Habilidades Afetadas: O TPAC afeta principalmente a compreensão auditiva, a fala e a linguagem, enquanto o TDAH afeta a atenção, o controle de impulsos e a organização. Tratamento: O tratamento para TPAC geralmente envolve terapia auditiva e estratégias para melhorar a compreensão verbal.
Isto é, o indivíduo não consegue analisar e/ou interpretar o que ouve em situações de vida diária, de aprendizagem e durante a aquisição de linguagem. O TPAC pode ocorrer juntamente com outras alterações tais como o Transtorno de Aprendizagem, Transtorno Específico de Linguagem (DEL) e TDAH.
No TDAH a falta de atenção e agitação está associada a situações de frustração (como na escola, por exemplo). Já crianças com DPAC apresentam falta de atenção generalizada.
A pessoa com TPAC pode apresentar dificuldades como: Dificuldade na compreensão da fala, apesar de ter audição normal. Não conseguir discriminar entre dois ou mais sons. Dificuldade em acompanhar a conversação em ambientes ruidosos.
Pelo fato do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) não ser considerada uma deficiência para a lei brasileira, não está entre as condições contempladas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, o que impede que as garantias legais estabelecidas se estendam aos portadores de TDAH.
Como vimos, o distúrbio no processamento auditivo do cérebro é diferente de um caso de perda auditiva. Por esse motivo, ele não será detectado num exame de audiometria, por exemplo. Para diagnosticar o TPAC, o procedimento mais comum é a Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC).
Como é o tratamento? O TPAC é perfeitamente tratável por meio da (re) habilitação das habilidades auditivas que foram identificadas como alteradas. O tratamento envolve tanto a treinamento auditivo convencional quanto o treinamento auditivo em cabine (TAF).
Inicialmente é necessário ter uma avaliação com Otorrinolaringologista para se descartar qualquer Alteração de Audição. Quanto ao PAC , seu filho deve fazer uma avalição do PAC onde uma Fonoaudióloga Especialista realizará os testes em Cabine Acústica e dará uma laudo do caso.
Muitos pesquisadores consideram o TPAC como uma entidade diagnóstica, identificada no CID 10 como doenças da orelha (H93. 25), o que confirma a natureza fisiológica (adquirida ou congênita) desse distúrbio.
O que causa Transtorno do Processamento Auditivo Central?
Se o cérebro for incapaz de processar corretamente o que foi dito ou se houver algum pro- blema na transmissão do som, a mensagem é perdida ou, então, mal entendida, ocorrendo o Transtorno do Processamento Auditivo.
O PAC alterado ou a desordem do Processamento Auditivo Central não significa falta de audição ou problemas nela e sim uma determinada dificuldade em processar e interpretar o estímulo auditivo que foi detectado pelo ouvido.
Saliento que o DPAC pode estar relacionado ao TEA como outras comorbidades, mas podemos ter o DPAC sem a presença do diagnóstico de TEA, para realizar a avaliação precisamos levar em conta o grau de comprometimento do TEA, pois a avaliação necessita de certo grau de linguagem expressiva e receptiva, atenção e cognição ...
Os testes aplicados envolveram habilidades de fechamento auditivo, figura-fundo para sons lingüísticos e ordenação temporal. RESULTADOS: os indivíduos do grupo TPA (C) apresentaram maior probabilidade de alteração nos testes de fala com ruído e dicótico de dígitos do que os pertencentes ao grupo dislexia.
Após avaliação e diagnóstico de TPAC, é necessária a conduta terapêutica do fonoaudiólogo, pois as habilidades auditivas podem e devem ser reabilitadas.
Compreender uma pessoa que está com a voz rouca ou gripada. Diferenciar a intenção de frases pela entonação da voz. Perceber aspectos sonoros de diferentes sotaques. Conseguir diferenciar sons parecidos, como “tia” e “dia”
Os deficit atencionais auditivos podem ser encontrados em outros diagnósticos, como no distúrbio de linguagem, no transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e no transtorno do processamento auditivo central (TPAC)(7.
Assim, desde 2016, o termo DPAC deixou de ser utilizado para dar lugar ao termo TPAC, de modo que todos os profissionais devem usar a mesma terminologia.
Algumas medidas podem ser tomadas em sala de aula para ajudar a criança com TPAC, como sentar longe de portas e janelas, de preferência perto do professor, reduzir ao máximo o ruído em sala de aula, garantir a atenção do aluno, usar vocabulário simples e repetir a fala sempre que necessário.
O TPAC é um déficit no processamento neural do estímulo auditivo e tem como um dos sintomas a dificuldade de ouvir em um ambiente acusticamente desfavorável, pode estar associado a outras alterações ou causar alterações de linguagem e/ou aprendizagem e outras comorbidades(10.
Sim. O tratamento é realizado a partir do resultado da Avaliação do Processamento Auditivo e deve ser feito pelo fonoaudiólogo especialista. O treino auditivo quando bem dirigido e orientado apresenta resultados bem animadores.
O tratamento para o TPAC geralmente envolve uma combinação de estratégias de treinamento auditivo e estimulação das habilidades afetadas. O objetivo é melhorar o processamento das informações auditivas e minimizar as dificuldades enfrentadas no dia a dia.
O exame para avaliar o processamento auditivo central consiste em uma bateria de testes comportamentais destinada a analisar as diferentes habilidades auditivas. Pode ser realizado em crianças e adultos.