A heroína é feita da morfina, uma das drogas oriundas da papoila de ópio. Usa-se de forma injectável ou fumada. Efeitos – Injectar a heroína dá um efeito rápido seguido de sensação de paz e sonho. Sente calor, relaxado e sonolência.
Diminuem a capacidade de raciocínio e a velocidade das reações. Traz calma e tranquilidade, sonolência e diminuição dos reflexos. O maior representante deste grupo é a heroína.
Ansiolíticos (acalmam; inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa classificação são os benzodiazepínicos. Ex.: diazepam, lorazepam etc. Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência).
A sensação de relaxamento é principalmente causada por drogas depressoras, como a heroína e o álcool. Analgésicas e hipnóticas, podem levar o indivíduo a dormir com facilidade e tiram dele dores ou incômodos que sentia antes de utilizá-las.
O ecstasy é considerado uma droga recreativa e conta com metilenodioximetanfetamina como princípio ativo. Esse ativo tem o poder de aumentar o estado de euforia, além de trazer sensação de prazer e felicidade ao usuário.
Isso teve consequências diretas na vida sexual do casal. Até que um amigo sugeriu que experimentassem MDMA, uma droga popularmente conhecida como Ecstasy, Michael Douglas, “droga do amor” ou simplesmente MD.
Ela é conhecida como a "droga dos jihadistas" na Síria. Tida como fonte de coragem e artifício para superar medo e dor, a droga captagon tem sido amplamente usada por combatentes que lutam na guerra civil do país. A droga, bastante popular no Oriente Médio, é fabricada em grandes quantidades na Síria e no Líbano.
As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.
O secretário nacional antidrogas, Paulo Uchôa, apresenta neste momento resultado de um levantamento feito em 2002 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrit), que aponta o álcool como a principal droga consumida no País.
Substâncias como cocaína e crack produzem sensações estimulantes que ampliam a sensação de poder e euforia. O problema é que, pouco tempo depois, esses sentimentos diminuem ou cessam, e em seu lugar se instalam o abatimento, tristeza e pensamentos negativos.
Os principais medicamentos para dormir são as drogas “Z”s (zolpidem, que tem várias marcas e modelos conhecidos em todo mercado, a Zopiclona e a eszopiclona). Temos também os benzodiazepínicos que são os medicamentos tarja preta, como o clonazepam, Alprazolam, Midazolam, por exemplo, o famoso “Rivotril”.
Entre as diversas substâncias que podem causar dependência, a heroína é considerada uma das mais difíceis de abandonar. O uso dessa droga altamente viciante resulta na liberação de uma grande quantidade de dopamina no cérebro, o que proporciona uma intensa sensação de prazer e recompensa ao usuário.
Utilizado desde a década de 1980, o alprazolam se mostrou ser uma boa alternativa aos tranquilizantes e barbitúricos do seu tempo. Uma década depois, ele se tornou o primeiro medicamento de sua classe a ser aprovado para o tratamento da síndrome do pânico.
Diforia, tristeza, melancolia, apatia, dificuldade de atenção e concentração, anorexia e insônia. Paranoia, causada por alucinações e insônia. Psicose, caracterizada por alucinações, paranoia, insônia, perda de controle de impulso e desorientação.
Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos.
Barbitúricos: tranquilidade, relaxamento, sensação de calma, euforia, diminuição da tensão arterial e frequência cardíaca. Benzodiazepínicos: ansiedade, tristeza, alucinação ou irritabilidade.
Problemas no relacionamento, pressão no trabalho, traumas psicológicos, abusos e violências são componentes que atuam diretamente na construção desse colapso nervoso.
Outro efeito decorrente do uso de cocaína é a alteração brusca do apetite, e que também pode ser observado no dia a dia do usuário. Quando a pessoa está sob efeito da droga, geralmente não quer comer, e esse efeito pode durar muitas horas.
Ações que podem resultar em alterações fisiológicas como boca seca, dilatação de pupilas, como também alterações cognitivas, como dificuldades na fala, confusão mental, etc. As principais drogas que causam muita sede são o ecstasy e o MDMA, também conhecido como MD.
A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina e é considerada a droga mais viciante de todas. Ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente, e em seguida o desejo por consumo e reviver essas sensações são bem intensos.
Drogas depressoras da atividade mental são aquelas que produzem sonolência, diminuição da ansiedade, sensação de relaxamento, diminuição da velocidade do pensamento e prejuízos da coordenação motora. As drogas depressoras são: álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, opiáceos e inalantes.