A verificação acontece antes da validação. Primeiro, verificamos se o que foi planejado foi realizado, depois validamos se as características definidas no planejamento estão presentes no resultado final. A verificação está no campo da teoria, enquanto que a validação parte para realidade.
A Verificação é uma atividade, a qual envolve a análise de um sistema para certificar se este atende aos requisitos funcionais e não funcionais. Já a Validação, é a certificação de que o sistema atende as necessidades e expectativas do cliente.
A análise crítica acontece no planejamento, a verificação checa se o planejamento foi seguido e a validação assegura se o resultado final atende as necessidades especificadas inicialmente.
Validação é o processo de teste do seu produto ou serviço, com o objetivo de te ajudar a aprender sobre o mercado que você pretende atuar. É o momento em que você coloca a sua ideia à prova, para ver se ela realmente faz sentido ou não.
Por que é necessário verificar e validar requisitos?
A validação tem o objetivo de avaliar se o que foi entregue atende as expectativas do cliente. Ou seja, se os requisitos, independente do que foi planejado, estão sendo implementados para atender a regra de negócio do cliente, se o sistema é realmente aquilo que o cliente quer e está pagando para ter.
Gerência e Qualidade de Software - Aula 05 - Verificação e Validação
O que é o processo de verificação?
A verificação é um processo que determina a qualidade de um produto. Esta etapa inclui todas as atividades associadas à produção de alta qualidade, ou seja: teste, inspeção, análise de projeto, análise de especificação e assim por diante.
De uma forma geral, a auditoria tem como objetivo verificar e validar atividades, processos e sistemas das empresas de acordo com o que está estabelecido, incluindo aspectos legais e regulatórios, visando também a eficiência e eficácia.
O validador de documentos digitais é um serviço que permite ao cidadão comprovar se determinado documento foi assinado via um certificado digital ICP-Brasil.
O principal objetivo da validação é assegurar que o produto em questão atenda todas as características de sua especificação, identificando se estão de acordo com as necessidades do cliente.
A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção de configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que "congela" o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.
A validação, de forma geral, é um conjunto de estudos que comprovam, através de resultados de testes pré-determinados, que um procedimento, processo, equipamento, material, atividade ou sistema é consistentemente, seguro e possui REPRODUTIBILIDADE comprovada.
A finalidade de se proceder à verificação é manter corretas as medidas comerciais e que envolvam as saúde e segurança das pessoas. Uma boa verificação pode ser conseguida mediante a utilização de alguns instrumentos de precisão, como o esfignômamometro, por exemplo. A verificação é atestada por documentação oficial.
O Termo de Verificação Fiscal é um documento emitido pelo órgão fiscalizador, como a Receita Federal, que tem como finalidade formalizar as constatações e irregularidades encontradas durante uma fiscalização.
A verificação se concentra em assegurar que o software atenda aos requisitos técnicos e de design especificados. Por outro lado, a validação busca garantir que o software satisfaça as necessidades e expectativas dos usuários finais.
as atividades de validação examinam se o software atende aos seus requisitos funcionais e não funcionais. os testes podem mostrar a presença de erros em um programa, mas não servem para demonstrar a sua ausência.