A FDS é um documento que fornece informações sobre vários aspectos da substância ou mistura quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente.
A FDS, ou Ficha com Dados de Segurança é o nome do documento requerido no ambiente de trabalho que tem como objetivo comunicar ao trabalhador os perigos relacionados aos produtos químicos bem como informações importantes de armazenamento, incompatibilidades, medidas de primeiros socorros, meios de extinção recomendados ...
Ou seja, para todo produto químico classificado como perigoso ou cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos à segurança e saúde dos trabalhadores a FDS é obrigatória.
A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), é um documento que fornece informações sobre aspectos dos produtos químicos quanto a proteção, segurança, saúde, e meio ambiente, como por exemplo, a classificação de perigo, as medidas apropriadas para o manuseio seguro, os meios de extinção ...
A Ficha de Dados de Segurança (FDS) é a mesma coisa que a FISPQ: uma ficha de segurança anexada a produtos considerados perigosos que alerta quanto a seus riscos e orienta as precauções a serem tomadas durante seu manuseio e transporte.
A nova versão da norma ABNT NBR 14725:2023 é apresentada em um único documento, constituído de sete Seções e dezessete anexos, o que permite uma abordagem mais abrangente e organizada sobre as informações relacionadas à classificação, à rotulagem e à elaboração das FDS de produtos químicos.
A sigla FDS significa Ficha de Dados de Segurança. É um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725 2023, em substituição à antiga FISPQ (NBR 14725-4).
A FDS deve ser elaborada para todas as substâncias e misturas que satisfaçam os critérios de classificação harmonizados da Seção 5 desta Norma, relativos a qualquer classe de perigo físico, à saúde humana ou ao meio ambiente.
Entre as principais informações presentes na FDS, podemos destacar: Propriedades físicas e químicas da substância; Medidas de precaução; Primeiros socorros em caso de acidentes.
Resolvida a questão do sentido das expressões, oportuno é acrescentar, quanto a eventuais dúvidas acerca do hífen, que final de semana, por não constituir expressão consagrada com significado próprio, não traz em si motivo para emprego do hífen. Escreve-se, portanto, final de semana.
O objetivo é a finalidade de um projeto, representado pela descrição concreta de onde se quer chegar ou o que quer alcançar, sendo uma ideia estratégica mais abrangente e de longa duração.
O objetivo geral demonstra a mudança na realidade que o projeto pretende contribuir, ou seja, visa dar resposta ao principal problema apontado pela comunidade.
A Ficha com Dados de Segurança (FDS) é um meio eficaz para a comunicação de perigos de substâncias e misturas, existentes nos locais de trabalho. Além disso, informações sobre incompatibilidades, armazenamento, medidas de primeiros socorros, prevenção de incêndios, entre outras, fazem parte do documento.
No dia 3 de julho de 2023, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a tão esperada atualização da Norma NBR 14725, substituindo a antiga FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) pela FDS (Ficha de Dados de Segurança).
Pictogramas são representações gráficas simples de objetos ou conceitos que são utilizadas para transmitir informações. Os pictogramas de perigo são imagens existentes num rótulo que contém um símbolo de aviso e cores específicas padronizadas.
Por que a FISPQ mudou para FDS? O objetivo da mudança da sigla FISPQ para FDS é equipará-la a outras nomenclaturas internacionais como, por exemplo, Safety Data Sheet (SDS) e Fiche de Données de Sécurité (FDS). Detalhe: a mudança de nome implica na atualização na nomenclatura de todas as FISPQs já existentes.
Resumindo, para todo produto químico classificado como perigoso ou cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores a FISPQ é obrigatória.
A FISPQ em inglês, nada mais é do que a Ficha de Informações de Produtos Químicos, elaborada de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 14725, mas emitida no idioma inglês. A SDS, ou Safety Data Sheet, é o nome do documento em inglês, que pode ser baseado em diferentes regulamentações, dependendo do país ou região.
O preenchimento das 16 seções da FDS deve ser feito de acordo com as recomendações e requisitos do anexo A da norma, que fornece uma lista de subtítulos principais a serem utilizados, podendo incluir subtítulos adicionais.
Entre as principais mudanças trazidas pela versão que foi ao ar em 03 de julho de 2023, estão: as alterações na FISPQ – Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (que passa a ser chamada de Ficha com Dados de Segurança – FDS); novas regras para classificações de produtos e rotulagens.