Os diamantes são incolores e por serem minerais naturais podem apresentar alguns pontinhos pretos em seu interior. A zircônia pode ser confeccionada livre de imperfeições e totalmente cristalina, chegando a mesma escala de transparência dos diamantes incolores.
Por fim, a pedra brilhante apresenta pequenas imperfeições em sua superfície. Quanto menor a quantidade dessas ocorrências, mais valioso o objeto se torna. Por sua vez, a zircônia cúbica costuma ter menos imperfeições em sua superfície, pois é feita em laboratório.
Algumas características principais da zircônia incluem:
Brilho: possuindo um índice de refração alto, ela possui um brilho impressionando. Sua dispersão de luz é superior à do diamante, criando flashs coloridos quando impactada pela luz. Cores: como falado anteriormente, as zircônias possuem uma gama de cores gigante.
Isso acontece porque a pedra é feita artificialmente. Outro fator que diferencia os dois é quando a luz entra no produto: zircônias apresentarão as cores do arco-íris com muito mais brilho que um diamante.
A zircônia tende a escurecer um pouco, caso você não tome os devidos cuidados com as suas joias. Nesse caso, fica a dica para sempre limpar os acessórios, após o uso. Você pode lavar as joias com água fria e sabão. Já as semijoias devem ser limpas apenas com flanela mágica ou mesmo com uma flanela comum limpa e seca.
Moissanite é a única pedra preciosa que passa como diamante em um teste de ponta portátil. Se você quer uma pedra que se assemelhe a um diamante sem um preço alto, a Moissanite é uma ótima opção.
Zircônia é um material durável usado em próteses dentárias, com resistência comparável ao aço. Sua durabilidade varia de 10 a 15 anos ou mais, dependendo de fatores como estresse mecânico e cuidados de higiene oral.
As zircônias são pedras usadas na fabricação de joias e podem ser encontradas de duas formas: sintética e natural. A natural é um mineral bem raro formado por cristais monoclínicos, já em sua forma sintética, é produzida em laboratório e conhecida como zircônia cúbica.
Dureza: a zircônia é mais resistente comparado ao cristal, essa pedra lidera o ranking de resistência entre outras pedras sintéticas. Formato: tanto a zircônia como o cristal possuem formas perfeitas, afinal, são feitas em laboratórios. Com isso, tem o lado mais uniforme e com a gema sintética.
Como saber se a zircônia é verdadeira? Como a zircônia é produzida em laboratório, seu formato é perfeito. Além disso, seu peso é maior do que outras pedras preciosas (inclusive, o diamante) e até maior que outras substituições (como o vidro). Então, se sua pedra for muito leve, pode não ser zircônia.
O mineral – que é um tipo de sodalita – foi descoberto por geólogos no século XIX, e pode ser encontrado no Afeganistão, na Groenlândia, no Canadá e no Paquistão. Ele apresenta um leve brilho quando colocado no escuro, mas o perde ao ficar sob a luz.
O diamante com certeza é a pedra preciosa mais cobiçada do mundo todo, já que é uma pedra romantizada e está presente especialmente em anéis de noivado e alianças.
A Zircônia é uma pedra sintética criada em laboratório com o objetivo de imitar o diamante visualmente. Seu brilho e clareza se assemelham a uma gema natural. Mesmo sendo uma imitação, ele mantém sua essência de valor e elegância nos acessórios.
A moissanita é uma pedra de carboneto de silício. Pode ser encontrada na natureza (extremamente rara) ou feita em laboratório. É idêntica ao diamante a olho nu, sendo tão dura quanto ele. A moissanita pode vir em uma variedade grande de cores, do branco ao amarelo até o rosa.
Brilho e Durabilidade Incomparáveis: Se há uma característica que diferencia a moissanita da zirconia, é o seu brilho excepcional e sua incrível durabilidade. A moissanite é conhecida por sua capacidade de refletir a luz de uma maneira única, brilhando intensamente em qualquer ambiente.
Nas zircônia naturais, as cores mais freqüentes são as acinzentadas e as vermelhas, enquanto as mais raras são as transparentes. Já nas zircônias cúbicas, aquelas produzidas em laboratório, a variação de cores é imensa, proporcionando inúmeros e diversos meios de utilização.
O que é uma zircônia natural? A zircônia natural é uma pedra rara e pura encontrada na natureza. Possui características muito semelhantes às do diamante, como sua cor e resistência, mas é mais barata. É uma pedra muito versátil e muito utilizada na cravação de brincos, pulseiras, pingentes, enfim, em todas as joias.
Se você não sabe como limpar zircônia, é muito simples: use água e sabão neutro (de preferência o de coco, líquido) e esfregue gentilmente com uma escovinha de cerdas macias. É importante lembrar que o calor intenso pode alterar a coloração da gema, assim como os choques térmicos podem causar rupturas.