Indicadores são ferramentas de medição utilizadas para avaliar e quantificar o desempenho de diversos aspectos dentro de uma organização, projeto ou iniciativa.
Para Mitchell (2004), indicador é uma ferramenta que permite a obtenção de informações sobre uma realidade, tendo como característica principal a de poder sintetizar diversas informações, retendo apenas o significado essencial dos aspectos analisados.
O que é um indicador? Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e/ou impondo ações.
Os indicadores são instrumentos de medição que fornecem informações sobre o resultado da execução da estratégia, comunicando o alcance das metas e sinalizando a necessidade de ações corretivas sendo, por- tanto, um teste permanente da validade da estratégia.
“O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”.
Qual é o objetivo de um indicador? Os indicadores possuem múltiplos objetivos, podendo ser utilizados para indicar, demonstrar, ordenar, medir ou comparar informações.
Quais as possíveis finalidades do uso de indicadores?
Indicadores são instrumentos para o monitoramento de metas. Toda organização estabelece objetivos que deseja alcançar em um período determinado. Deste modo, ajudam a rastrear o progresso em direção a esses objetivos, mostrando onde a empresa está e quanto ainda precisa avançar.
Avaliação de eficiência e eficácia: Os indicadores permitem avaliar tanto a eficiência (fazer as coisas da maneira certa) quanto a eficácia (fazer as coisas certas). Eles ajudam a determinar se os recursos estão sendo utilizados da melhor forma possível para alcançar os resultados desejados.
Os indicadores possibilitam conhecer verdadeiramente a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades, escolher os beneficiados, identificar os objetivos e traduzi-los em metas e, assim, melhor acompanhar o andamento dos trabalhos, avaliar os processos, adotar os redirecionamentos necessários e verificar ...
Indicador: instrumento para indicação visual da quantidade medida e eventualmente enviada por um transmissor. Todo instrumento indicador possui uma faixa de indicação. Em indicadores analógicos pode-se denominar esta por faixa de escala.
Indicador de Eficiência. Ideal para identificar desperdícios e melhorar a produtividade, o Indicador de Eficiência permite entender quais recursos serão necessários para a produção de um item. ...
Qual o princípio de funcionamento de um indicador?
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Os indicadores de desempenho organizacional são dados medidos de acordo com a necessidade e a singularidade das corporações. Seu objetivo é mensurar se ela está sendo rentável, se há qualidade na gestão ou se é preciso rever suas estratégias para conquistar os resultados almejados.
Um indicador deve ser significante ao que está sendo medido e manter essa significância ao longo do tempo. Indicadores devem ter origem em fontes confiáveis, que utilizem metodologias reconhecidas e transparentes de coleta, processamento e divulgação. Os dados básicos para seu cômputo devem ser de fácil obtenção.
Quais são as principais vantagens de se utilizar indicadores?
Possibilita a comparação de dados ou informações, o que, na prática, colabora para o desenho de estratégias e/ou tarefas eficazes. De forma geral, contribui para que a empresa cresça de forma sólida e estratégica; Permite que a organização conheça melhor sua realidade e aja de maneira estratégica com base nisso.
Os indicadores de projetos (ou KPIs) são ferramentas utilizadas no gerenciamento para medir a performance de projetos. Estes indicadores permitem acompanhar, avaliar e controlar métricas precisas de desempenho. Em outras palavras, os indicadores servem para entender se um projeto está caminhando bem ou mal.
Ou seja, os indicadores permitem rastrear e seguir o andamento do fluxo de trabalho, em diferentes áreas, coletando informações relevantes e disponibilizando-as de forma acessível.
Qual é a importância dos indicadores para a sociedade?
Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação ...
Em essência, os indicadores têm a missão de comunicar, de forma simples e por meio da quantificação, os resultados diretos de determinado processo ou operação. A partir deles, o gestor tem segurança na avaliação de atividades e mais agilidade para empreender os eventuais ajustes que se fizerem necessários.
Qual a importância dos indicadores para a empresa?
Mas, para começar, você sabe qual a importância dos indicadores? Eles são uma ferramenta de gestão que auxiliam os gestores a acompanhar resultados, analisar desempenhos e a entender se a empresa está caminhando ao encontro (de) seus objetivos estratégicos.
Com bons indicadores, é possível monitorar fatores críticos do planejamento estratégico definido. Dessa forma, torna-se possível identificar e intervir em fraquezas ou ameaças que ponham em risco a sua execução.
Indicadores são ferramentas de medição utilizadas para avaliar e quantificar o desempenho de diversos aspectos dentro de uma organização, projeto ou iniciativa.
De maneira resumida, podemos afirmar que um Indicador é um valor quantitativo que possibilita a empresa medir o que está sendo executado e gerenciá-la de forma adequada para o atingimento das metas.
Indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).