Tendo sua elaboração obrigatória a partir de 01.01.2004 (data fixada pela IN INSS/DC 96/2003) o PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.
Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa, que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.
Qual é a finalidade do projeto político-pedagógico?
Ele serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos. Quando feito de forma colaborativa e engajada, o PPP pode ajudar a melhorar índices educacionais de uma escola, como a taxa de evasão e reprovação.
Promover a conscientização da melhoria do nível de aprendizagem das crianças, visando o desenvolvimento das potencialidades, o fortalecimento do relacionamento da comunidade com a escola e a convivência democrática.
Uma das principais características do PPP é que o documento precisa refletir a realidade da escola. Por isso, é preciso olhar para o panorama atual da instituição a cada avaliação para entender se ajustes serão necessários para atender a situação atual.
O PPP é um documento fundamental para a concessão da aposentadoria especial, destinada aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde durante a sua vida laboral. Ao solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deve apresentar o PPP para comprovar as atividades exercidas e a exposição a agentes nocivos.
Em relação aos trabalhadores, o PPP é uma ferramenta importante para comprovar as condições de trabalho a que foram expostos e para pleitear benefícios previdenciários. Além disso, o documento também pode ser utilizado para orientar o trabalhador sobre as medidas de proteção que devem ser adotadas para evitar riscos.
82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.
Quais são os três eixos indispensáveis na proposta do PPP?
Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. De início é preciso analisar o contexto em que a instituição está inserida, isto é a delimitação da situação atual, e para tal análise nos amparamos nos estudos.
Sua função é orientar as intencionalidades educativas da instituição de ensino de acordo com as necessidades e as expectativas da comunidade em que está inserida.
Qual a importância do Projeto Político Pedagógico? O Projeto Político Pedagógico é imprescindível para a realização das atividades e do crescimento da instituição de ensino, pois é um documento que estabelece não apenas o que deve ser realizado, mas como isso precisa ser feito.
Unicidade da teoria e da prática; • Ação consciente e organizada; Participação efetiva da comunidade escolar e trabalho coletivo; Articulação da escola, da família e da comunidade.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um conjunto de propostas educacionais (projeto) para formar cidadãos ativos na construção da sociedade (político), definindo, para isso, métodos, recursos e estratégias pedagógicas (pedagógico).
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 12, 13 e 14, atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos.
O que são? As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa, entre o governo e uma empresa da iniciativa privada.
O PPP é uma ferramenta que vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição.
Para a construção do projeto pedagógico é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico.
A escola deve ser produtora de conhecimento ao facilitar que cada indivíduo reconstrua conscientemente seu pensamento e sua ação por meio de reflexões sobre a própria experiência, dentro de uma sociedade em que os serviços estão vinculados à imaterialidade do trabalho e das relações entre todos.
O projeto político pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.
Com base nele, foi definido que o PPP seria construído sobre três bases: a Educação popular, para estimular o protagonismo e a participação política; a Educação ambiental, para formar alunos preocupados com o ambiente em que vivem; e o respeito à diversidade, a fim de ter uma comunidade centrada no respeito às ...
O professor, nesse sentido, exerce a função de formar os alunos como sujeitos autônomos e participativos, ampliando suas oportunidades de participação dentro da comunidade escolar. Sendo assim, o professor é parte importante nesse processo e participa de forma ativa, sem negligenciar o seu papel no espaço escolar.
Com isso, o PPP concentra a missão, os valores, a filosofia, a identidade e a proposta pedagógica de uma escola, além de mostrar como ela precisa atuar para proporcionar uma educação de qualidade.
No PPP consta um histórico da vida laboral do trabalhador, como: serviços realizados, tempo na empresa, registro do ambiente de trabalho, exames médicos, riscos a que foi submetido dentre outros dados que forem necessários serem citados.
A descrição da missão da escola é um ponto importante do PPP. Aqui a instituição informa suas crenças e valores, e da forma mais clara possível, com zero “enrolation”. A informação normalmente é passada em uma frase.