A termodinâmica é a área da termologia que analisa os processos de troca de calor, observando as variações da temperatura, da pressão e do volume e como elas interferem nos sistemas físicos. A palavra termodinâmica vem do grego therme que significa calor + dynamis que significa movimento.
Essa palavra tem origem na língua grega e indica a relação entre a energia térmica (therme) e a força mecânica (dynamis). Essa é a área da ciência que estuda os processos de transferência de calor, envolvendo aspectos como a variação da temperatura, da pressão e do volume.
A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de calor, transformações de energia e variações de temperatura.
Um destes cientistas foi Sadi Carnot, considerado hoje o "pai da termodinâmica", que em 1824 publicou "Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo", um discurso sobre o calor, potência e eficiência de máquinas térmicas.
A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
A termodinâmica estuda o intercâmbio de energia entre sistemas macroscópicos, formados por um grande número de partículas, como os gases, fluidos e sólidos, recorrendo à análise de importantes grandezas físicas, como pressão, volume e temperatura.
A Termodinâmica está associada ao estudo de formas de energia e como esta pode ser convertida em outras formas de energia e trabalho. Termodinâmica clássica: Tem seus conceitos focalizados na análise de propriedades macroscópicas do sistema e o estudo da relação entre estas propriedades.
A Termodinâmica surgiu, oficialmente, no início do século XIX, mas já haviam estudos a respeito do assunto antes do século XVIII. Esse ramo da física foi criada durante a Revolução Industrial, com o objetivo de desenvolver máquinas a vapor mais eficientes.
A primeira lei da termodinâmica aplica o princípio de conservação de energia a sistemas em que a transferência de energia para dentro e para fora do sistema se dá pela transferência de calor e pela realização de trabalho.
Qual é o principal objeto de estudo da termodinâmica?
O que é termodinâmica? A termodinâmica é o ramo da física que tem como objeto de estudo as causas e os efeitos nas alterações de temperatura, pressão e volume nos sistemas físicos, particularmente naqueles que ocorrem em escala macroscópica.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A lei zero da Termodinâmica diz que se dois corpos que apresentam a mesma temperatura, estão em contato com um terceiro corpo, então todos terão a mesma temperatura e não haverá troca de calor entre eles, caracterizando o equilíbrio térmico.
A termodinâmica também é aplicada em larga escala nos automóveis. No processo de combustão, há uma grande liberação de calor e energia. Essa energia térmica é aproveitada para realizar o trabalho mecânico.
A lei zero da termodinâmica estuda o equilíbrio térmico entre diferentes corpos. A primeira lei da termodinâmica estuda a conservação de energia em sistemas termodinâmicos. A segunda lei da termodinâmica estuda as máquinas térmicas e a entropia. A terceira lei da termodinâmica estuda o zero absoluto.
Qual o conceito de entropia? Entropia é um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem das partículas de um sistema físico. Em outras palavras, na Física, é uma grandeza que mede o grau de liberdade molecular de um sistema, associado ao número de configurações possíveis com as partículas que ele possui.
Um desses cientistas foi Sadi Carnot, o "pai da termodinâmica", que em 1824 publicou Reflexões sobre a Força Motriz do Fogo, um discurso sobre o calor, potência e eficiência do motor.
O nome vem do grego onde therme significa calor e dynamis significa movimento. De uma forma mais simplificada, a termodinâmica é a área da física que busca explicar os mecanismos de transferência de energia térmica para que estes realizem algum tipo de trabalho.
Termodinâmica é uma ciência que estuda a matéria e os fen ˆomenos que envolvem trabalho, calor e energia em geral. Termodinâmica é a ciência que trata do calor e do trabalho, e daquelas propriedades das substâncias relacionadas ao calor e ao trabalho. Sua base é a observaç ˜ao experimental.
A primeira lei da termodinâmica é, então, uma Lei da Conservação da Energia, podendo ser enunciado: A variação da Energia interna ΔU de um sistema é expressa por meio da diferença entre a quantidade de calor Q trocada com o meio ambiente e o trabalho W realizado durante a transformação.
Sabemos que a Termodinâmica, também denominada de termologia, tem diversas aplicações. Com isso ela consegue descrever tanto situações simples como situações complexas, fazendo uso de uma pequena quantidade de variáveis.
Existem três tipos de sistemas na termodinâmica: aberto, fechado e isolado. Um sistema aberto pode trocar tanto energia quanto matéria com o meio. O exemplo do fogão dado anteriormente seria um sistema aberto, pois o calor e o vapor d'água podem ser perdidos para o ar.
Os seres vivos são sistemas termodinâmicos abertos, ou seja, são capazes de realizar trocas de energia com o meio externo. Outro princípio importante da termodinâmica que define o funcionamento da vida é a ENTROPIA (S).