Qual a diferença entre um pastor e um evangelista?
Pastor. Os pastores são aqueles que cuidam das vidas que os evangelistas trazem para a igreja. Eles são responsáveis por administrar as igrejas e ajudar as pessoas com suas necessidades espirituais. Sua função é conduzir, proteger e alimentar as ovelhas de Cristo.
Qual é a diferença entre o pastor e o evangelista?
O evangelista: É uma pessoa considerada ao cargo de pastor, onde pode ser chamado de pastor-evangelista; pois atuam nos trabalhos de evangelismos na igreja local e pode ser enviado para abrir trabalhos em outros lugares, fundando novas congregações.
Portanto, embora todos os crentes devam comunicar o Evangelho, a função do evangelista é coordenar os crentes para realizarem este serviço. Mesmo que muitas igrejas atribuam como cargo, o evangelista conforme a Bíblia é aquele crente que leva os outros à evangelização como membros integrados do Corpo de Cristo.
Eles são chamados de evangelistas, uma palavra que significa "aquele que proclama boas notícias", porque seus livros contam a "boa nova" ("evangelho") de Jesus. Além de seu uso em Efésios, o termo é também aplicado a Filipe e a Timóteo, como uma exortação.
O Evangelista é aquele que não se cansa de anunciar as boas novas do Evangelho, de buscar os perdidos e de fortalecer os crentes na fé. A partir da análise do texto de 2 Timóteo 4:5, somos desafiados a refletir sobre a nossa própria vocação e responsabilidade como seguidores de Cristo.
EBD - 09H30 | Rev. Arival Dias Casimiro | Igreja Presbiteriana de Pinheiros | IPPTV
Qual é o dom de um evangelista?
Enquanto todos os cristãos são chamados a partilhar Cristo e a viver como testemunha do poder e amor de Deus, os evangelistas são o dom de Deus para a Igreja e para o mundo.
O evangelista, em outras palavras, anuncia a Cristo. Não há nenhuma mensagem mais importante para se pregar, pois o Evangelho é “o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1:16). A Bíblia fala muito pouco sobre esse dom ministerial.
Evangelistas são homens ou mulheres escolhidos e capacitados por Deus para divulgarem as Boas Novas (Evangelho) da salvação por meio de Jesus Cristo. Evangelista, portanto, é a pessoa que proclama o Evangelho aos que não o aceitaram ainda, com o fim de levar as boas novas a eles.
Os pastores são ministros ou conselheiros espirituais, que lideram uma igreja ou congregação. Eles planejam e conduzem as reuniões da igreja, o que normalmente envolve dar algum tipo de palestra ou sermão. Eles supervisionam e organizam outras atividades da igreja e presidem eventos como casamentos e batismos.
Não que sejam contra a obra do Senhor, nem contra o evangelho, nem mesmo contra a igreja, mas que desejassem que os seus maridos estivessem a fazer algo diferente do que ser pastor.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
1- Auxiliar ou Cooperador; 2- Diácono; 3- Presbítero; 4- Evangelista; 5- Pastor. Hoje, algumas Igrejas adotam, Diaconisas e Missionárias, a exemplo da nossa. Outras adotam, Bispos, Apóstolos, e Pastoras, que nossa Igreja optou por não adotar, preferindo ser conservadora neste assunto.
O ministério de bispo com a função de supervisionar as igrejas em escala regional ou nacional está presente em todas as associações cristãs evangélicas, mesmo se o título de presidente do conselho ou superintendente geral for usado principalmente para isso função.
É fato que ações falam mais que palavras. A fim de que a mensagem das Boas Novas seja proclamada e não negligenciada, é essencial que nós, como evangelistas, adotemos alguns padrões ou qualidades em nosso viver, pois estamos sendo observados a cada passo dado e a cada palavra falada.
Evangelista: Significa proclamador de boas-novas ou o que leva o Evangelho da salvação, aquele que anuncia o evangelho de Cristo. Trata-se de um carisma específico, que capacita o crente a disseminar, de forma extraordinária, as boas novas.
O evangelista, como já vimos, é alguém chamado no ministério quíntuplo, conforme Efésios 4.7-16. Ele possui um equipamento específico que respalda esse ofício. O missionário, por sua vez, pode ser alguém chamado em um dos cinco dons ministeriais ou não.
O cristão que pretende evangelizar precisa abandonar as respostas simples e prontas e se debruçar sobre os textos bíblicos para conhecê-los em toda sua complexidade. É preciso ler, estudar e meditar para conhecer profundamente o genuíno Evangelho de Cristo. É preciso conhecer “As Boas Novas do Reino”.
“... faze o trabalho de evangelista...” - (... “dom e o ofício dos evangelistas” aparecem em Efésios 4:11). “Faz o trabalho de alguém que tem o evangelho, e não fábulas e genealogias, para ensinar, e que salienta a 'Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos' (ver II Tim. 2:8)”.
Portanto, falar o Evangelho para alguém é evangelismo. Pode ser para o seu pai ou para sua mãe. Pode ser um cristão, mas geralmente nós pensamos em alguém que não seja cristão. Já missões é fazer isso atravessando uma cultura.
O bom pastor deve proteger e conduzir suas ovelhas: “Depois que levou todas as suas ovelhas para fora, ele caminha na frente delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz” (Jo 10,4). O líder deve conduzir, apascentar e proteger a vida do povo, e não abandoná-lo na dificuldade, em vista de seu próprio proveito.