Quais são as principais diferenças e semelhanças entre as teorias de Piaget e Vygotsky em relação à importância da interação social no desenvolvimento da criança?
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.Como as teorias de Lev Vygotsky e Jean Piaget diferem na maneira como abordam o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem?
Vygotsky acreditava que o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo contexto social e cultural em que a criança se desenvolve. Piaget, por outro lado, não negou a importância do contexto social, mas acreditava que o desenvolvimento cognitivo era mais influenciado por fatores biológicos do que culturais.Qual a diferença da relação da criança com o mundo entre Jean Piaget e Vygotsky?
Ambos os teóricos consideram a criança como um adulto em miniatura e apontam o conhecimento como algo estritamente cultural. No mundo de Piaget, a criança está inserida em um meio cultural, enquanto para Vygotsky, ela deve ser analisada pelo seu comportamento.Em qual ponto Vygotsky discorda da teoria de Piaget?
O ponto comum entre Piaget e Vygotsky está no fato de que ambos se opõem ao associacionismo empirista e ao idealismo racionalista. A concepção empiricista na teoria do conhecimento influenciou os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem.DIFERENÇA ENTRE AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY - TEORIAS DA APRENDIZAGEM (PARTE 4)
O que a teoria de Piaget defende?
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.Qual é a teoria que Vygotsky defende?
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.Qual o ponto em comum entre Piaget e Vygotsky?
Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.Qual a diferença entre as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon?
Wallon considera questões econômicas, socioculturais e afetivas como determinantes. Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética. Vygotsky, pela perspectiva cultural e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva.Quais as fases que Piaget e Vygotsky defendem?
Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
- Sensório motor (0 a 2 anos)
- Pré-operatório (2 a 6 anos)
- Operatório Concreto (7 a 12 anos)
- Operatório formal (a partir dos 12 anos)
Qual a contribuição da teoria de Piaget e Vygotsky para a educação?
Realmente Piaget deu ênfase em seus estudos ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito. Já Vygotski deu ênfase aos processos de trocas, ou seja, de interação do sujeito com seu meio, principalmente seu meio social e cultural.Qual a frase mais famosa de Vygotsky?
“Socializar faz bem para a criança”, “ela vai aprender a dividir com os coleguinhas” ou “o meio também educa” são alguns exemplos de afirmações que se popularizaram a partir da teoria de desenvolvimento cognitivo proposta pelo psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky.Quem veio primeiro, Piaget ou Vygotsky?
Piaget nasceu em 1896, o mesmo em que nasceu Vigotski. Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, no ano de 1896, curiosamente, o mesmo ano em que nasceu Vigotski. Piaget foi uma “criança prodígio” e já aos 10 anos de idade publicou seu primeiro “artigo científico”.Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?
Piaget oferece um sujeito ativo, porém abstrato e que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento. Já Vygotsky, propõe um sujeito social que não é apenas ativo, mas sobretudo interativo.Como explicar a teoria de Vygotsky?
A teoria da aprendizagem de Vygotsky (1989) mostra que o processo de aprender está relacionado à interação social e o desenvolvimento do indivíduo é o resultado dessa relação entre o sujeito e o mundo. Sendo assim, a teoria busca apurar as transformações psicológicas e cognitivas existentes nas interações entre ambos.Porque Vygotsky é chamado de sociointeracionista enquanto Piaget é chamado apenas de interacionista?
Sociointeracionismo de Lev VygotskyA principal diferença na obra de Piaget é que ele coloca o foco de suas pesquisas na interação do sujeito com o objeto. Assim, sua teoria é considerada focada no sujeito como estruturante. Já para Vygotsky, a interação é o foco.
Qual a diferença entre Piaget e Vygotsky quanto à construção real?
Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.Qual a teoria que Piaget defende?
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.Como Piaget e Vygotsky percebem a cognição?
De acordo com Vygotsky o desenvolvimento cognitivo está ligado aos aspectos sociais e as interações com outras pessoas. Para Piaget o conhecimento está baseado nós estágios de conhecimento. Em cada estágio de desenvolvimento a criança está apta a adquirir novos e mais complexos conhecimentos.Quais as principais diferenças entre as teorias dos três pensadores Piaget, Vygotsky e Wallon estudados?
Os três teóricos pensavam o desenvolvimento humano de forma sociointeracionista, porém diferem em aspectos como: Piaget via a maturação biológica como condição para a aprendizagem, enquanto Vygotsky via a interação social e Wallon via a afetividade.O que Vygotsky defende?
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.Quais são os três pilares da teoria de Vygotsky?
São eles: a) Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP); b) Mediação; e, c) Linguagem.Quais são os 4 pontos essenciais para Piaget?
A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases respeito à cognição:
- Sensório-motor: de 0 a 2 anos. ...
- Pré-operatório: de 2 a 7 anos. ...
- Operatório concreto: de 8 a 12 anos. ...
- Operatório formal: a partir dos 12 anos.
Quais são as duas ideias-chaves de Vygotsky?
Resumo: os pilares básicos do pensamento de VygotskyO funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).