Qual a estabilidade da gestante?

Como mencionado anteriormente, todas as trabalhadoras gestantes têm seus direitos previstos na CLT. Sendo assim, qualquer profissional que esteja devidamente contratada dessa forma tem total direito à estabilidade gestante até 5 meses após o parto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que diz a CLT sobre a estabilidade da gestante?

Conforme a lei determina a mulher que deu a luz a uma criança ou que adotou uma criança ou adolescente possui estabilidade de 5 meses após o nascimento ou adoção. Portanto, alguém que descobre uma gestação em abril de 2022, no primeiro mês dela, terá estabilidade durante toda a gravidez.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Qual o tempo de estabilidade após a licença-maternidade?

Juliana Coelho, advogada trabalhista na CMRD Advogados, explica que a legislação garante estabilidade provisória da gestante desde a concepção até cinco meses após o parto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Quanto tempo a grávida tem de estabilidade?

Até que essa lei seja editada, fica vedada a dispensa sem justa causa da gestante, de forma a garantir-lhe uma estabilidade econômica, desde a gravidez até cinco meses após o parto. Para o ministro, o texto constitucional coloca como termo inicial a gravidez.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando a gestante pode ser demitida?

A legislação garante às funcionárias gestantes a estabilidade provisória desde a concepção até 5 meses após o parto. Não há, porém, legislação que torne obrigatório que uma funcionária informe à empresa que está grávida, incluindo nas fases antes da contratação, explica Juliana Coelho, advogada trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

4.2 - Estabilidade da gestante

Quanto tempo após a gravidez pode ser demitido?

É importante destacar que, a licença maternidade tem o período mínimo de 120 dias, e pode ser solicitada até 28 dias antes do parto. Como dito antes, a empregada não pode ser demitida até 5 meses após o parto, somando, a licença maternidade a este período.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Como funciona a estabilidade de uma gestante?

A estabilidade da gestante é garantida pela CLT desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Se, por exemplo, a mulher for contratada em dezembro de 2022 e descobrir que está grávida em fevereiro de 2023, terá estabilidade provisória no trabalho a partir dessa descoberta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profissoes.vagas.com.br

Quando começa a contar a estabilidade da gestante?

A estabilidade da gestante começa na data da concepção da gravidez e vai até o 5º mês após o parto. Ou seja, se a mulher descobre que esta gravida no mês de julho e que está de 4 semanas, o prazo para a estabilidade deve ser contando desde junho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor da estabilidade da gestante?

O valor da multa por demitir a gestante é o equivalente ao período de estabilidade, até 5 meses após o parto, como se ela estivesse desempenhando suas funções normalmente. Portanto, o total da indenização será determinado pelo salário e pelo tempo restante até o término da estabilidade da gestante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quanto tempo depois de voltar de licença-maternidade posso ser demitida?

Não, a colaboradora tem a estabilidade gestacional garantida desde o conhecimento da gravidez até cinco meses após o parto. Como a licença maternidade legal é, em regra, de 120 dias, quando a leitora voltar ao trabalho ainda restará um mês de estabilidade - devendo ser mantida no emprego pelo menos por este período.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em triunfocontabilidade.com.br

Qual é a nova lei da licença maternidade 2024?

120 dias no caso de parto: Este é o período padrão para a licença-maternidade em casos de nascimento de um filho. 120 dias no caso de adoção de menor de idade ou guarda judicial para fins de adoção: As mães que adotam crianças menores de idade também têm direito aos 120 dias de licença-maternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pequenobrilho.com.br

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade maternidade?

Além dos salários, desde o dia da despedida até cinco meses após o parto, devem ser pagos o décimo terceiro, férias com adicional de um terço, FGTS e multa de 40%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Pode dar férias no período de estabilidade?

Não há impedimentos para que se conceda as férias durante o período de estabilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comunidadecontabilbrasil.com

Quanto tempo é a estabilidade após licença-maternidade?

após o parto. Ou seja, após o fim do período de licença-maternidade, que é de 120 dias, a funcionária terá ainda um mês de estabilidade garantida por lei. Caso a trabalhadora tenha descoberto a gravidez durante o aviso prévio, ela ainda assim terá direito ao período de estabilidade, de acordo com o artigo 391 da CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontogo.com.br

Quantos meses a gestante pode se afastar do trabalho?

A licença-maternidade poderá ocorrer a partir do 8º mês da gestação, entre o 28º dia antes da data provável do parto e o dia da ocorrência deste, com duração de 120 dias, sem prejuízo do emprego, dos salários e dos demais benefícios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufrgs.br

O que a empresa pode exigir da gestante?

(Lei nº 9.799 de 26 de maio de 1999, incluída na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho). A gestante, também tem o direito à licença– maternidade de 120 dias com o pagamento do salário integral e benefícios legais a partir do oitavo mês de gestação (LEI nº 10.421 de 15 de abril de 2002, art. 392 da CLT).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nieg.ufv.br

Em que situação uma grávida pode ser demitida?

Assim, de acordo com a CLT, a gestante, quando cometer faltas graves, poderá ser demitida por justa causa. É o caso, por exemplo, da desídia, estampada no art. 482, alínea “e”, da CLT, que trata da ausência injustificada; da realização das atividades com má vontade, desleixo ou preguiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acminas.com.br

Qual a multa por demitir na estabilidade?

Conforme a MP 936/20, a multa deve ser paga da seguinte forma: Redução entre 25% e 50%: indenização correspondente a 50% do salário; Redução entre 50% e 70%: indenização correspondente a 75% do salário; Redução superior a 70%: indenização correspondente a 100% do salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nuredin.adv.br

O que a empresa paga se demitir uma gestante?

A empresa também deve pagar todas as verbas rescisórias, incluindo férias proporcionais e 13º salário proporcional. Se a demissão não respeitou a estabilidade da gestante, você pode ter direito a uma indenização adicional, correspondente ao período da estabilidade não cumprida, ou até mesmo à reintegração ao emprego.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quanto é a indenização por demitir grávida?

A decisão determina que a empresa também deverá pagar salários correspondentes ao período de estabilidade, além dos pagamentos desde o dia da demissão até cinco meses após o parto, décimo terceiro, férias com adicional de um terço, FGTS e multa de 40%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Pode indenizar a estabilidade da gestante?

A gravidez garante direito a estabilidade no emprego ou a uma indenização, no caso de dispensa. As garantias, no entanto, não são válidas caso a trabalhadora recuse oferta de reintegração ao emprego de seu empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.trt2.jus.br

Como fica a estabilidade da gestante com a reforma trabalhista?

Art. 391-A. A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Qual o valor do salário maternidade em 2024?

Para aquelas que estão empregadas, o valor do salário maternidade será exatamente igual ao seu salário atual na empresa. Para empregadas domésticas, o valor será do último salário de contribuição pago pela Previdência Social. Para seguradas especiais, o valor será de um salário-mínimo, que em 2022 foi de R$1.212.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acordocerto.com.br

Tem estabilidade depois das férias?

Quantos dias de estabilidade após as férias? A duração da estabilidade de férias pode variar, uma vez que essa garantia é frequentemente estabelecida por acordos ou convenções coletivas específicas da categoria vinculada à empresa. Entretanto, geralmente, o prazo costuma ser de 30 dias após o retorno das férias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quanto tempo dura a estabilidade?

A estabilidade por concurso público é permanente até a aposentadoria. Já a estabilidade por acidente de trabalho tem duração durante 12 meses após o término do auxílio-doença acidentário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br