Os tocotrienois presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Afirma-se que o extrato obtido do urucum também consegue diminuir a proliferação de células cancerígenas, bem como levar à morte celular células de câncer de próstata, pâncreas, fígado e pele, dentre outros tipos de câncer. Em relação aos olhos, por ser rico em carotenoides, o urucum garante melhor saúde aos olhos.
Já para uso caseiro, é da semente do urucum que são extraídas as substâncias ativas e, desta forma, é possível consumi-lo por meio de chás preparados a partir das folhas secas ou frescas, no óleo para a culinária ou como corante na alimentação.
PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO, ANTIOXIDANTE e Mais! Benefícios do Urucum, Como Usar e Dicas
Como preparar o urucum para tomar?
Para fazer o chá de urucum, deve-se ferver 1 litro de água. Após fervida, tirar do fogo e adicionar as folhas ou as sementes, deixando por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
Os sintomas da alergia ao urucum incluem coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária, dor de estômago e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) (confira aqui estudos a respeito: 16, 17).
O urucum serve também para o acabamento de objetos tradicionais, com pontas de flecha e cestos. Alguns indígenas, saindo em viagem pela mata, habitualmente esfregam a tinta de urucum no corpo, ou apenas nas pernas e coxas, para afastar pulgas e outros insetos.
Ele tem propriedades medicinais, dá cor e sabor na comida e faz parte de rituais da cultura indígena", explica. O fruto é uma importante fonte de vitamina E que ajuda a fortalecer o sistema imune e previne doenças como alzheimer. Ele também possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
As pesquisas conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas identificaram que o extrato de urucum diminui a inflamação do fígado podendo auxiliar no tratamento para redução de gordura e no controle de colesterol no corpo.
O uso do urucum em banhos rituais ou em cerimônias de purificação ajuda a eliminar energias negativas e a revitalizar a pessoa espiritualmente. Conexão com as Divindades: O urucum é muitas vezes oferecido às entidades espirituais na Umbanda como uma forma de honrá-las e estabelecer uma conexão mais profunda.
O urucum possui dois corantes principais: a bixina, de coloração vermelha e solúvel em óleo, e a norbixina, também denominada orelhina, éster da bixina, de coloração amarela e solúvel em água.
Cabelos: O óleo de urucum é rico em betacaroteno e ajuda a reestruturar os fios auxiliando na proteção dos raios ultravioleta. o óleo é extraído do fruto do urucuzeiro, aquele de tom avermelhado típico da Amazônia. É ótimo para quem está com os cabelos fracos, pois provoca uma “reforma estrutural” nos fios.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Coloque 10 a 15g de sementes de urucum (1 colher de sopa) em 1 litro de água fervente por 15 minutos. Coe e consuma de 2 a 3 xícaras por dia. Também é possível consumir o Urucum na culinária!
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
As sementes do urucum são revestidas por uma camada pastosa de coloração avermelhada e que, quando maduras, tornam-se secas, duras e de cor escura. Da camada externa das sementes extraímos os pigmentos do urucum, que consistem principalmente de cis-bixina, também denominada alfa-bixina.
O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso. Melhore o tratamento do Refluxo com outros fitoterápicos, vitaminas, minerais e enzimas, bem como dieta específica.
Uma das formas de se aproveitar as propriedades do urucum é ingerindo a iguaria em forma de chá. A bebida pode ser preparada com as folhas ou sementes do fruto, possuindo um modo de preparo diferente em cada um dos casos.
O óleo vegetal de urucum Organo pode ser utilizado de diversas formas, como: Óleo de Massagem: Aplique o óleo vegetal de urucum diretamente na pele do corpo e faça movimentos suaves de massagem. Isso ajuda a promover a hidratação e a nutrição da pele, deixando-a macia e luminosa.
No Brasil, as cultivares de urucum que são mais indicadas para os cultivos comerciais são: Bico-de-Pato, Peruana Paulista, Piave Vermelha e a Peruana Pará.
O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo. Seu aroma é fraco, de floral ou de menta. As partes utilizadas são somente as sementes, inteiras ou moídas.