Kizomba é uma palavra do kimbundu (o quimbundo o kimbundo), uma das línguas de Angola, e significa encontro, confraternização. Kizomba também significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão.
Você sabe de que ritmo estamos falando? É a kizomba, gênero musical e de dança que surgiu em Angola, na África, em meados dos anos 80. Caracterizado pelo abraço, a sensualidade rítmica e conexão de dois corpos, a dança vem ganhando cada vez mais adeptos e conquistando os brasileiros.
O Zouk pode ser dançado em vários estilos de música como Kizomba, Black Music, R&B, Pop, Reggaeton e muitos outros. No entanto, não se deve confundir o estilo de dança com o estilo de música. Essa dança mescla movimentações leves e suaves com outras mais impactantes. Para as mulheres, muito charme e sensualidade.
Criado pelo grupo Kassav, o ritmo zouk teve origem nas ilhas caribenhas colonizadas pelas França. No Brasil, sua base é a lambada, sendo que os movimentos foram adaptados ao ritmo da música, realizado mais lentamente com movimentos de braços e giros.
A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk e zouk R&B. Os passos brasileiros são semelhantes aos da lambada, mas realizados mais lentamente.
O estouro do estilo veio com a banda Kassav em 1984, das ilhas de Guadalupe e Martinica, com a música que dá nome ao documentário citado. No Brasil, a dança zouk teve muita influência da lambada. Assim que se começou a dançar a música zouk, a dança ficou mais lenta e sensual.
As partes do corpo que mais se movimentam nessa dança são os membros inferiores, a região abdominal e a cabeça. Além disso, o zouk trabalha o alongamento, a coordenação motora, o condicionamento físico e ainda deixa os músculos definidos.
Estes países são: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Cada um deles tem os seus ritmos tradicionais e populares, mas é necessário enaltecer alguns deles quando falamos de “KIZOMBA”.
A origem da kizomba é objeto de debate. É de origem angolana, com um toque das Antilhas ou de Cabo Verde, e se tornou popular nos anos 1990 graças ao cantor Eduardo Paim. A palavra significa "festa" em kimbundu, uma das línguas mais faladas no país.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O que é Kizomba? A Kizomba é uma dança africana que se originou em Angola na década de 1980. Ela combina elementos de danças tradicionais angolanas, como a semba, com influências de estilos de dança caribenhos, como a zouk. A palavra “kizomba” significa “festa” em kimbundu, uma das línguas faladas em Angola.
Como uma cultura diaspórica, a kizomba tem influências e semelhanças com ritmos de diversas partes do mundo. Epalanga detalha que o ritmo surge a partir do semba, “que é um dos ritmos tradicionais em Angola, muito em voga nos anos 1950 e 1960”.
O zouk é um estilo musical que surgiu nas Antilhas, um arquipélago que está no leste da América Central e faz fronteiras com o Mar do Caribe ao sul e oeste, com o Golfo do México ao noroeste e com o Oceano Atlântico a norte e leste.
Como você pode perceber, o zouk é uma dança cheia de benefícios para o corpo e a mente. Permite usar a criatividade e expressar a sensualidade de forma elegante e lúdica. Quase todos podem dançar zouk, e vale a pena experimentar.
Ele possui várias vertentes, entre as principais: zouk flow, predominando os deslizamentos, soul zouk, onde prevalece o trabalho do corpo, ao invés da marcação, o zouk love, mais marcado, neo zouk, que tem uma pegada do hip hop e com movimentos circulares, e lamba zouk, o mais frenético.
Zouk é uma palavra conhecida no mundo inteiro, pois além de ser uma modalidade de dança de salão brasileira, derivada da nossa Lambada, hoje conhecida como Zouk Brasileiro, é também gênero musical com origem caribenha e francesa. Pra variar a palavra também batiza uma dança de casal angolana.
O zouk love possui três passos principais: o zouk cannelle (“canela”), o zouk gingembre(“gengibre”) e o zouk piment(“pimenta”). Para esses passos é necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundução da cabeça.
O curso. O Zouk surgiu por volta dos anos 80 com influências de outras danças brasileiras e foi se desenvolvendo com o passar dos anos em meios a evolução musical e novas propostas na dança. Hoje é uma dança que proporciona uma liberdade individual dentro dos seus movimentos e com muitas possibilidades rítmicas.
O criador do zouk foi o grupo Kassav', que misturou o calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a makossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de zouk na Europa, em 1985, através da música "zouk la se sel médicaman nou ni", que nomeou o estilo com o nome zouk.
No forró, existem gêneros específicos como o Baião, Xote, Xaxado, Coco, Embolada, Arrasta-pé, Rojão. Atualmente os gêneros mais tocados são o Baião, Xote e Xaxado.