O roxo é uma cor percebida e está entre magenta ou preto. Violeta: É uma cor verdadeira que existe no espectro eletromagnético. A cor violeta aparece na lista do arco-íris, enquanto o roxo não.
Roxo é um nome genérico utilizado para indicar qualquer tonalidade existente entre o vermelho e o azul, como, por exemplo, o lilás e o púrpura. O violeta, ao contrário do que se pensa, é uma cor própria, mas o senso comum o associa ao roxo. O nome roxo vem do latim russeus, que significa vermelho escuro .
No sistema de cores aditivo (abordagem física), o violeta é uma cor terciária obtida pela mistura de azul e magenta, que é ele próprio de uma mistura azul e vermelha. Então, se você passar uma luz branca por um prisma, o espectro a tornará violeta por último.
O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil. E se você misturar mais vermelho que azul, vai obter a cor púrpura ou magenta.
O violeta ou lilás é uma cor constituída pelos menores comprimentos de onda da luz visível, entre 455 e 390 nanômetros. Acima da frequência do violeta (comprimentos de onda menores do que 390 nm até 15 nm) a luz passa a não ser mais visível, denominando-se ultravioleta.
Em outras palavras, lavanda é um tom pálido de roxo. Roxo era a cor da realeza, mas lavanda ultrapassa esse tipo de imponência. Também simboliza sofisticação.
Segundo a definição das cores, roxo é uma cor secundária e resultado da mistura do vermelho com o azul. Por conta disso, existem variações do roxo, como é o caso do lilás, do anil e do violeta. Entretanto, se a mistura envolver mais o vermelho, as tonalidades serão magenta e púrpura.
O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.
Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja. Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares.
Na teoria das cores, a cor púrpura é definida como qualquer cor não-espectral entre violeta e vermelho. Na pintura, a púrpura é a cor entre magenta e violeta, com todas as suas matizes e tons.
Para criar a cor violeta, é necessário um equilíbrio delicado e artístico entre azul e vermelho. Comece misturando estas duas cores primárias em partes iguais, ajustando gradualmente até atingir o tom desejado.
Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.
É até difícil explicar porque a gente gosta de uma cor não é mesmo? O lavanda é bem suave e delicado, o lilás feminino, o violeta vivo e alegre, o roxo é forte e intenso! As quatro cores harmonizadas dão um show aos olhos!
Por ser uma cor forte e com bastante “personalidade”, o ideal é não usar o roxo com outras cores muito vibrantes e marcantes. Como exemplo de tons que combinam com roxo, podemos citar o pretinho básico, o vermelho, o rosa, o azul, o bege (ou nude), o branco, o marrom, o vinho e até mesmo algumas tonalidades de verde.
Em um círculo cromático de cores tradicionais, o Violeta Veludo fica entre o vermelho-roxo e o azul-violeta. Com uma tonalidade mais escura de roxo, Velvet Violet também contém uma pequena quantidade de preto, dando-lhe uma personalidade ligeiramente mais forte e mais profunda do que os outros tons de roxos.
Como já dissemos, os tons de violeta combinam com azul e vermelho, por exemplo, então você pode utilizar peças dessa cor e complementar o look com uma bela sandália ou sapatilha no tom do ano.
Opte por tons mais suaves e neutros de roxo, como lavanda, lilás ou malva. Esses tons são mais fáceis de combinar e tendem a parecer mais elegantes. O roxo combina bem com cores neutras como branco, cinza, preto e creme.
A cor lavanda, muito conhecida como lilás, pertence aos tons roxos, recebendo esse nome por conta da flor lavanda, muito conhecida pelo seu aroma relaxante. E o significado da cor não é muito diferente do aroma da flor, a cor significa paz, leveza e espiritualidade.