O que se observa, em geral, é que com o espaçamento de 20 cm, o retorno é superior àquele obtido com espaçamento de 25 cm entrelinhas e que os menores espaçamentos entre plantas (4 cm e 6 cm) são mais produtivos, com destaque para o espaçamento de 20 cm x 4 cm, com o qual pode-se alcançar maior produtividade.
corte a parte superior da cenoura com o talo e espete alguns palitos nas laterais, apoiando na aborda de um copo de água limpa e filtrada; espere por alguns dias até que a raiz surja. Então, transfira a plantinha para um vaso com terra de boa qualidade.
O ideal de temperatura na germinação é de 20ºC a 30ºC. Já na escolha do local para plantio, prefira aqueles que recebem bastante luz solar direta. Se for interessante, você pode cultivar a cenoura em uma horta orgânica bem ensolarada com outros alimentos também, e então ela pode ficar somente um pouco sombreada.
O que se observa, em geral, é que com o espaçamento de 20 cm, o retorno é superior àquele obtido com espaçamento de 25 cm entrelinhas e que os menores espaçamentos entre plantas (4 cm e 6 cm) são mais produtivos, com destaque para o espaçamento de 20 cm x 4 cm, com o qual pode-se alcançar maior produtividade.
Durante as primeiras partes da estação de crescimento, você deve regar seu Cenoura cerca de uma ou duas vezes por semana. À medida que a estação avança, você deve aumentar sua freqüência de irrigação. Talvez você precise regar duas vezes por dia ou mais durante o verão, dependendo do clima.
O cultivo não tem segredo: é preciso de pelo menos seis horas de sol ao dia, terra úmida e regas frequentes. Não existe desculpa para não ter uma horta em casa e cultivar seus temperos e legumes favoritos!
O tamanho médio' das raízes é de 14 a 16 cm de comprimento e 3 a 4 cm de diâmetro. O peso médio é de 120 a 140 g. Plantios em solos de cerrado e solos turfosos da região de Brasflia têm dado colheita em 80 e 90 dias após a semeadura.
A germinação das sementes de cenoura ocorre sob temperaturas de 8 a 35ºC, sendo que a velocidade e uniformidade de germinação variam com a temperatura dentro desses limites. A faixa ideal para a germinação rápida e uniforme é de 20 a 30ºC, ocorrendo a emergência entre 7 e 10 dias após a semeadura (Vieira et al., 1999).
A cenoura responde à adubação orgânica especialmente em solos de baixa fertilidade e/ou compactados. É fundamental que o adubo orgânico esteja bem curtido. Tratando-se de esterco de gado, em geral aplicam-se 30 toneladas ou 60 metros cúbicos por hectare, antes do plantio.
Porém, essa estimativa varia bastante. Confira a estimativa de algumas variedades: Cenoura Baby: 100 a 110 dicas após a semeadura. Cenoura Brasília: 90 a 100 dias após a semeadura.
Mas caso queira consumir o legume inteiro, terá que aprender como plantar cenoura em canteiro. Faça uma cova com profundidade de 15 a 30 cm e largura de 1 metro. Plante esses talos com folhas em terra enriquecida. Deixe a parte que germinou para fora da terra.
Plantar cenouras em canteiros é um processo relativamente simples que requer algumas etapas essenciais para garantir uma colheita saudável. Primeiro, escolha um local ensolarado, pois cenouras necessitam de pelo menos seis horas de luz solar direta por dia.
O tipo de solo afeta diretamente a produção de cenoura. Então, a dica é dar preferência a solos de textura média e pH em torno de 6,0. Além disso, fique atento aos níveis de nutrientes e de matéria orgânica.
A cenoura é uma hortaliça que naturalmente produz melhor em clima ameno, e seu plantio de inverno geralmente inicia-se no mês de julho e encerra em outubro.
- Espaçamento: 15 a 50 cm entrelinhas e 5 cm entre plantas. - Regas: diárias no primeiro mês e, depois, a cada três dias. - Adubação: adubar com esterco curtido ou composto orgânico no plantio e aplicar boro após o desbaste, para que as cenouras não rachem.
A cenoura precisa de bastante água para se desenvolver, assim, é preciso molhar bastante a terra. “Não pode encharcar, nem faltar água principalmente neste período entre o plantio e a germinação”, orienta. O ressecamento da terra, também chamado de selamento, pode atrapalhar a germinação das sementes.
As sementes de cenoura devem ser plantadas com cerca de 1 a 2cm de profundidade e 20cm de espaçamento uns dos outros. Atente-se a esse ponto para evitar a competição das hortaliças por espaçamento e nutrientes, o que acaba prejudicando a produtividade e a qualidade das safras.
Aos 20 a 25 dias após a semeadura, estádio de 3 a 4 folhas definitivas, as mudas estão prontas para serem transplantadas para o canteiro. É importante que as mudas apresentem bom enraizamento e folhas bem desenvolvidas.
Pode até parecer estranho, mas cultivar cenoura, beterraba, nabo e rabanete em vasos é possível! E, neste texto, vamos te ensinar a como fazer isso nos vasos autoirrigáveis da Raiz. Quando elas crescerem, além de ter tido toda a experiência do cultivo, você poderá fazer receitas incríveis.
No Brasil, a cenoura é irrigada predominantemente por aspersão. Pode também ser irrigada por sulco e gotejamento. Os sistemas superficiais por faixa e por inundação, mesmo que temporária, não devem ser utilizados em razão da não adequação de solos encharcados à cultura.
Outra fase da lua é o terceiro quarto minguante. Esta fase, observa o técnico, é a ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. São exemplos a cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo.