Toda instituição brasileira de ensino deve desenvolver um Projeto Político-Pedagógico (PPP) segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Também conhecido por Projeto Pedagógico (PP), esse documento é o norteador das práticas pedagógicas e dos resultados educacionais de curto, médio e longo prazo.
Qual a diferença entre proposta pedagógica e projeto político pedagógico?
O Projeto Político-Pedagógico norteia o trabalho educativo proposto pela instituição de ensino como um todo trazendo, no seu marco operacional, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) a qual expressa a forma como as concepções assumidas coletivamente serão efetivadas na prática pedagógica.
O que é um Projeto Político Pedagógico? O Projeto Político Pedagógico (PPP), ou Projeto Pedagógico, é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Porque o PPP e político e pedagógico ao mesmo tempo?
Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa, que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.
Qual a diferença entre proposta pedagógica e regimento escolar?
E qual a relação deste documento com o projeto político-pedagógico (PPP)? Enquanto o regimento fundamenta as bases legais de como a escola funciona, o PPP define as estratégias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Enquanto no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias ao ensino e aprendizagem, o Regimento Escolar apresenta as normas, as “regras” que regem tais ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar.
O PPP serve para garantir o direito do trabalhador junto à previdência social e assegurar as empresas, evitando ações judiciais indevidas. O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é fruto da conscientização acerca da importância do cuidado com a saúde dos trabalhadores.
Em essência, o PP é o instrumento orientador da ação educativa escolar, pois reúne as ideias e as decisões assumidas pela instituição de ensino relacionadas às opções educativas e à organização da escola, definindo e assegurando a identidade da instituição e suas finalidades educativas.
O Que é o Polipropileno? O PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos.
Essa abreviatura pp, acima da assinatura, significa “por procuração”. Ocorre que o advogado não assina a petição em nome do seu cliente, “por procuração”, mas em nome próprio, como parte do exercício da sua capacidade postulatória.
O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 12, 13 e 14, atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos.
Quais são as cinco partes do projeto político pedagógico?
Quais sãos as partes que o compõe? Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).
Realizar a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ação essencial para se preparar para o início do ano letivo, pois permite o planejamento das atividades escolares e a orientação do trabalho de toda a equipe, principalmente para garantir a conformidade com os novos currículos da Base Nacional Comum ...
Normalmente quem está envolvido nesse processo é o coordenador pedagógico. Ele ajuda na coordenação das reuniões que listarão os principais pontos que devem estar presentes no PPP. Ele deve ajudar para que o documento seja elaborado de forma colaborativa, dando voz a todos os envolvidos.
O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP. Eles mostram as condições ambientais em que o trabalhador estava exposto e são válidos para o pedido de aposentadoria no INSS.
O Tribunal de Contas da União (TCU) promove consulta pública para a consolidação do referencial técnico sobre fiscalizações de concessões e Parceria Público-Privadas (PPP) em infraestrutura.
Embora a empresa forneça o PPP, não é qualquer profissional que pode preencher esse documento. Dessa maneira, o encarregado dessa tarefa é um engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Essa informação pode ser encontrada no LTCAT. Ademais, para preencher o PPP, basta seguir o modelo que está no site do INSS.
A responsabilidade pela emissão do PPP é: Da empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperados filiados; Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, no caso dos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA; e.
O PPP serve como um direcionamento para a equipe de gestão escolar, mostrando o contexto sociocultural da escola, as ações previstas para os próximos anos, os desafios e os caminhos a serem percorridos para superá-los. Ele precisa ser elaborado por todas as instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas.
O planejamento do plano de ensino é de responsabilidade do(s) docente(s) do respectivo componente curricular e deve ser apresentado e discutido com os discentes ao iniciarem os trabalhos de cada componente curricular, para comprometimento de ambos, docentes e discentes, na execução dos trabalhos.
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação, respeitando os ditames ...