Qual a disciplina presente nas escolas durante o período militar?
Durante a ditadura militar também foram introduzidas mudanças curriculares com a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau. Também foi alterado o objetivo da disciplina Organização Social e Política do Brasil (OSPB).
Qual a disciplina presente nas escolas durante o período militar que se preocupava com a formação do caráter dos alunos?
Foi reforçada a ideia da educação cívica, uma disciplina que foi muito reforçada pelos militares, porque eles compreendiam que as formações cívica e física eram intrínsecas”, diz.
A educação no Brasil foi voltada à formação de mão-de-obra especializada em curto prazo de tempo, com destino ao mercado em expansão. Assim, o aluno tornava-se o principal alvo do governo para suprir às necessidades relativas às perspectivas da economia brasileira (GHIRALDELLI, 2000).
A educação básica foi profundamente afetada pela ditadura militar. Logo de início, educadores e estudantes foram perseguidos, calados, expulsos, presos, exilados e alguns assassinados.
Quais foram as reformas educacionais realizadas no período militar?
Em função da expansão da escolaridade, a ditadura militar reorganizou a formação de professores, organizando os currículos com o objetivo de atender a proposta de ampliação de recursos humanos do Estado. Nesse cenário, foi criada a chamada Habilitação Específica para o Magistério (HEM).
Como foi tratada a educação escolar durante o período do Estado militar 1964-1985?
A opção pelo período da ditadura militar é por perceber que, durante as décadas de 1964 a 1985, houve iniciativas de normatizar a educação no país, especialmente com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para o ensino de 1º e 2º graus em 1971.
Qual disciplina substituiu a sociologia nas escolas durante o período da ditadura militar?
Nesse mesmo Decreto-Lei, impuseram também uma outra disciplina, para substituir as disciplinas de Filosofia e de Sociologia que existiam à época: a Organização Social e Política do Brasil (OSPB) tentou substituir o pensamento crítico pela concepção de sociedade do militarismo em voga.
Qual o objetivo da instituição da disciplina de educação moral e cívica durante a ditadura militar?
O objetivo era moldar o comportamento e convencer a população acerca das benesses do regime militar. Tem- se que os conteúdos transmitidos aos alunos pelos livros didáticos, são utilizados de acordo com o contexto político, econômico e social de uma determinada época, exatamente como ocorre durante a ditadura militar.
Quais as principais frentes da educação durante o período do regime militar?
Durante o período do regime militar brasileiro, as principais frentes da educação incluíam o uso de fortes políticas repressivas aliadas ao estímulo de princípios que sustentavam o desenvolvimento econômico e a modernização do estado, conforme descrito na opção c.
A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...
Também tínhamos aulas de: Desenho, Linguagem, Religião, Educação Moral e Cívica, Matemática, que a turma chamava de Aritmética, e na década de 60 veio o Movimento da Matemática Moderna (MMM), que foi até a década de 70.
Na Constituição Federal de 1988 não há nenhuma menção à sua obrigatoriedade e, em 1993, elas foram extintas pelo presidente Itamar Franco, até serem definitivamente banidas do currículo escolar em 1996 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabeleceu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A disciplina militar é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever parte de todos e cada um dos componentes do organismo militar.
2º A Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade: a) a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignida- de da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus; b) a preservação, o fortalecimento e a ...
Quais eram as características das aulas de Educação Física no período militarista?
Preparação corporal específica dos jovens para o ideal de combate e de guerra, servir e defender a pátria (nacionalismo), aperfeiçoamento da raça, valorização do heroísmo, da virilidade, da coragem, da disciplina seriam apenas alguns aspectos que ilustrariam a Educação Física militarista.
Qual a finalidade da educação física durante a ditadura militar no Brasil?
A ditadura militar tinha um projeto de desenvolvimento da nacionalidade, que demandava disciplina do povo. O esporte, nesse contexto, funciona como ferramenta para formação ideológica, controle do corpo e do tempo livre da população.
Qual era o papel do movimento estudantil na ditadura militar?
Os estudantes organizados tiveram um papel político de luta fundamental contra a ditadura militar. Foram às ruas protestar, participar de passeatas, integraram movimentos de luta armada, distribuíram panfletos, lutaram, enfim, contra o sistema repressivo vigente naquele momento.
Foi implementada a disciplina Educação Moral e Cívica?
O Decreto-Lei n. 869, de 12 de setembro de 1969 (BRASIL, 1969), instituiu como obrigatória a disciplina EMC nas escolas de todos os graus (níveis, na nomenclatura atual) e modalidades dos sistemas de ensino no país, permanecendo no desenho curricular da escola pública até meados da década de 1980.
Qual é o objetivo da disciplina de Sociologia nas escolas?
propõe o ensino da sociologia como forma de mediar pedagogicamente conhecimentos, transpondo conteúdos do saber universitário para o espaço escolar e retratando da maneira mais reflexiva possível os estados do mundo social.
O que mudou na educação durante a ditadura militar?
Durante a ditadura militar também foram introduzidas mudanças curriculares com a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau. Também foi alterado o objetivo da disciplina Organização Social e Política do Brasil (OSPB).
Quais as principais reformas implementadas na educação durante o regime militar?
Durante a ditadura militar também foram introduzidas mudanças curriculares com a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau. Também foi alterado o objetivo da disciplina Organização Social e Política do Brasil (OSPB).
Como eram as escolas na época da ditadura militar?
Nesse período, entre 1964 e 1985, disciplinas obrigatórias foram criadas com o objetivo de difundir a ideologia do regime e houve uma precarização do ensino e das escolas, com desvalorização salarial dos professores e falta de infraestrutura, além de censura e perseguições a professores e estudantes.
Qual foi a pedagogia que prevaleceu no regime militar?
Assim, o sistema nacional de educação que emergiu com as reformas da ditadura militar foi marcado pela ideologia tecnocrática, que propugnava uma concepção pedagógica autoritária e produtivista na relação entre educação e mundo do trabalho.
Quais mudanças ocorreram na educação durante o período da ditadura militar no Brasil 1964-1985?
Podemos afirmar que as reformas educacionais feitas pela Ditadura Militar trouxeram um novo perfil de professores para a rede pública de ensino. Nos anos de 1970 houve uma maior propagação da educação tecnicista, acentuando nas escolas a tentativa de interligar um sistema empresarial à administração escolar.