Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
Que figura de linguagem está presente nesse diálogo entre mãe e filho?
Resposta: A figura presente é a Litote, a qual é utilizada para suavizar o discurso. Parecida com o Eufemismo, a Litote atenua a ideia por meio de uma negação. Assim, em vez de a mãe dizer que estava chateada ou decepcionada, disse que não estava satisfeita.
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais.
O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.
Na frase III, "Tinha um olhar doce como o mel", a expressão "olhar doce como o mel" é uma metáfora que sugere que o olhar da pessoa é muito agradável e cativante.
A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Veja o exemplo: Julia tinha um cheiro doce característico.
Uma das figuras de linguagem mais conhecidas é a metáfora. Ela é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita.
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som. A seguir, você confere o conceito e a classificação de cada uma delas.
A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. O exagero é o que caracteriza a hipérbole.
Qual figura de linguagem está presente nesse diálogo entre mãe e filho?
Explicação: A figura presente é a Litote, a qual é utilizada para suavizar o discurso. Parecida com o Eufemismo, a Litote atenua a ideia por meio de uma negação.
Qual figura de linguagem pode ser encontrada quando pensamos na imagem?
2. A figura de linguagem que pode ser encontrada quando se pensa na imagem da mãe escravizada é a metáfora. 3. O autor teria escolhido essa pontuação porque ela expressa as emoções, os sentimentos.
Aqui estão alguns exemplos clássicos de hipérbole: Eu estou congelando de frio. Eu estou derretendo de calor. Eu já falei um milhão de vezes para ela não fazer isso (é claro que a pessoa não falou um milhão de vezes de fato, mas a expressão remete à ideia de muitas vezes).
No caso da metonímia, não ocorre comparação, mas sim uma substituição de um termo por outro relacionado: Comprei um Cézanne. Nesse exemplo, houve a substituição do autor pela obra. Assim, o enunciador quer dizer que comprou uma tela de Paul Cézanne (1839-1906), e não que comprou o pintor francês.
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.