“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.
O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.
O rosário possui quatro terços, portanto são 200 Ave-Marias. A oração do Rosário é muito difundida na Igreja Católica. Foi São Domingos Gusmão que a apresentou ao mundo, após um pedido de Nossa Senhora do Rosário.
A palavra Rosário quer dizer “coroa de rosas”. E o seu significado, na fé, é ainda mais belo que uma flor. Cada Ave Maria rezada, a simbologia católica explica que é uma rosa oferecida à Nossa Senhora. Portanto, com a oração do Rosário, Maria é coroada com rosas, como a rainha do céu e da terra.
A primeira Coroa compreende os mistérios gozosos (segundas-feiras e sábados), a segunda os luminosos (quintas-feiras), a terceira os dolorosos (terças e sextas-feiras) e a quarta os gloriosos (quartas-feiras e domingos).
Rosário - Qual a diferença entre o terço e o rosário?
Qual a diferença do terço e do Rosário?
O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas de Terço.
A oração do Rosário Completo consiste em rezar em um único dia os 4 diferentes terços, que são: mistérios gozosos, mistérios luminosos, mistérios dolorosos e mistérios gloriosos. Não é obrigatório que se rezem os 4 seguidos, podendo rezar cada um dos 4 terços em horários diferentes do dia.
Rezamos o Pai-Nosso, que Jesus nos ensinou. Nas Ave-Marias, nós o proclamamos “Bentito” e pedimos à sua Mãe que rogue por nós. Além disso, todos os mistérios estão relacionados à sua vida.
A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica. Foi criada em 1214 por São Domingos de Gusmão como uma forma catequética de ensinar aos fiéis os momentos principais da vida de Jesus.
Contas Maiores: São as "bolinhas" maiores do Terço, onde normalmente rezaremos o Pai Nosso. Contas Menores: São as "bolinhas" menores, onde rezaremos Ave Maria. Medalha: Está no centro do Terço, onde rezaremos a oração Salve Rainha.
Eu aconselho a você dividir o Rosário em três partes e rezar cada Terço com seus mistérios em partes separadas do dia. Trata-se de uma maneira bem melhor do que rezar as quinze dezenas todas de uma vez. Se você não tem tempo para rezar um Terço de uma só vez, reze-o pausadamente, uma dezena aqui outra lá.
Rezar o Terço completo, passo a passo, demora normalmente cerca de 15 a 25 minutos, mas lembre-se que pode sempre rezar apenas uma dezena (um Pai-Nosso, 10 Avé-Marias, um Glória ao Pai) se for esse o tempo de que dispõe.
Segunda e sábado: quando oramos os mistérios gozosos; Terças e sextas: quando oramos os mistérios dolorosos; Quartas e domingos: quando oramos os mistérios gloriosos; Quinta: quando oramos o ministério da luz.
Passados alguns anos, Nossa Senhora volta a aparecer ao beato Alano de Rupe, também da Ordem de São Domingos (Dominicanos), para pedir-lhe que retome o entusiasmo pela reza do Santo Terço. Alano então criou as agrupações de 50 Ave-Marias e acrescentou o Pai-Nosso no início de cada dezena.
Domingo e quarta-feira: Mistérios da Glória (ou gloriosos) Segunda-feira e sábado: Mistérios da Alegria (ou gozosos) Terça-feira e sexta-feira: Mistérios da Dor (ou dolorosos)
Alguns protestantes dizem que a Ave-Maria não está na Bíblia, e rezá-la seria idolatria. Outros vão além, dizendo que a oração do Terço é condenada por Jesus, que proibiu orações repetitivas.
Uma pessoa assim acaba por não gostar do terço, mas também de todas as outras formas de oração pessoal. Isso terá como consequência uma gradativa aversão à Missa, à confissão e outras formas de piedade cristã, como uma bola de neve que vai aumentando sempre mais. “Vigiai, pois, em todo tempo e orai” (Lc 21,36a).
“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.