Qual o melhor Reclame AQUI ou consumidor gov?
No Reclame Aqui, o prazo é de 30 dias. Por outro lado, por ser uma plataforma ligada diretamente ao governo, o índice de reclamações resolvidas costuma ser bem maior, e ocorre em um prazo de tempo menor do que o Reclame Aqui.Qual a finalidade do consumidor gov?
A intenção é ampliar o acesso dos consumidores à busca de solução de conflitos de consumo não resolvidos pelos canais de atendimento das empresas.Qual a diferença entre Procon e Defesa do Consumidor?
O Procon é um órgão público de defesa do consumidor que, entre outras funções, recebe reclamações para mediar soluções de conflitos entre consumidor, empresas e prestadores de serviços de forma extrajudicial.Quem pode usar o consumidor gov?
Sobre o serviçoA participação de empresas no Consumidor.gov.br só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.
PROCON Como é o Processo de Reclamação e quais penalidades que o Procon pode aplicar
O que acontece se a empresa não responder ao consumidor gov?
A empresa tem prazo máximo de 10(dez) dias para postar a resposta final ao consumidor. Caso não o faça, utilizando o botão Responder Reclamação, a reclamação será classificada como não respondida, iniciando-se o prazo de avaliação do consumidor.Pode pedir dano moral no consumidor gov?
Você tem direito ao ressarcimento monetário do valor pago injustamente (indenização por danos materiais) e a reparação moral (indenização por danos morais) que dependerá de arbitramento do juiz.Quais casos o Procon resolve?
Entre as principais funções do Procon estão a fiscalização do mercado, a orientação e educação dos consumidores, a aplicação de sanções em caso de infrações cometidas pelos fornecedores e a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores.O que se resolve no Procon?
O Procon recebe as reclamações dos consumidores e realiza processos administrativos para apurar e punir más práticas dos fornecedores. Nesse sentido, o Procon-SP responde às consultas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.O que o Procon trata?
Tem como missão principal, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores e, por objetivo, elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.Como fazer uma reclamação no consumidor gov?
Como reclamar no Consumidor.gov.br
- Visite o site Consumidor.gov.br ou baixe a versão Android;
- Verifique se a empresa contra a qual deseja reclamar está cadastrada no sistema;
- Registre sua reclamação no site (manifestação da empresa em até 10 dias);
Qual é o melhor site para reclamações?
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.Como faço para abrir um processo no Procon?
O consumidor poderá registrar a denúncia no link https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/commonUser função Nova Denúncia. Vale acrescentar que a Lei 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual nº.Quais são os 7 direitos de um consumidor?
Direitos Fundamentais do Consumidor
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.
Qual a diferença do Procon e Reclame AQUI?
Diferença entre Reclame Aqui, Procon e consumidor.govComo mencionado, o Reclame Aqui possui origem privada, na holding Óbvio Brasil. Já o Procon e o consumidor.gov são plataformas oficiais estabelecidas pelos governos de modo geral.