A perícope de Lucas 16:9-13 apresenta três ensinos de Jesus aos seus discípulos. O primeiro é que façam amigos com o Mamon da injustiça, o segundo, que sejam fiéis e não sejam injustos no uso de Mamon, e o terceiro, que sirvam a Deus e não a Mamon. Este último é o clímax dos dois primeiros.
– Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro.
Com essa parábola aprendemos que a conversão vem por acreditar nas palavras dos profetas e dar ouvidos a elas, não por testemunhar milagres ou ver anjos.
O que o capítulo 16 de Lucas nos ensina sobre o dinheiro?
Nenhum empregado pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro". Como ser, Mamon pode representar tanto o pecado da Ganância ou Avareza, quanto o Anticristo, sendo também considerado um dos sete príncipes do Inferno.
Quando Jesus diz “não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas”, provavelmente está fazendo referência à ideia de que coisas santas, como sacrifícios, não devem ser oferecidas a pessoas que não as valorizariam e as profanariam.
Jesus nunca sugeriu, nem remotamente, que dinheiro em si fosse um mal. No entanto, ele elogiou o ganho através de trabalho produtivo e do investimento, como na famosa Parábola dos Talentos.
Como a nossa maneira de lidar com o dinheiro afeta o nosso relacionamento com o senhor?
A maneira como lidamos com o dinheiro afeta nossa comunhão com o Senhor - Em Lucas 16:11, lemos: "Se, pois, não vos tornastes fieis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiara a verdadeira riqueza?" Nesse versículo, Jesus equipara a maneira de lidarmos com o dinheiro com a qualidade de vida ...
“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes” (Lucas 16,10). Muitas vezes, olhamos para as grandes coisas e achamos que elas são importantes, mas cada coisa é importante, cada momento é importante, cada situação vivida é importante.
Sua inércia, diante daquele homem faminto e desprezado, reflete uma atitude de indiferença, muitas vezes inerente à comunidade humana, habituada a conviver com uma dilacerante realidade social, em que a pobreza, a violência e a injustiça se fazem presentes por toda a parte.
Uma destas parábolas mais interessantes, e talvez a mais chocante, é a registrada em Lucas 16:1-13. Este relato utiliza uma pessoa mundana e corrupta para ensinar aplicações aos discípulos cristãos. "Jesus disse aos seus discípulos: 'O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.
O que significa a parábola do fariseu e do publicano?
A parábola do fariseu e do publicano, em Lucas 18.9-14, é um dos textos bíblicos mais conhecidos no meio cristão. Ele é utilizado, principalmente, para enfatizar a falta de humildade de determinada pessoa.
No versículo, Jesus diz: “E quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Ele está sugerindo que aqueles que escutam suas palavras também devem aplicar suas lições à sua vida. Isso significa que aqueles que escutam a mensagem de Jesus e a compreendem, devem levar esse conhecimento e aplicá-lo às suas vidas.
Quais são as riquezas que hoje nos impede de seguir Jesus?
“Essas são as coisas que nos impedem de fazer parte das ovelhas do rebanho de Jesus”. Somos ovelhas de todas estas coisas: das riquezas, da preguiça, da rigidez, do mundanismo, do clericalismo, de modalidades, de ideologias, de formas de vida. Falta a liberdade. E não se pode seguir Jesus sem liberdade.
“Não se preocupem em acumular riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Guardem, sim, tesouros preciosos no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam! Pois onde estiverem as suas riquezas, lá estará também o seu coração.
Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem.
Fuja do dinheiro fácil: “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios” - Salmos 112:5. O texto sagrado diz que devemos viver do nosso próprio trabalho, ganhando dinheiro honestamente.
2. Economia e frugalidade: A Bíblia nos ensina a evitar o desperdício e a sermos prudentes com nossas finanças. Em Provérbios 13:11, lemos: "O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais". Devemos gastar sabiamente e economizar sempre que possível.
O que Jesus quis dizer com não jogue pérola aos porcos?
O que isso quer dizer? É simples: que jamais devemos entregar uma riqueza nossa a quem não sabe cuidar dela. Nunca devemos dar o que temos em mais alta estima a quem ignora ou não está disposto a compreender tal apreço.
Em Levítico 11:27 e Deuteronómio 23:18, os cães são considerados animais impuros associados ao opróbrio e à humilhação. No contexto cultural do antigo Israel, os cães eram frequentemente vistos como animais necrófagos e impuros que vagueavam pelas ruas.
Na tradição mística judaica, os cães são símbolos do demoníaco. No Zohar, texto central do misticismo judaico, está escrito que o mal no mundo é como um cão feroz em uma longa coleira. 12 “Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezreel; não haverá quem a enterre” (2 Reis 9:10). 13 “Cães me cercam” (Sl 22:16).