A cantora Simaria viveu um drama durante a década passada e enfrentou, por duas vezes, uma tuberculose ganglionar, uma doença infecciosa que ataca órgãos de defesa localizados em diversas partes do corpo.
Na época, Simaria se mudou para São Paulo para realizar seu tratamento. A tuberculose ganglionar pode se tornar sistêmica — ou seja, é capaz de retornar quando a imunidade do paciente abaixa.
Apesar disso, a equipe de Simaria desmentiu essa informação e garantiu que a sertaneja passa bem de saúde. "Simaria está ótima, negociando com a gravadora e fazendo reuniões para definir a data de lançamento do novo projeto". "Cada uma sempre teve a sua casa.
Simaria Mendes, 40 anos, deu detalhes de como foi diagnosticada com tuberculose ganglionar e como isso afetou sua carreira. A cantora foi diagnosticada duas vezes e, em 2018, ficou internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar a doença.
Isso porque a cantora estaria passando por um momento delicado de saúde e precisou ficar mais próxima a familiares para ser observada de perto. Segundo o programa Fofocalizando (SBT), exibido nesta sexta-feira (30), Simaria teria sido diagnosticada com depressão.
Entenda o que é tuberculose ganglionar, doença que afastou Simaria dos palcos | SBT Brasil (18/09/18
Qual cirurgia a Simaria fez?
“Em 2021/ 2022 eu fiz uma lipo. Tá aqui o resultado. Eu amei”, revelou. A cantora havia levantado a dúvida sobre ter feito uma lipoaspiração alguns dias atrás, quando publicou seu “Dia de beleza” nas redes sociais.
Mesmo com os recentes desafios pessoais, a cantora continua sendo uma figura querida e talentosa no cenário musical. Por enquanto, ela tem se focado principalmente em sua recuperação emocional. Simaria continua a receber tratamento para sua depressão.
Além da tuberculose ganglionar, a cantora revelou que quase perdeu os dentes por causa de lentes de contato dentais, comuns hoje em dia no meio artístico. "Meu médico já tinha notado que eu não estava bem por causa de umas lentes (dentais) antigas que eu tinha feito com um profissional que não era bom.
A tuberculose ganglionar é causada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A transmissão é especificamente via aérea, mas diferente do que imaginamos, ocorre mais pelo contato com a pessoa que tem tuberculose, e não com seus objetos.
Simone contou, ainda, que o fim da dupla não aconteceu por causa de brigas, mas por uma decisão da irmã, que quis se dedicar à família. "[Ela] resolveu dar uma pausa, descansar, olhar mais para ela, para os filhos dela.
O que aconteceu com a Simaria depois da separação?
Em 2023, Simaria voltará a compor músicas para projetos digitais. Apesar de estar afastada dos palcos, ela continua compondo e tem publicado fotos sensuais nas redes sociais.
Simaria segue solteira desde agosto de 2021, quando terminou o casamento de 14 anos com o espanhol Vicente Escrig. Desde então, a vida amorosa da cantora tem sido alvo de diversas especulações.
Simaria Mendes não canta desde 2022, quando anunciou a separação da dupla com a irmã, Simone Mendes. A artista disse que trabalha para lançar sua carreira solo, mas é cobrada diariamente para acelerar o passo. Ela explicou que seu foco no momento é a maternidade, e retornará à música apenas quando quiser.
O diagnóstico dos pacientes foi feito através de biópsias ganglionares, pesquisa de BAAR, cultura de Mycobacterium tuberculosis ou por outros critérios.
Cantora explica que está em remissão e ainda passar por alguns exames. Diagnosticada em agosto de 2022 com câncer de intestino, Simony usou suas redes sociais na noite desta quarta-feira (21) para atualizar seu estado de saúde. Após quase um ano se tratando, a cantora entrou em processo de remissão em 2023.
Cinco anos após o diagnóstico, Simaria revelou, em entrevista à revista Quem, que vive em alerta por conta da doença. "Quando tive a tuberculose, em 2018, me mudei para São Paulo, porque a minha saúde necessitava de um hospital bom, eu estava numa situação muito, muito difícil. Eu tive duas tuberculoses no gânglio.
Os dois se separaram em 2021, após 14 anos juntos. O espanhol tentava na Justiça a divisão dos bens da cantora, e ela o acusa de ter furtado R$ 5 milhões. Em junho deste ano, ao ser questionada sobre seu primeiro CD solo, Simaria respondeu apenas com um emoji enigmático, de um macaquinho tapando a boca com as mãos.
Nessa sexta-feira (30/8), repercutiu a notícia de que Simaria estaria passando por um momento muito difícil, após ser diagnosticada com depressão. De acordo com o Fofocalizando, do SBT, a cantora teria passado uma temporada na casa da irmã, Simone Mendes, junto com os filhos, para se recuperar da fase ruim.
Em maio, as cantoras também se envolveram em uma polêmica depois que um áudio de uma discussão das duas nos bastidores de um programa de televisão foi vazado. Simone não queria que Simaria cantasse para não desafinar, devido a uma rouquidão na voz. Porém, a irmã insistiu em cantar, o que gerou tensão entre as duas.
Simaria Mendes não canta desde 2022, quando anunciou a separação da dupla com a irmã, Simone Mendes. A artista disse que trabalha para lançar sua carreira solo, mas é cobrada diariamente para acelerar o passo. Ela explicou que seu foco no momento é a maternidade, e retornará à música apenas quando quiser.
Simone e Simaria anunciaram o fim da dupla em agosto de 2022. Na época, Simaria ficou afastada dos palcos para “cuidar dos filhos e da sua condição vocal”, sendo comunicado emitido na ocasião. A separação ocorreu após meses de especulações sobre supostos conflitos entre as irmãs e após desentendimentos públicos.