Torresmo é a barriga cortada em pedaços, muitas vezes assada em forno, e depois frita para ficar com a carne macia e o couro crocante. A clássica pururuca que o brasileiro tanto ama. O toucinho é somente o couro da barriga suína junto com a primeira camada da gordura, que é frita para ficar crocante.
O torresmo é feito da fritura do toucinho, uma camada de couro, carne e muita gordura, geralmente retirada da barriga do porco ou das costas. É o excesso de gordura que deixa o petisco saboroso.
A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!* O toucinho: já essa parte é o resultado da mistura de uma fibra magra com o couro do porco, também curado e defumado.
Como escolher a carne para o torresmo? Você pode escolher duas opções de carne para o torresmo: a barriga e a panceta. A barriga de porco tem mais gordura e é utilizada para fazer torresmos menores, mais crocantes, que podem servir de petisco ou acompanhar o feijão e até mesmo o virado paulista.
SÉRIE QUAL A DIFERENÇA DO BACON, PANCETA E DO TOUCINHO? | Mister Kats Receitas - Cozinha na Prática
É saudável comer torresmo?
Sim, torresmo é saudável… desde que, consumidos na medida certa. As peles de porco são uma boa fonte de proteína, contendo todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa.
É utilizado com ingrediente para diversas preparações nas culinárias brasileira e portuguesa, bem como outras regiões de cultura latina. Nos países hispânicos recebe o nome de "chicharrón". É apreciado em diversas regiões do mundo.
Tem torrespoca (pururuca em formato de pipoca), torresmo barriguinha (feito com muita carne) e o torresmo de rolo (que mistura uma boa parte de carne com a pururuca e é cozido na brasa), o espetáculo da casa.
O toucinho é um corte de carne de porco proveniente da barriga do suíno, assim como o bacon. É um corte mais básico e simples, usado em pratos como o feijão, sopas com toucinho e na feijoada completa. Pode ser cortado em pedaços ou cubos para cozinhar.
A panceta suína é um dos cortes de carne de porco com mais sabor e suculência. Extremamente macia e versátil, essa carne suína pode ser preparada de diversas maneiras, seja uma panceta assada, panceta frita na frigideira, panceta na airfryer ou recheada.
De acordo com Edu Guedes, o torresmo é feito a partir da gordura da barriga de porco. Frita-se apenas a gordura em imersão no óleo para garantir o petisco supercrocante. Já a pancetta é um corte da barriga suína com espessura mais grossa e sabor delicado.
Toucinho, toicinho, entremeada ou bacon [ˈbej. koŋ] é um alimento de origem animal, mais precisamente, a gordura subcutânea do porco usada em culinária.
Torresmo é a barriga cortada em pedaços, muitas vezes assada em forno, e depois frita para ficar com a carne macia e o couro crocante. A clássica pururuca que o brasileiro tanto ama. O toucinho é somente o couro da barriga suína junto com a primeira camada da gordura, que é frita para ficar crocante.
****Gordura do torresmo é rico em ácido oleico, que auxilia na diminuição do colesterol ruim, tem menos gordura saturada do que a manteiga e o óleo de coco, resiste a altas temperaturas e é mais econômica, já que é necessária uma quantidade menor em relação às outras gorduras.
Segundo ele, em Portugal há duas variações principais do quitute. Uma delas, típica do Alentejo, é chamada de torresmo do Rissol e preparada com a gordura que envolve os órgãos do porco. A outra, conhecida lá como couratos, usa o couro do animal.
Há quem diga que ele veio de nossos irmãos portugueses, mas também recebeu a influência africana. Isso está atrelado à alimentação dos escravos durante o período colonial. A partir disso, foi incorporado à nossa culinária, em especial, no estado de Minas Gerais.
**Rico em Proteínas**: O torresmo é uma excelente fonte de proteína, essencial para a construção e reparação dos tecidos do corpo. 2. **Gorduras Saudáveis**: Embora seja rico em gorduras, o torresmo contém uma boa quantidade de gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle.
O consumo excessivo de alimentos processados pode causar ou contribuir para problemas de saúde, especialmente se esses alimentos forem ricos em calorias, [url-nolink=/pt/medicamentos/DCI/sodio/informacao-geral]sódio[/url] ou ambos - como é o caso dos torresmos de porco.