Qual a diferença entre público-alvo e buyer persona?
A diferença entre persona e público-alvo está no nível de detalhes da pesquisa feita para identificar o cliente ideal. Enquanto dentro de um público-alvo existem inúmeros perfis de consumidores, a persona representa, por meio de um personagem semi fictício, um perfil que reúne as características do cliente ideal.
Enquanto público-alvo levanta informações mais gerais sobre os clientes e possíveis clientes da empresa, a persona oferece um detalhamento e um aprofundamento muito mais específicos. Então, torna-se muito mais fácil para as equipes de marketing e vendas identificar a melhor abordagem para cada campanha.
A verdade é que, de forma resumida, a Brand Persona é a representação personificada dos valores de uma empresa. Ela define a forma como a marca se posiciona e se comunica no mercado. Já a Buyer Persona é a representação fictícia dos clientes ideais da sua marca.
Buyer persona é a junção de todas as características do seu público-alvo em um personagem fictício, que tem como missão humanizar suas pesquisas de mercado, dados do CRM, das redes sociais e de outras plataformas, reunindo-as em um ser único que, se fosse verdadeiro, seria a expressão do melhor cliente que a sua ...
Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo.
O público-alvo é formado por pessoas com características em comum, que compartilham o mesmo interesse em potencial pelos produtos ou serviços que uma empresa oferece. Pode-se traçar estratégias focadas neste grupo. Diferentemente do público-alvo, que é amplo, as buyer personas são mais específicas.
Diferente da buyer persona, que traça um perfil da pessoa por trás do cliente, o ICP é o cliente que você busca, baseado em informações que tem mais a ver com a relação deste cliente com seu negócio ou com o tipo de soluções que você oferece. Você busca poucos clientes que comprem muito, ou muitos que comprem pouco?
Como caçadores do melhor negócio para sua organização, um comprador busca produtos e serviços da mais alta qualidade, com o menor custo possível para a empresa.
É a “pessoa” criada por você que retrata, de forma realista e clara, quem é o seu cliente ideal. Inclusive com gostos, preferências e formas de agir. É comum que uma mesma empresa tenha mais de uma buyer persona. Principalmente se mais pessoas estão envolvidas no processo de compra.
Público-alvo diz respeito a um grupo específico de pessoas, ou empresas, com maiores chances de se interessar pelo produto e/ou serviço que você tem a oferecer. É considerado por muitos como a representação social, demográfica e econômica de quem tem grandes chances de se tornar seu cliente.
Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base do Marketing Digital.
O público-alvo é definido pela necessidade de consumo que envolve o produto ou serviço em questão. Veja dois exemplos: Uma loja que vende brinquedos interessa aos mais variados perfis de consumidores, sejam mulheres, homens ou adolescentes, de todas as localidades e com faixas de rendas diversas.
Mas, afinal, o que é um lead? Ele é um potencial consumidor do seu produto em forma de contato. É a persona que demonstrou um interesse real em saber mais sobre a empresa e sobre o produto em si, deixando algumas informações como nome e e-mail para tal.
A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.
Buyer personas são representações fictícias do “cliente ideal” para o seu negócio. A criação destes personagens deve considerar fatores que vão além dos dados demográficos, incluindo questões mais relacionadas às necessidades, objetivos e comportamentos em geral dos seus clientes reais.
As melhores buyer personas são detalhadas. Além de gênero, idade, ocupação, as personas devem ter nomes, local onde residem e hábitos. Elas também devem ilustrar as preocupações, as dificuldades e os objetivos delas.
Qual é a diferença entre buyer persona e brand persona?
Enquanto a buyer persona fala do cliente, a brand persona tem como base a marca. A cara do seu negócio. É com a criação da buyer persona que você consegue criar formas únicas de comunicação, fazendo com que seu público se identifique com o que você diz e com a forma como você diz.
Qual é a importância da criação de buyer personas para uma empresa?
As Buyer Personas podem ajudar a entender melhor o seu cliente. Isso irá tornar mais fácil a criação do seu conteúdo, a criação da sua mensagem ou projetar produtos ou serviços futuros de acordo com as suas necessidades.
Qual é a relação entre o propósito e as buyer personas da empresa?
O propósito da empresa é criado pela combinação das buyer personas em uma única persona para toda a empresa. O propósito da empresa descreve a cultura que os colaboradores vivenciam, ao passo que as buyer personas descrevem as responsabilidades da empresa perante os clientes.
A definição do público-alvo é resultado do processo de segmentação de mercado, que identifica esses grupos de consumidores com características afins. Então, a empresa deve identificar em qual segmento deve mirar, de maneira que consiga atender às suas necessidades e desejos.
Definir o público-alvo é fundamental para mapear e direcionar as melhores estratégias, campanhas e ações de marketing. Com isso, você atinge a pessoa certa, na hora certa, impactando o público que realmente fará a diferença para o seu negócio.