A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
Quais são as principais características do gênero textual propaganda?
O anúncio publicitário é um gênero textual baseado na persuasão de um público-alvo específico para a divulgação de produtos, ideias e serviços em geral. Fundamentalmente, é construído por meio de uma linguagem clara, objetiva e criativa para causar desejo ou algum tipo de comoção no público a que se destina.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Define-se como propaganda toda comunicação que tem por finalidade propagar uma ideia, uma crença ou um produto, sem que, necessariamente, haja um interesse comercial.
Com isso, a Propaganda busca persuadir e mobilizar as pessoas, muitas vezes com o objetivo de promover mudanças sociais, políticas ou comportamentais. Apesar das diferenças conceituais, ambas têm o objetivo de comunicar uma mensagem persuasiva para influenciar e cativar o público.
O anúncio publicitário é um texto persuasivo, de linguagem de direta, que utiliza recursos criativos para conquistar seu público. Ele pode ser dividido em verbal, não verbal e misto. Sua estrutura consiste em: título, corpo do texto e convite à ação.
Qual a finalidade do gênero textual anúncio publicitário?
Anúncio publicitário é um gênero textual que serve para divulgar produtos, serviços e empresas para determinado público-alvo, estimulando-o a realizar uma ação. Escrita em linguagem persuasiva, a peça pode ser divulgada em diversos meios, como sites, redes sociais, jornais e revistas.
Quando se trata de promover sua empresa, produtos ou serviços, a qualidade das imagens é um fator decisivo para atrair a atenção e o interesse do seu público-alvo. Muitas pessoas são visualmente orientadas, e fotografias bem produzidas tem o poder de transmitir emoções, contar histórias e criar conexões profundas.
Ela pode ter diferentes objetivos: prestar contas, informar a população, divulgar eventos e campanhas, conscientizar sobre uma causa ou sustentar a imagem do governo.
Qual a função de linguagem predominante na propaganda?
Por isso, pode-se dizer que toda publicidade tem algo de função conativa. A função conativa está presente na maioria das vezes em que se tenta persuadir alguém de algo, como a propaganda, que pode pos- suir alguns traços da função poética e da re- ferencial, mas a predominante é a conativa.
Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina.
O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento. Para que seja eficiente, a Publicidade precisa estar alinhada às demandas do mercado e do público-alvo e, por isso, deve ser direcionada por um planejamento estratégico.
A propaganda atua na esfera do imaginário. É um elemento fundamental de persuasão e sedução. Como está lidando com o imaginário, ela vende não só o produto, mas aquilo que ele significa ou representa levando em conta o momento social, histórico e as vivências do sujeito.
Dessa forma, os gêneros textuais são utilizados nas práticas sociais do dia a dia. Por meio deles, atingimos variados objetivos de comunicação verbal ou não verbal, escrita ou oral. Em sua estruturação, utilizamos os tipos textuais para narrar, descrever, ordenar ou pedir, informar ou defender nossas ideias.
Resposta. Finalidade de Gênero significa: Gênero descritivo,que propõe-se a apresentar conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento. Exemplo : se você estiver trabalhando com o seguinte texto instrucional:uma receita..
O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.