A onça-pintada é o maior felino do hemisfério ocidental e pode dominar presas maiores do que as do puma. O puma, por sua vez, apresenta uma distribuição geográfica mais ampla do que a onça-pintada, estendendo-se desde o Alasca e Norte do Canadá até a ponta mais meridional da América do Sul.
As onças-pardas, também chamadas de puma concolor, diferem das onças-pintadas pelo urro, de acordo com a AMDA (Associação Mineira de Defesa do Ambiente). Enquanto as pintadas emitem um urro forte, as pardas apresentam uma espécie de “miado”, diz a Associação.
No Brasil, as onças-pardas das antes consideradas subespécies Puma concolor capricornensis e Puma concolor greeni são consideradas Vulneráveis pela lista do ICMBio. Já para a IUCN, a espécie como um todo, é considerada como Pouco Preocupante devido à sua ampla distribuição geográfica, não obstante a queda populacional.
garra, o leopardo tem garras maiores. ponto para o leopardo. cardápio de presas, os pumas se alimentam de ovelhas, servos, gados e dentre outros. e os leopardos se alimentam de javalis anti Lopes, babuínos, gazelas e de impalas.
Como todo superpredador, a onça-parda se alimenta de mesopredadores como o quati (Nasua nasua), mão-pelada (Procyon cancrivoros) e Lobo-guará(Canis jubatus), apesar de a onça-pintada ser o principal predador desses animais.
Qual é o felino que tem a mordida mais forte do mundo?
A onça não só é um dos maiores felinos como também tem a mordida mais forte entre eles. Segundo a Onçafari, proporcionalmente ao seu tamanho, a mordida da onça é a mais potente na comparação com as demais espécies.
No Pantanal, um macho pode atingir até 150 kg, o dobro do que machos de outros biomas podem chegar. O Pantanal é a casa das maiores onças-pintadas do mundo. No bioma, que ocupa parte de Mato Grosso do Sul, uma onça-pintada macho pode atingir 150 kg, enquanto a fêmea pode chegar a 110 kg.
A onça-parda, Puma concolor, possui distribuição ampla no Brasil, ocorrendo em todos os biomas. O tamanho populacional efetivo foi calculado em cerca de 4.000 indivíduos, e em três gerações, ou 21 anos, estima-se que poderá ocorrer um declínio de mais de 10% da subpopulação nacional.
Raros exemplares de jaguarundi cinza (Puma yagouaroundi), uma espécie de Puma, foram avistados pela primeira vez no interior de Pernambuco, em Santa Cruz do Capibaribe.
A onça-pintada é um superpredador, o que significa que está no topo da cadeia alimentar, e praticamente, seu maior predador é o ser humano. Entretanto, filhotes podem ser mortos por outras onças, jacarés e grandes cobras da família Boidae.
O maior ligre que já existiu, reconhecido como o maior felino do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, foi Hércules, com 408kg e apenas três anos de idade. O ligre não existe na natureza, pois os tigres vivem nas florestas asiáticas e leões na savana africana.
Segundo a Ong Pró-Carnívoros, a onça-pintada, também conhecida como jaguar, possui a mordida mais poderosa entre os felinos e uma maneira única de caçar.
Não se deixe enganar pelos olhos grandes e aparentemente meigos, o gato-bravo-de-patas-negras, como o nome já indica, é uma fera. A espécie, típica de regiões da África, pesa até 2,5 quilos quando adulta, e tem a fama de ser “o felino mais mortal do mundo”, devido à sua habilidade como caçadora.
O tigre tem a força e o tamanho maiores como vantagem, mas o leão é mais agressivo e mais hábil. Através de um modelo computadorizado, o documentário afirma que a juba salvaria o leão de um ataque mortal na coluna e o rei das selvas venceria a disputa.
Apesar de a onça pintada ser mais perigosa, a onça parda possui o ataque mais furtivo e ataca pela a frente, enquanto a onça pintada ataca pela parte de atrás do pescoço".
Um puma, espécie de felino também conhecida como leão-baio, que pode chegar a 2 metros de comprimento e 100 kg de peso, foi avistado na madrugada desta sexta-feira (21) na região do cânion de Itaimbezinho, em Cambará do Sul, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Mas, apesar de muito sanguinário, o puma pode ser domesticado. Em algumas fazendas argentinas, há pumas que desempenham a função de cão pastor, convivendo sem nenhuma hostilidade com os carneiros.
Por ser um animal silvestre e de espécie ameaçada de extinção, o puma só poderia ser mantido com autorização do Ibama. O responsável pelo cativeiro do animal foi autuado em R$ 5.000,00.
Devido o peso do Puma que iria converterem força, ele pode abater animais bem maiores como alces. Ponto para o Puma. No combate, o leopardo teria que dar. uma mordida no pescoço do Puma e segurá lo, mas o Puma sendo maior e mais pesado, ele iria se soltar da mordida do leopardo.
a onça tendo garras maiores. ela também poderia dar patadas. na parte onde a juba do leão não protege. a onça venceria se fosse do mesmo tamanho do tigre.
Se afaste para trás e jamais dê as costas. ⚠️ O mais importante é manter a calma. É muito provável que, ao se deparar com você, o animal saia correndo. E jamais se aproxime desse animal ou de filhotes que pareçam estar sozinhos.