Qual a faixa etária que mais usa as redes sociais?
A rede mais usada na faixa de 9 a 12 anos é o TikTok. Já entre os mais velhos, ou seja, de 13 a 17 anos, é o Instagram. Ao avaliar por classe social, Instagram e TikTok estão empatados na classe C (35%) e o Instagram está ligeiramente acima (40%) na comparação com o TikTok (38%).
Dentre as redes sociais incluídas nos questionários (Instagram, Facebook, TikTok, Snapchat, Twitter e WhatsApp), a plataforma mais utilizada pelas crianças de 9 a 12 anos é a rede de vídeos curtos TikTok. Os participantes mais velhos da pesquisa, de 13 a 17 anos, têm o Instagram como principal rede social acessada.
Os países que mais usam redes sociais são Índia, Brasil, Indonésia, Filipinas e África do Sul. Curiosamente, os Estados Unidos ficam bem atrás em relação a essas nações, que têm o maior valor médio de horas utilizado.
Qual a porcentagem de jovens que usam redes sociais?
Cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos são usuários de Internet no Brasil. O número representa 92% desse universo populacional. Dos usuários de Internet, 86% possuem perfis em redes sociais, um recorte de aproximadamente 21 milhões de pessoas.
De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar.
Busca por ajuda emocional e publicidade online — Das crianças e adolescentes de 11 a 17 anos entrevistados pelo estudo, 32% afirmaram ter usado a internet para buscar ajuda para lidar com algo ruim que vivenciaram ou conversar sobre suas emoções.
Qual a faixa etária que mais usa as redes sociais no Brasil?
A participação nas mídias sociais ocorre em altas proporções em todas as faixas etárias, atingindo quase a totalidade dos usuários de Internet de 15 a 17 anos (96%).
O Instagram (ainda) é uma rede de usuários mais jovens (comparativamente ao Facebook). De acordo com o site Statista, mais da metade da população global de usuários do Instagram tem menos de 34 anos. Ele é também o segundo aplicativo preferido (depois do Snapchat) para adolescentes nos EUA.
O Facebook continua sendo a rede social mais popular no Brasil, contando com uma vasta base de usuários. Ele oferece recursos de compartilhamento de fotos, vídeos, atualizações de status e grupos temáticos. Além disso, o Facebook também é amplamente utilizado por empresas para promover seus produtos e serviços.
Dados por região. Consumidores do Nordeste são os que mais compram, proporcionalmente, roupas e acessórios para adultos (77% do total). São seguidos pelas regiões Sul (74%), Centro-Oeste (73%), Sudeste (69%) e Norte (67%).
Estatísticas de Redes Sociais no mundo. Já são 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa 59% da população mundial. Do total de usuários de redes sociais, 54,3% são do gênero masculino e 45,7% são do gênero feminino.
Veja abaixo o ranking com os 13 países que mais passam tempo online: Brasil — 41 anos, 3 meses e 13 dias. Coreia do Sul — 34 anos, 2 meses e 4 dias. Taiwan — 33 anos, 9 meses e 16 dias.
Qual a porcentagem de jovens que usam redes sociais no Brasil?
Cerca de 86% dos usuários de internet de 9 a 17 anos no Brasil possuem perfil em rede social, e os aplicativos mais usados por esses jovens são Instagram e TikTok.
E enquanto o uso do Facebook vem caindo com o passar dos anos e quanto menor é a idade do internauta, Instagram e TikTok se mostram as redes sociais preferidas das crianças e adolescentes brasileiras: 64% e 60%, respectivamente, possuem perfis nesses dois aplicativos.
Público-alvo diz respeito a um grupo específico de pessoas, ou empresas, com maiores chances de se interessar pelo produto e/ou serviço que você tem a oferecer. É considerado por muitos como a representação social, demográfica e econômica de quem tem grandes chances de se tornar seu cliente.
Proporcionalmente, a o grupo etário com 60 anos ou mais é o que menos acessa à Internet mas, de 2019 para 2021, o percentual de utilização dos idosos foi o que mais aumentou: de 44,8% para 57,5%, alta de 12,7 pontos percentuais, superando, pela primeira vez, os 50%.
No mais, referida pesquisa mencionou que 53% dos jovens de 13 a 17 anos procuram os preços e variedades online antes de fazer suas compras, sendo que Vídeo Games, Livros e Vestuário são os produtos mais comuns comprados no meio virtual pelos adolescentes.
Por que os adolescentes se sentem tão atraídos pela internet?
Os atuais adolescentes têm se mostrado bastante diferentes dos das antigas gerações. Vários são os motivos que podem explicar as peculiaridades dessa “leva”, mas principalmente o fato de que eles cresceram rodeados por computadores, controles remotos, vídeo games, celulares e outras inúmeras inovações tecnológicas.
O tópico de pesquisa online mais popular para crianças no mundo é “vídeo”, com uma participação de 17,25% nas buscas (isso inclui consultas relacionadas a conteúdo, serviços de streaming como Netflix, YouTube e youtubers, blogs, séries e filmes). Vídeo (17,25%); Tradutor Online (13,58%); Comunicação Online (9,88%);
A pesquisa, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), também aponta que as atividades preferidas dos jovens são ouvir música (80%) e assistir conteúdo em streaming (84%).
Aproximadamente 85% das crianças de 10 a 13 anos acessaram a internet no Brasil em 2022. Esse acesso cresce continuamente com o avanço das faixas de idade, chegando a mais de 96% dos adultos de 20 a 29 anos, mas diminui um pouco no patamar dos 50 anos.