O setor público consiste em organizações de propriedade e operadas pelo governo. Ele fornece serviços considerados necessários para o bem-estar da sociedade. A maioria dos serviços oferecidos pelo setor público é normalmente gratuita ou a um custo reduzido.
O setor público, por vezes referido como setor estatal, é uma parte do Estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos.
Qual a importância do setor público para a sociedade?
Sem o setor público e suas instituições, saúde, educação, assistência social, segurança, infraestrutura, planejamento e mobilidade urbana não existiriam. Para que o setor público exista e funcione, depende da presença de servidores, os funcionários públicos.
Qual o principal propósito da administração pública?
Administração Pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procura satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, dentre outras áreas. Em outras palavras, Administração Pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos.
A gestão pública é a atividade que se dedica ao gerenciamento de instituições, serviços e também do patrimônio público. Entre os seus principais objetivos estão a garantia de que o atendimento ao público funcione de maneira eficiente, bem como o aproveitamento racional de recursos financeiros.
Serviço público é uma atividade desenvolvida com a participação do Estado. É a prestação de serviços que têm a finalidade de atender necessidades da sociedade. No serviço público sempre existe a participação do Estado no fornecimento dos serviços, ainda que de forma indireta.
Como o próprio nome diz, gestão pública nada mais é do que o ato de administrar setores e organizações públicas. É um setor que trabalha com pautas de interesse coletivo, como educação, saúde, moradia, trabalho e redução das desigualdades sociais.
Princípio da finalidade: em sentido amplo, o princípio da finalidade é sinônimo de interesse público, uma vez que todo e qualquer ato da administração deve ser praticado visando à satisfação do interesse público.
Pensando de forma mais prática, à Administração Pública compete o dever de, dentro dos limites constitucionais e legais previamente fixados (art. 37, da CF), o dever elaborar e executar políticas públicas voltadas à persecução do interesse público, em variadas vertentes (FILHO, 2022).
Qual a finalidade dos princípios da Administração Pública?
Os princípios da administração pública são fundamentais para a garantia de uma gestão eficiente e ética, voltada para o interesse público e para a construção de um legado positivo para a cidade e para a história da gestão pública.
Devido à existência de falhas de mercado, tendo em vista a necessidade de aumentar o bem- estar da sociedade, o setor público intervém na economia desempenhando três funções clássicas: função alocativa, estabilizadora e distributiva.
Os servidores públicos geralmente têm garantias de emprego mais sólidas, com menos risco de demissões ou redução de salários. Além disso, os benefícios sociais e previdenciários costumam ser mais abrangentes na esfera pública.
Como explicado no início do artigo, a gestão pública tem como objetivo administrar e garantir o bom funcionamento dos setores públicos. É preciso reforçar que a gestão pública está relacionada ao controle e à administração de qualquer ação pública.
Os servidores públicos desempenham um papel crucial na sociedade, pois têm a missão de garantir a execução das políticas públicas e a prestação de serviços essenciais à população, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
O servidor público pode contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do município, estado e país mediante a suas ações, visando atender às solicitações do cidadão sempre que possível e que deve esforçar-se para fazê-lo, com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, ...
As atividades e procedimentos de controle interno assumem grande relevância como instrumento capaz de manter o fluxo atualizado de informações necessárias à tomada de decisões e de proporcionar ao gestor público segurança jurídica pelos atos praticados pelos seus auxiliares ou subordinados.
Qual a importância da administração pública para a sociedade?
A administração pública deve atuar para promover a justiça social, combatendo a desigualdade e a exclusão social. A gestão pública deve garantir que todos os cidadãos tenham acesso igualitário às políticas públicas e serviços essenciais, promovendo a igualdade de oportunidades e o bem-estar coletivo.
É sua função, dentre outras funções, promover, privativamente, a ação penal pública e zelar para que os poderes públicos e serviços de relevância pública respeitem os direitos constitucionalmente assegurados, promovendo, quando necessário, as medidas cabíveis à sua garantia.
Planejar, organizar, dirigir e controlar são quatro pilares das funções administrativas que atribuem ao negócio a estrutura necessária para sua existência e desenvolvimento.
Gestão pública ou administração pública é o poder de gestão do Estado para criar leis, cobrar impostos, fiscalizar e regulamentar, por meio dos órgãos públicos e instituições. Esta área é responsável por trabalhar pautas de interesse coletivo que geram impacto na sociedade, como saúde, educação, e segurança pública.
Conforme a doutrina, a função pública consiste em um conjunto de atribuições não correspondentes a um cargo ou emprego público. Além disso, existem basicamente dois tipos de funções públicas, a saber, as de confiança e as exercidas por agentes temporários.
Possibilita que os gestores e os servidores públicos tenham acesso e controle sobre os dados e os processos da sua área de atuação, podendo gerenciar, monitorar, analisar e melhorar o fluxo de trabalho, a produtividade, a qualidade e a eficiência dos serviços públicos.
Pensando sempre no bem-estar coletivo, o gestor público é responsável por gerir empresas públicas, organizações não governamentais e projetos de instituições privadas desenvolvidos em parceria com o poder público.
Esse profissional pode, inclusive, seguir carreira política. O gestor público pode ocupar cargos em ministérios, secretarias, agências federais e no Poder Executivo em geral, além de trabalhar em ONGs. Também há espaço em fundações e empresas privadas e startups que possuem projetos em parcerias com o poder público.