O corpo humano não produz iodo e os adultos precisam de 140 microgramas por dia. A maioria das pessoas consegue obter estas quantidades apenas através da adoção de uma alimentação equilibrada e variada.
A recomendação diária de iodo para um adulto é de, em média, 0,15 mg (Portaria 33/98, da Anvisa). As gestantes e as nutrizes (mães que amamentam) têm uma necessidade maior - em torno de 0,22 mg por dia.
Pingar 02 gotas em um copo com água, mínimo de 300 ml, tomar 1 x/dia. Ajuda a equilibrar os níveis de iodo no organismo. Participa da síntese de hormônios importantes da tireoide. Favorece o bom funcionamento do metabolismo.
Só se desenvolve toxicidade crônica quando a ingestão é > 1,1 mg/dia. A maioria das pessoas que ingere quantidades excessivas de iodo permanece eutireóideo. Algumas pessoas que ingerem excesso de iodo, em especial aquelas anteriormente deficientes, desenvolvem hipertireoidismo (fenômeno de Jod-Basedow).
IODO - Benefícios, Como Usar, Contra-Indicações, Efeitos na Tieoide, LUGOL e Dicas
O que o excesso de iodo causa?
Como resultado, a tireoide aumenta, formando um bócio. (Um bócio pode se formar quando a tireoide é hipoativa ou hiperativa.) Se as pessoas consumirem quantidades muito grandes de iodo, eles poderão sentir um gosto metálico em sua boca e produzir mais saliva.
A iodoterapia pode provocar efeitos colaterais logo nos primeiros dias, como inchaço, dor nas glândulas salivares, náuseas e dor abdominal. Já em longo prazo ela pode ocasionar o ressecamento da boca e dos olhos.
Tireoidopatias: É a indicação mais clássica e pioneira nas experiências terapêuticas. O iodo é fundamental para o metabolismo da glândula tireoide de forma a manter a homeostasia decorrente da ação dos hormônios.
A iodoterapia utiliza iodo radioativo para tratar o câncer de tireoide, eliminando células neoplásicas, incluindo metástases microscópicas. A iodoterapia é uma técnica terapêutica especializada, frequentemente utilizada no tratamento de algumas condições da tireoide, principalmente o câncer de tireoide.
Quando o organismo já está pronto, é feita a ingestão do iodo radioativo. Assim, as células que estão “com fome de iodo” captam rapidamente as moléculas da substância, levando ao efeito desejado. Todo esse procedimento é feito mediante internação de 24 a 72 horas.
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).
Como saber se estou com falta de iodo no organismo?
Sintomas de deficiência de iodo
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
Olá. Além do fato da suplementação de iodo não ser indicada no hipotireoidismo, o Puran (ou qualquer outro nome comercial que seja composto por Levotiroxina) deve ser tomado em jejum, não podendo ser administrado junto com qualquer outra medicação ou alimentos.
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireóide).
O excesso de iodo pode, muitas vezes, nem causar sintomas. No entanto, em alguns casos, pode afetar a função da tireoide, fazendo com que ela se torne hiperativa e produza hormônios tireoidianos em excesso (hipertireoidismo), particularmente em pessoas que costumavam consumir uma quantidade muito pequena de iodo.
Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.
O iodo é responsável pela síntese dos hormônios tiroidianos. Já a solução de Lugol é o nome dado a combinação de iodo e iodeto de potássio em meio líquido. Este nome foi dado pelo químico francês Jean Lugol cuja função seria remediar as funções da tireoide.
A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular. “O iodo radioativo consegue encontrar as células cancerígenas da tireoide que eventualmente não foram retiradas no tratamento cirúrgico. A tireoide e o câncer de tireoide captam o iodo.
Evite alimentos com alta concentração de iodo (mais de 20 mcg por porção). Qualquer alimento com baixo teor de iodo (menos que 5 mcg por porção) pode ser consumido. A ingestão de alimentos contendo quantidade moderada de iodo (de 5 a 20 mcg por porção) deve ser limitada.
Não existe hoje comercialmente exame para detectar deficiência de Iodo. O teste na urina serve apenas para estudo populacional, mas não para fazer individualmente.
Porque a pessoa que toma iodo tem que ficar isolada?
Após a administração, os pacientes podem precisar ficar em isolamento temporário para evitar a exposição de outras pessoas à radiação. O tempo de isolamento depende da dose recebida e das normas locais de segurança radiológica.
As pílulas de iodo são vendidas sem restrição médica e servem para prevenir o câncer de tireóide causado por iodo radioativo, especialmente em crianças. Elas contêm iodeto de potássio, um sal de iodo estável que é necessário ao corpo humano para produzir hormônios da tireóide, uma glândula que atua no metabolismo.