SENPAI é um estudante sênior (designado pelo SENSEI) que se torna responsável por um ou mais KOHAI (estudantes) para ensinar-los informações básicas sobre o Ryû (流) ou escola.
Senpai se refere a alguém que está acima na hierarquia e vale para a escola, trabalho, clube esportivo ou organização. Eles devem atuar como mentores dos kōhai e assumir a responsabilidade por eles. No entanto, o grau do relacionamento senpai-kōhai muda de acordo com o ambiente no qual ocorre esta interação.
Além disso, SENSEI é usado para políticos e escritores, entre outros. Vale lembrar que SENSEI não é usado apenas como um título de honra, mas também se usa SENSEI quando chamamos uma pessoa, sabendo que ela é SENSEI, mas sem se lembrar de seu nome. Em tal situação podemos dizer algo como “SENSEI, SUMIMASEN”.
Senpai (先輩) é o sufixo para tratar colegas mais velhos ou figuras mentoras sem distinção de sexo. Sua tradução mais próxima ao português seria algo como “veterano" ou "mentor" (dependendo do contexto).
A palavra “Sensei” (先生) é amplamente utilizada no Japão para referir-se a mestres, professores ou instrutores. Literalmente, “sensei” significa “nascido antes”, indicando uma pessoa que possui mais experiência e conhecimento em determinada área.
Senpai (先辈) e kōhai (後輩) são formas de tratamento baseadas no status, decididos com base na idade, importância/cargo ou tempo ao qual o indivíduo pertence a uma organização.
De modo geral, é um sufixo de tratamento mais formal e respeitoso que o "san". Um outro sufixo de tratamento que você já deve ter ouvido por ai é o "senpai". Esse sufixo está associado a uma hierarquia temporal. Assim, senpai é aquele que chegou antes de você.
"Senpai" também é utilizado como uma forma respeitosa de se referir a colegas de trabalho mais experientes do que você. "Sensei" é um sufixo de tratamento utilizado ao referir-se ao seu professor ou mestre (no sentido de mestre e discípulo).
O Sensei ergue-se, dando indicação ao Senpai, que depois de se levantar, por sua vez pede aos alunos para se colocarem de pé (Tate Kudassai), por ordem decrescente de graduação (o Kohai ergue-se no final). Por fim, todos se cumprimentam entre si (Otaiga ni Rei).
Quando se chama alguém pelo seu nome em japonês, acrescenta-se o título honorífico SAN depois do nome. Quando se fala com meninas, pode-se acrescentar CHAN depois do nome. Já com meninos, acrescenta-se KUN depois do nome.
Chan. Usado para crianças e meninas como forma de tratamento íntima e informal. É como um diminutivo carinhoso, e por isso também é utilizado entre um casal de namorados, amigas próximas ou até mesmo com animais pequenos, como cães e gatos.
O que exatamente significa Waifu? Uma breve busca no site Urban Dictionary indica que Waifu é uma palavra usada por fãs de animes, desenhos animados ocidentais e videogames para se referir a uma personagem feminina por quem essas pessoas têm uma forma de atração sexual e que gostariam que fosse sua esposa.
Todo mundo começa como kouhai e, com o passar do tempo, permanecendo na atividade e adquirindo experiência, pode passar a ser senpai: é quando receberá mais privilégios, mas também mais responsabilidades!
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.
Em primeiro lugar, como você realmente diz ''olá'' e ''oi'' em japonês? Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.
-kun: Informal. Usado para falar com o nome de meninos e homens como expressão de carinho (Exceção: usado com nome de meninas e mulheres por pessoas hierarquicamente acima. Como chefes, veteranos e veteranas).
O sufixo sama confere um sentido de nobreza e superioridade, utilizado para se referir às pessoas que possuem uma altíssima importância ou posição no Japão, como é o caso dos deuses ou imperadores. Sama é o tratamento honorífico mais elevado que existe no sistema hierárquico japonês.
San (さん) é um sufixo honorífico japonês usado após o nome de uma pessoa, seja homem ou mulher, para mostrar respeito. Diferente de títulos ocidentais como “Sr.” ou “Sra.”, san é mais versátil e pode ser usado em quase todas as situações.
Livreiro”. Um estrangeiro pode ser chamado de gaijin-san. Kun – Kun (君) é informal e usado principalmente para homens, como meninos ou juniores no trabalho. É usado por superiores a inferiores, por homens da mesma idade e status entre si, e para se dirigir a crianças do sexo masculino.