa por um determinado período de tempo.
Como o PPL é a porcentagem de lucro da empresa em um determinado ano e essa porcentagem e regras de pagamento são definidas por cada organização, as empresas estão livres para definir regras do cálculo de PPL.
A PLR deve ser paga com qual periodicidade? A maioria das empresas costumam pagar a Participação nos Lucros ou Resultados duas ou três vezes ao ano. Porém, de acordo com a lei, o pagamento deve ocorrer no máximo duas vezes por ano (artigo 3º, § 2º da Lei 10.101/2000).
Considerando isso, o PPR é a melhor opção, já que a remuneração depende totalmente do trabalho em equipe. Já o PPL, mesmo contando com todo o esforço dos times, sofre com fatores externos. Por exemplo, se houver uma crise no mercado, o desempenho será afetado e, consequentemente, o lucro também.
Quando o PPR é pago? Pode ser pago em qualquer momento do ano, mas geralmente o pagamento ocorre nos primeiros meses do ano seguinte. O PPR não pode ser pago mais de duas vezes ao ano para evitar que seja configurado como parte do holerite. Para o PPR a ser pago em 2024, será considerado o rendimento de 2023.
27/03/2024 - SINTETEL negocia e Fibrasil pagará o PPR em 28/03! 07/02/2024 - Atenção trabalhadores da CLARO! SINTETEL negocia e coloca dinheiro no bolso dos trabalhadores! 07/02/2024 - SINTETEL anuncia: trabalhadores da BrasilCenter receberão PPR na próxima sexta-feira!
O Enem PPL é uma modalidade que permite que adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa também possam participar do Exame Nacional do Ensino Médio. As provas acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro. Só no último ano, mais de 71 mil pessoas privadas de liberdade fizeram as provas.
No geral, o pagamento de PPR e PLR aos colaboradores sai no ano seguinte, para que as empresas consigam fechar o resultado de um ano todo. Por exemplo: o pagamento de PPR referente a 2022 de muitas empresas será pago nos primeiros meses de 2023, entre janeiro e abril.
O que significa PPL? A sigla PPL faz menção direta ao principal objetivo do exame, que é chegar até as pessoas que não possuem liberdade para fazer a prova nas datas principais. Logo, PPL significa “Pessoas Privadas de Liberdade”, que é o público-alvo da avaliação.
Para a PLR quem tem direito são os funcionários registrados em carteira, os contratados para um serviço temporário ou mesmo quem estiver em experiência. Vale pontuar ainda que este é um benefício previsto na CLT para trabalhadores do setor privado, logo servidores públicos não têm direito a PLR.
Como calcular o PPR sobre o salário? Exemplo 1: Se a empresa aumentar seu faturamento em 20%, cada colaborador receberá um valor equivalente a 10% do lucro líquido como PPR. Exemplo 2: Se a empresa aumentar seu faturamento em 10%, o PPR será de 5% do lucro líquido para os colaboradores.
O pagamento para ativos elegíveis está confirmado para sexta-feira, 09/02/2024. Os desligados elegíveis ao PPR deverão se manifestar por intermédio da área de ADM de Pessoal, via RH Atende (0800 345 0750), entre os dias 1º e 15 de março com a finalidade de atualizar seus dados bancários para que recebam em 31/03/2024.
A porcentagem que as empresas mais costumam oferecer é de 1/12 avos, multiplicado pelos meses trabalhados, onde 1 representa o salário recebido integralmente.
Podemos definir o que é PPR e PPL em uma empresa como instrumentos de remuneração variável que as organizações utilizam para motivar e valorizar seus colaboradores, visando o aumento da produtividade. PPR é a sigla para Programa de Participação nos Resultados. Já PPL significa Programa de Participação nos Lucros.
O PPR está exclusivamente ligado ao desempenho da empresa como um todo, já a PLR está relacionada ao lucro da empresa. Desta forma, o PPR pode ser calculado a partir do aumento de produtividade, da melhoria na qualidade do trabalho, da diminuição de custos, do aumento de vendas, entre outros pontos.
Adicionalmente, o empregador não pode reduzir outros benefícios trabalhistas, como férias e 13º salário, para fazer a adesão do PLR ou PPR, já que ele não é obrigatório como os demais previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
PPR é a sigla para Programa de Participação de Resultados, uma forma de remuneração estratégica caracterizada pela participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa.
Quando cai a segunda parcela do PPR? Seu pagamento será efetuado em duas parcelas, a primeira sendo autorizada até dia 30 de setembro, e a segunda será até dia 1° de março do ano seguinte. O valor é determinado pelo lucro anual do banco e o seu pagamento, onde a data é definida na convenção coletiva de trabalho.
REGRAS E CRITÉRIOS Falta: cada falta injustificada gera uma perda de 50% no valor do PPR. Falta documentada que não abona o dia: sem desconto na primeira e segunda falta; desconto de 22,5% na terceira e na quarta faltas.
Caso ocorra o vencimento e este não se concretize, o trabalhador poderá ajuizar uma ação contra a empresa ou reclamar no sindicato, que poderá ajuizar uma ação coletiva, se outros empregados também tenham sido prejudicados.
Veja o exemplo: Exemplo 1: João recebeu o total de R$9.500,00 de PPR no ano de 2024. Para saber qual o valor do imposto de renda a ser retido, ele vai multiplicar os R$9,5 mil por 7,5% (alíquota da tabela referente a sua faixa).