O 5º setênio é marcado pelo período dos 28 aos 35 anos. As emoções já não nos assolam tanto com atos impulsivos, como no setênio anterior, representado pelo arquétipo do centauro. Nesse setênio, o centauro se transforma em um cavaleiro, comandando mais as rédeas de suas emoções.
6° Setênio – 35 a 42 anos – FASE CONSCIENTE: desenvolvimento de habilidades sociais e a consolidação do lugar. Fase bem objetiva e de maior interiorização. Desenvolver a autocrítica ajuda a ser mais paciente com os erros alheios. Impor limites é um desafio importante dessa fase.
O nome desse tempo sagrado de três anos remete à encarnação do Cristo em Jesus. Ele viveu exemplarmente o arquétipo do Vir-a-Ser do Ser Humano. E nós, assim como ele, no nosso tamanho e à nossa maneira, também vamos vivenciar o nosso nascimento solar na biografia, nesses referidos três anos. É uma lei espiritual.
Como Steiner dividiu as fases do desenvolvimento humano?
Para Steiner, a vida é dividida em três fases de amadurecimento: biológico (até 21 anos), psicológico (21 a 42 anos) e espiritual (acima de 42 anos) e cada uma contém três setênios, totalizando nove.
“Quem sou eu?” “Quais são as minhas potencialidades, meus valores e limites?” Aparece aqui a chamada crise de autenticidade, na qual o indivíduo sente a necessidade de ser autêntico em relação a si mesmo e não viver mais em função dos papéis estabelecidos por outros, além da necessidade de maior liberdade física, ...
A VIDA DOS 35 AOS 42 ANOS - SEXTO SETÊNIO (CICLOS DA VIDA)
O que é crise reflexa?
Crises epilépticas reflexas são aquelas desencadeadas por estímulos aferentes específicos. O seu reconhecimento pode ajudar na compreensão dos mecanismos patológicos das epilepsias.
A crise dos 30 anos acontece a partir da percepção de que agora se é adulto de verdade. Assim, a pessoa que está nessa crise pode ficar angustiada por não ter mais o tempo que tinha antes, por ter que tomar decisões mais sérias e não poder voltar para o tempo que passou.
Vamos refletir sobre elas? As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.
O conceito, criado pelo filósofo Rudolf Steiner, conclui que sete anos é o tempo que levamos para absorver todos os aprendizados de uma fase da vida, e assim enfrentarmos os desafios que podem surgir no ciclo seguinte.
É nesta fase que o mundo externo aparece e, se descobre como se manifestar nesse mundo. Esquematizando de forma gráfica este movimento, há forças entrando e forças saindo. A característica desse setênio é a troca. A mulher começa a menstruar e o homem se torna fértil.
O primeiro setênio, composto pelos primeiros sete anos de vida da criança, é decisivo para a construção da identidade do ser humano, considerando todas suas dimensões (física, mental, moral, espiritual) e se constituindo, então, como a base da educação humana.
A teoria dos Setênios faz parte da Antroposofia, uma linha de pensamento criada pelo filósofo Austríaco Rudolff Steiner. Esta linha entende que existe uma espécie de “pedagogia de viver”, que, segundo Steiner, abrange vários setores da vida, como a educação, a saúde, a agronomia, entre outros.
É uma etapa em que se busca reconhecer seus limites, a estabilização da vitalidade, relação entre ser e ter. É só a partir dos 42 anos, que começa a fase de maturidade do ser, da busca do equilíbrio entre o espiritual e o terreno.
- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho.
A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.
A melhor fase, do ponto de vista da maioria das pessoas, é a juventude. Isso porque a adolescência, que é uma fase de transição para a vida adulta, costuma ser um período de bastante intensidade emocional e, principalmente social. Porém, você pode viver plenamente em qualquer faixa etária que esteja atualmente.
Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos. Juventude – dos 15 aos 24 anos.
A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.
A crise dos 30 anos de idade é um fenômeno comum que muitas pessoas experimentam quando atingem essa fase. Contudo, é um período de transição que pode levar a uma série de mudanças em sua vida, tanto em termos de carreira, relacionamentos e auto-identidade.
Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional. Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).
O que acontece com os homens a partir dos 30 anos?
Para os homens, os níveis de testosterona diminuem quanto mais envelhece. Isto pode provocar algumas alterações não desejadas como o aumento de peso (especialmente na zona abdominal), dificuldade em ganhar e manter a massa muscular, humor depressivo e disfunção eréctil.