Os resultados de exames laboratoriais fornecem informações que podem ser utilizadas para fins de diagnóstico e prognóstico, prevenção para inúmeras doenças, definição de tratamentos, evitando até mesmo a necessidade de procedimentos mais invasivos, quando os resultados são interpretados de forma correta.
Por meio de investigações no sangue é possível diagnosticar desde problemas comum até doenças mais graves. Por isso, a coleta de sangue é um procedimento comum e realizado com bastante frequência em laboratórios de análises clínicas, hospitais e outros ambientes médicos.
Os exames laboratoriais são grandes aliados na manutenção de uma boa qualidade de vida. Eles são utilizados para checar a saúde de forma rotineira, investigar e monitorar doenças e acompanhar fases importantes como a gestação.
Os exames de rotina servem para avaliar o estado geral de saúde e ainda permitem que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso nos tratamentos.
As principais funções de um posto de coleta são: atendimento e orien- tação de pacientes para a coleta necessária aos diversos tipos de procedi- mentos, identificação e recebimento de materiais biológicos, a dessoração de sangue e o armazenamento adequado de todos os fluidos biológicos para posterior transporte, ...
SAIBA TUDO SOBRE TUBOS DE COLETA: CORES E SEQUÊNCIA CORRETA
O que o setor de coleta faz?
Os setores de coleta e triagem são setores do laboratórios de análises clínicas que demandam muita atenção. Considerando que a maioria dos exames são feitos a partir de uma amostra de sangue venoso, os profissionais devem conhecer as técnicas de coleta e triagem para que ela não seja alterada.
Coleta Seletiva. A Coleta Seletiva teve início nos anos 90 por meio da implantação do Projeto Adote uma Escola e recebeu significativa ampliação nos anos de 2000. ...
Os resultados de exames laboratoriais fornecem informações que podem ser utilizadas para fins de diagnóstico e prognóstico, prevenção para inúmeras doenças, definição de tratamentos, evitando até mesmo a necessidade de procedimentos mais invasivos, quando os resultados são interpretados de forma correta.
Também chamados de check-up médico, os exames clínicos, de imagem e laboratoriais têm o objetivo de avaliar o estado geral de saúde de um paciente e diagnosticar precocemente doenças que ainda não manifestaram sintomas.
O que é o exame hemograma? Também chamado de hemograma completo, o hemograma avalia os três tipos de células que compõem o sangue: os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio para o corpo; os glóbulos brancos, que servem para a defesa do organismo; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. E é este pensamento que Adalto Carvalho leva a cada vez que pratica o ato.
Na área de saúde diagnóstica, auxiliares de coleta de sangue possuem funções essenciais nos processos laboratoriais e de análises, pois além de serem os primeiros responsáveis para à excelência dos resultados, são também quem identificam possíveis riscos e prestam a devida assistência ao paciente, de forma segura e ...
As análises clínicas compreendem uma extensa gama de exames laboratoriais que desempenham um papel fundamental na investigação, no diagnóstico, no acompanhamento e no monitoramento de diversas condições de saúde.
O exame de sangue é o termo popularmente utilizado para se referir a qualquer análise realizada a partir do nosso sangue. Esses testes são solicitados por médicos para avaliar o estado geral de saúde do paciente e possibilitar a detecção precoce de diversas doenças.
OBJETIVO: A coleta de sangue arterial (gasometria) tem por objetivo revelar valores: de potencial de hidrogênio (pH) sanguíneo, da pressão parcial de gás carbônico (PaCO2 ou pCO2), da pressão parcial de oxigênio (PaO2), de íon Bicarbonato (HCO3) e da saturação da Oxi-hemoglobina.
O que são exames laboratoriais? Os exames são realizados em laboratório, a partir da coleta de materiais como sangue, tecidos e secreções. Esses e outros possíveis materiais são utilizados para testagens que contribuem para o diagnóstico e o raciocínio médico em diversas situações.
Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.
Detectar precocemente condições de saúde ou doenças potencialmente fatais; Aumentar as chances de tratamento e cura; Limitar o risco de complicações monitorando de perto as condições existentes; Aumentar a expectativa de vida e melhorar a saúde.
Os exames de rotina são fundamentais para ter saúde, bem-estar e qualidade de vida. É por meio destes exames que o médico pode diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando as chances de cura com um tratamento rápido e adequado.
A realização de exames médicos periódicos tem como objetivo, prioritariamente, a preservação da saúde dos servidores, em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais ou profissionais.
Tecnicamente chamada de amostragem a coleta de amostra é um processo de extrema importância, nessa etapa se inicia a amostra propriamente dita, sendo que a confiabilidade dos resultados depende inteiramente dessa etapa.
Aprender sobre os principais dispositivos utilizados para a punção venosa; Praticar as principais técnicas de punção venosa; Realizar triagem do material biológico coletado.
Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para a saúde e se há alguma alteração no organismo do indivíduo.
A amostragem intencional, também conhecida como amostragem discricionária ou amostragem experimental; é usada para ajudar a responder à principal questão de uma investigação.