O samba nasceu como Semba, em Angola, mas seu primeiro registro oficial foi em 1916, com a primeira gravação de “Pelo telefone” de Donga. De lá para cá, passou pela fase de ouro da música brasileira, pela Bossa Nova, até chegar à grande síntese cultural representada pelos enredos das escolas de samba.
Semba é um género de música e de dança tradicional de Angola que se tornou muito popular nos anos 50. A palavra semba significa “umbigada” em kimbundo. Numa tradução livre, a palavra Semba representa "um toque das barrigas" - um dos movimentos mais reconhecíveis e divertidos neste estilo de dança.
É possível distinguir diversas variantes do samba: samba-enredo; samba de morro; samba-choro; samba-canção; samba carnavalesco e samba de partido alto; samba-exaltação; samba de breque; e samba de gafieira. Além disso, o samba influenciou também outros gêneros, como a bossa nova e o pagode.
Semba: é uma dança de salão angolana urbana. Dançada a pares, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente largos, onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito a nível de improvisação. O Semba caracteriza-se como uma dança de passadas.
Historia do Semba X Samba - Ritmo do Brasil e Angola
Tem samba na Angola?
Os angolanos são amantes do carnaval e a festa se assemelha muito à brasileira, pois o costume também foi introduzido pelos europeus. Mas em Angola não há frevo nem samba, o carnaval é marcado por danças típicas de cada região.
A palavra samba procede da expressão africana semba – que quer dizer umbigada – empregada para designar dança de roda. Diferentemente de algumas danças de umbigada que tinham caráter religioso – como o jongo, por exemplo – o momento da roda de samba era profano.
O kuduro é dança, música e estilo de vida da juventude angolana e representa importante movimento cultural urbano que mostra ao mundo um país contemporâneo que, apesar dos problemas sociais, cresce e se moderniza.
Os historiadores consideram que o primeiro samba que surgiu foi a canção Pelo telefone, fruto dos encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida. Essa canção foi a primeira a ser gravada e não tem um autor específico — os historiadores entendem que sua criação foi coletiva. Foi lançada em 1916.
O samba é um gênero musical com origem na cultura africana presente em nosso país. A primeira ligação sobre as origens do samba está relacionada com rodas de dança realizadas pelos escravos africanos no Brasil. Entre as danças praticadas estão o lundu, o coco, o fandango, entre outras.
Ele é tradicionalmente relacionado com o Carnaval brasileiro, sobretudo com os desfiles das escolas de samba, que acontecem, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro. A popularização do samba aconteceu a partir da década de 1930 e, antes disso, como veremos, o gênero era visto com muito preconceito pela sociedade.
A kizomba, dança a dois originada na década de 1980 em Angola, mais especificamente nos guetos de Luanda, chegou no Brasil por volta de 2010, sendo incluída nos bailes de zouk, ritmo das Antilhas. Isso porque a kizomba enquanto música já era dançada nos bailes, mas entendida como ghetto zouk.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Sabacc é um demônio com poderes semelhantes aos do Shazam, porém com a capacidade de soltar fogo. Ele se transforma em sua forma demoníaca ao falar a palavra “Sabbac”, um acrônimo para Satan, Aym, Belial, Belzebu, Asmodeus e Crateis. Atualização.
Semba: é uma dança de salão angolana urbana. Dançada a pares, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente largos, onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito a nível de improvisação.
A guedra é um estilo de dança tradicional do deserto do Saara, mais popular em países como a Mauritânia, Marrocos e o Egito. Popularmente conhecida como ritual das mulheres de azul, “Guedra” significa: “aquela que faz ritual”.
Schikatt. A dança Schikatt tem origem marroquina, e suas influências orientais e árabes são demonstradas nas performances dos dançarinos. As mulheres usam véus coloridos que conseguem se encaixar aos movimentos corporais.
Um dos gêneros mais populares é o Raï, música folclórica argelina cantada por homens e também muito famosa em Marrocos. Já na África Subsaariana, a música tradicional tem uma profunda ligação com a natureza, a vida e a religião.
A palavra "pantsula" vem do zulu e significa "gingar como um pato". Isso porque a dança acontece praticamente no chão, sem muitos movimentos aéreos. O estilo apresenta traços de jive, gumboot, dança africana tribal e gestos cotidianos, como rolagem de dados, mas suas primeiras influências vieram do sapateado.
O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas.
Bossa nova, pagode, samba-canção, samba-choro, samba-jazz, samba de breque, samba de enredo, samba de exaltação, samba de partido-alto, samba de terreiro, sambalanço, entre outros.
Segundo conta a Agência Brasil, o primeiro samba a ser registrado e gravado foi “Pelo Telefone”, em 27 de novembro de 1916 – de autoria de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga.