A principal diferença entre os dois modelos se dá pela diferença de temperatura de armazenamento dos produtos ,onde a Câmara Fria de Resfriados mantém seus produtos de 0°C a + 18°C e a Câmara Fria de Congelados mantém a temperatura interna em temperaturas inferiores a 0°C.
Qual a diferença entre carne congelada e resfriada?
O controle de temperatura é o método mais utilizado para conservar a carne, podendo ser dividido em dois tipos de controle: resfriamento e congelamento. A carne resfriada possui uma durabilidade de 120 dias e a congelada, de dois anos.
Qual a diferença entre congelamento e resfriamento?
A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.
A carne resfriada é considerada fresca por conta do processo mais rápido até o consumo. Após o abate do animal, são realizados os processos de resfriamento, quarteio (cortes de carcaça) e desossa. Em seguida a carne é embalada e já está pronta para a expedição.
Congelar e descongelar faz com que a carne perca líquidos e isso significa que pode alterar a suculência e sabor, além da possibilidade de alterar as características do produto.
Frangos resfriados são mantidos em temperaturas mais baixas e devem ser consumidos em, no máximo, 72 horas. Já o frango congelado tem um prazo de validade prolongado e preserva, com mais qualidade, as características da carne, justamente por passar pelo processo de congelamento industrial.
“Isso quer dizer que o animal era muito magro ou que não era bem tratado”, explica o chef. O ideal é buscar a peça com a gordura mais firme e inteira, sinais de uma carne para churrasco de maior qualidade.
Quanto tempo a carne resfriada pode ficar na geladeira?
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.
A carne está isolada, em um ambiente sem oxigênio e não realiza nenhuma troca com o meio externo, evitando também que microrganismos sobrevivam ao vácuo. Dessa forma, suas propriedades são mantidas. Uma carne congelada a vácuo tem uma validade que passaria de 2 anos.
A carne resfriada embalada a vácuo deve ser conservada sob temperatura de refrigeração (2 a 7°C) e, uma vez aberta, ela deve, preferencialmente, ser consumida de uma única vez.
O congelamento conserva os alimentos em até 6 meses, enquanto a refrigeração conserva em até algumas semanas dependendo do tipo de alimento. Uma diferença bastante notável entre refrigeração e congelamento, já que este último possui um tempo de conservação bem mais longo.
O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira.
O que gela mais rápido freezer ou refrigerador? Essa resposta é fácil: o freezer alcança temperaturas bem menores do que um refrigerador. Ele consegue atingir uma média de temperatura que varia entre -14°C a – 25°C.
A principal diferença entre os dois modelos se dá pela diferença de temperatura de armazenamento dos produtos ,onde a Câmara Fria de Resfriados mantém seus produtos de 0°C a + 18°C e a Câmara Fria de Congelados mantém a temperatura interna em temperaturas inferiores a 0°C.
Para refrigeração de carcaças, as câmaras frigoríficas devem ser mantidas em temperaturas compreendidas entre -4 a 0ºC. A temperatura ambiente não deve exceder a 3ºC. Para refrigerar carcaças bovinas de grande tamanho, é conveniente utilizar a antecâmara (pré-resfriamento).
Procure não recongelar nenhum tipo de alimento, para não perder o sabor e as qualidades nutricionais. O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido.
Outro fator que o consumidor de primeira viagem pode estranhar é o cheiro forte logo que o saco é aberto. A causa disso é a maturação da carne sem oxigênio e o agente são as próprias enzimas. O resultado? Um carne mais saborosa e macia!
Carnes frescas e cruas, como a bonina e suíça, podem ficar no congelador por até 12 meses, dependendo do corpo. O mesmo vale para as aves e peixes. Já a carne moída e o hambúrguer duram cerca de 3 meses no congelador. Em todos os casos, o aconselhável é congelar a carne logo após a compra.
/ Eu posso congelar os produtos embalados a vácuo? Para garantir o sabor de carne natural, não é recomendado o congelamento dos cortes, basta consultar a etiqueta nutricional e manter resfriado na geladeira durante o prazo de validade(desde que tenha uma cadeia de frio boa).
Mas é bem importante considerar o prazo correto e, por este motivo, colocar etiquetas nas embalagens para evitar confusão com a data de congelamento (no caso da carne cozida). Desta forma, a carne crua congelada dura um período de 4 a 12 meses e a carne cozida congelada deve ser consumida dentro de 2 a 6 meses.
Chegando com as compras em casa, é comum deixar uma carne fresca para preparar as refeições do dia e do próximo. Portanto lembre-se de que a carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 3 dias, ou seja, 72 horas após a compra.
E o mais importante, a carne resfriada deve sempre ficar no refrigerador, e a congelada no congelador, como os próprios nomes sugerem. “O descongelamento deve ser feito de forma lenta e em ambiente refrigerado, ou seja, dentro da geladeira, sem adicionar água ou abrir a embalagem”.
Quando estiver escolhendo carnes resfriadas, procure uma etiqueta baixa temperatura. A etiqueta deve indicar a temperatura a que a carne foi resfriada, bem como a data em que foi embalada. Você também deve prestar atenção ao aspecto da carne.