Teologia da nova Aliança é uma concepção ou visão teológica cristã que considera a pessoa e a obra de Jesus Cristo como o foco central de toda a Bíblia Sagrada e, pois, da História da Humanidade.
Não somos uma igreja tradicional, nem pentecostal, nem neopentecostal, nem contemporânea... Almejamos ser (Visão) - “Igreja bíblica que de modo relevante e contagiante comunique a realidade de ser em Jesus Cristo - Família de Deus”.
A Nova Aliança realizada no Sangue de Jesus Cristo faz com que se derrame a torrente da graça, para alcançar, de acordo com o plano de Deus, todos os homens e mulheres, até o fim dos tempos!
A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.
A doutrina da Aliança, de uma forma resumida, nada mais é do que uma forma de compreendermos de como Deus apresenta suas relações com o ser humano por meio de um representante, um Redentor que cumpre o pacto que Deus fez com o homem.
The Church | Existe diferença entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança? | Prof. Felipe Aquino
Qual a diferença entre a antiga e a nova aliança?
O homem na antiga aliança não contava com os recursos espirituais com os quais nós contamos hoje. É na nova aliança que temos a promessa da justificação para o pecador na base da fé em Jesus Cristo. Quem crê em Jesus Cristo está salvo, está justificado. Justificado e salvo não pelas obras, mas pela fé.
Na teoria da aliança, o acento está na aliança como o elemento articula- dor do que se concebe como um sistema de comunicação. Como vimos, a aliança/casamento inclui o irmão da mãe, sendo, portanto, uma instituição a três, não a dois como se supõe. Há uma mulher e dois homens: um que dá e outro que recebe a mulher.
Com a ceia da Nova Aliança, Jesus confiava a seus apóstolos, e a nós, o testamento espiritual mais importante de sua vida: sua morte pela redenção da humanidade, sua incessante e eficaz presença entre nós, estímulo para a fraternidade, ousadia para denunciar as injustiças e incentivo para evangelizar o mundo inteiro.
Foi fundada pelo casal de evangelizadores norte-americanos Thomas LeDoux Wilkins e Lisa Wilkins, que chegaram a Apucarana em fevereiro daquele mesmo ano com dois filhos. Eles moravam em Orange, na Califórnia, e escolheram o município para formar uma nova igreja e iniciar seu trabalho de evangelização no Brasil.
Temos alguns grandes privilégios que alguns países não têm. Podemos nos reunir, cantar e adorar ao Senhor e também realizar as duas únicas ordenanças que Jesus nos deixou: o Batismo e a Ceia.
A Nova Aliança é a realização espiritual do convênio Abraâmico. Os adeptos acreditam que a Nova Aliança entrou em vigor com o ministério de Jesus, como na Última Ceia , quando Jesus disse em Lucas 22:20 "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós."
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).
Em si mesma uma promessa, a nova aliança se divide em várias outras promessas, as quais podem ser resumidas em duas principais: a que informa sobre o intento de Deus, de pôr as Suas leis na mente das pessoas e inscrevê-las em seu coração, e aquela segundo à qual o Senhor promete esquecer-Se dos pecados dessas mesmas ...
Os cristãos, de modo praticamente geral e pacífico, creem que a Nova Aliança prometida foi instituída na Última Ceia como parte da Ceia do Senhor Jesus Cristo, a qual, no Evangelho de João, inclui o Novo Mandamento (Jo 13:34,35).
A Nova Igreja tem duas doutrinas essenciais. A primeira é que um Deus (como uma pessoa, Jesus) deve ser adorado, e o segundo é a obrigação de viver de acordo com seus mandamentos.
1 Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.
Qual foi a primeira igreja a ser fundada no mundo?
Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.
Segundo especialistas, as igrejas mais antigas conhecidas datam do século 3 da era cristã. O local é uma caverna subterrânea datada do período entre 33 d.C. e 70 d.C. encontrada embaixo da Igreja de São Jorge, na cidade de Rihab, no norte da Jordânia.
Casamento: A aliança de casamento é o que simboliza o matrimônio, a união definitiva entre duas almas. Essa aliança é usada pelo casal e trocada no altar, diante da promessa de amor eterno. A aliança tradicional é dourada, feita em ouro.
Onde está escrito na Bíblia que a lei foi abolida?
(Salmos 138:2). Com respeito à lei de Deus, a lei é santa, é mandamento, é justa e boa, quem o diz, é o ap. Paulo na sua carta aos (Romanos 7:12). Jesus Cristo veio cumprir a lei e ele mesmo disse, que a lei não pode ser anulada, "até que o céu e a terra passem"...
No contexto das relações internacionais, uma aliança é compreendida como um compromisso entre dois ou mais Estados que concordam em colaborar em questões de segurança mútua.
Princípio da aliança. Somos seres sociais e dependemos uns dos outros para conviver de maneira harmoniosa. Por isso, em nosso dia a dia, está sempre presente nossos relacionamentos: família, casamentos, círculos de amizade, escola, trabalho e até mesmo com nossos vizinhos.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.