Uma curva-padrão é utilizada para determinar quantitativamente uma propriedade de uma amostra desconhecida a partir de uma amostra com a mesma propriedade conhecida. Por exemplo, é comum determinar a concentração de proteínas em uma amostra a partir de um método colorimétrico, o ensaio de Bradford.
A curva-padrão corresponde à relação gráfica entre os valores de absorbância (A) e os de concentração. Com base na análise gráfica é possível verificar a linearidade da reação e calcular um fator de conversão de valores de absorbância em concentração.
A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) é uma ferramenta que demonstra, em formato gráfico, a capacidade de produção de um determinado produto. Este recurso pode ser utilizado, inclusive, para comparar o desempenho de dois produtos diferentes.
O que é a curva ABC? A curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).
A Curva de Valor é uma ferramenta de gestão muito prática e fácil de usar. Ela permite fazer comparações entre concorrentes dentro de um mesmo mercado, analisando aspectos nos quais as empresas se destacam ou ficam para trás em relação aos seus competidores.
Além de controlar a erosão, elas podem segurar parte da superfície do solo. Quando não se tem a curva de nível, com a chegada da chuva toda parte fértil, a camada superficial do solo, é arrastada pela água.
As curvas de nível são classificadas em padrão, intermediária e mestra. São utilizadas para a confecção dos mapas ou cartas topográficas. Auxiliam, ainda, na produção do perfil topográfico de um terreno.
Qual é o principal objetivo de uma curva de nível em um mapa topográfico e como ela ajuda na representação de terrenos em três dimensões?
Quando combinadas, elas ajudam a verificar os níveis de altitude de um terreno ou qualquer irregularidade em sua superfície. Através destes pontos georreferenciados, a curva de nível fornece uma visão tridimensional que também representa o perfil topográfico da área de interesse.
Assim, o que é conhecido como curva de calibração ou curva analítica se constitui para a norma em um conjunto de operações que representam a verificação da manutenção da calibração do instrumento entre períodos de calibração, que é denominado de qualifica- ção instrumental ou conformidade do sistema quando o ...
A reação de amplificação em tempo real, uma variante da reação de PCR convencional, representa grande avanço nos métodos moleculares de auxílio diagnóstico, particularmente por facilitar sobremaneira as tarefas de quantificação da expressão gênica em determinado tecido ou amostra biológica.
A curva normal, que expressa matemática e geometricamente a distribuição normal de freqüências, é uma curva sui generis, que apresenta umas tantas propriedades que a tornam particularmente útil no estudo das probabilidades, especialmente em Estatística, que afinal não é mais do que a teoria das probabilidades aplicada ...
O branco mede a resposta instrumental do procedimento analítico para impurezas ou espécies interferentes nos reagentes. Os brancos indicam a interferência de outras espécies na amostra e os traços de analito encontrados nos reagentes usados na preservação, preparação e análise.
Como o espectrofotômetro funciona? Uma amostra é colocada dentro do espectrofotômetro. Há uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores, ou melhor, comprimentos de onda individuais. Uma fenda ajustável permite apenas um comprimento de onda específico através da solução de amostra.
Qual o principal equipamento utilizado para a determinação das curvas de nível?
Tradicionalmente, as curvas de nível eram obtidas através da medição manual dos pontos do terreno com o auxílio de equipamentos como nivelador e estaquimetro. Com o avanço da tecnologia, essa medição passou a ser feita com a ajuda de drones.
Qual a importância de se estabelecer uma curva padrão?
Uma curva-padrão é utilizada para determinar quantitativamente uma propriedade de uma amostra desconhecida a partir de uma amostra com a mesma propriedade conhecida. Por exemplo, é comum determinar a concentração de proteínas em uma amostra a partir de um método colorimétrico, o ensaio de Bradford.
As curvas de nível são utilizadas para mapear e estruturar as áreas de um terreno com maior precisão. Para isso, fornecem informações importantes sobre o relevo, seu desnivelamento, altitudes e declividade do local.
A marcação “na curva” projeta o valor de um título até o seu vencimento, e se baseia na expectativa de retorno do título, conforme a curva de juros atual. Em contrapartida, a marcação “a mercado” ajusta o valor do título conforme oscila a cotação negociada no momento.
Na prática, a curva de valor pode ser representada por meio de uma planilha no Excel. Preencha as colunas com atributos buscados pelos clientes na procura por um produto ou serviço, por exemplo: preço, localização, inovação, personalização, atendimento, entre outros. Nas linhas, coloque uma escala de pontuação.