O que é e qual o mecanismo fisiopatológico da cetoacidose diabética?
Cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação metabólica aguda do diabetes caracterizada por hiperglicemia, hipercetonemia e acidose metabólica. A hiperglicemia causa diurese osmótica com perda significativa de líquidos e eletrólitos. A CAD ocorre principalmente no diabetes mellitus tipo 1.Como acontece a cetoacidose diabética?
A cetoacidose diabética consiste em uma complicação aguda e grave do diabetes mellitus. Ocorre devido uma profunda deficiência do hormônio insulina, que gera elevação importante da glicose com presença de cetonas no sangue e redução do pH sanguíneo.Quais os três aspectos clínicos da cetoacidose diabética?
A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina.Qual a principal causa de morte na cetoacidose diabética?
assistolia ou atividade elétrica sem pulso.Cetoacidose Diabética - Fisiopatologia
O que leva à morte do diabético?
Entre elas incluem‑se a angina (dor ou desconforto no peito), enfarte do miocárdio (ataque cardíaco), acidente vascular cerebral, doença arterial periférica (défice de fluxo sanguíneo até aos membros) e insuficiência cardíaca congestiva (coração fraco que provoca uma acumulação de fluído nos pulmões e tecidos ...Como corrigir cetoacidose diabética?
Na CAD-E, o tratamento pode ser iniciado com um bolus IV de insulina regular (0,1 unidades/kg de peso corporal) seguido, dentro de cinco minutos, por uma infusão contínua de insulina regular de 0,1 unidades/kg por hora (equivalente a 7 unidades/hora em um indivíduo de 70 kg).São achados clínicos da cetoacidose diabética?
Os sinais e sintomas da cetoacidose diabética são os sinais e sintomas da hiperglicemia com o acréscimo de náuseas, vômitos e — particularmente nas crianças — dor abdominal. Letargia e sonolência são sintomas de descompensação mais grave.Quando desligar a bomba de insulina na cetoacidose?
E quando devemos desligar a bomba? MAAASSS, devemos realizar 10UI de insulina regular SC e aguardar 1 hora para desligar a bomba.O que acontece quando a glicose está acima de 500?
A cetoacidose diabética é uma emergência médica e costuma ocorrer quando os níveis de glicose no sangue ultrapassam os 500 mg/dl. Os sinais e sintomas mais comuns da cetoacidose são náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental, prostração e dificuldade respiratória.Porque hidratar Na cetoacidose?
Correção da acidose metabólica- A acidose metabólica da cetoacidose é corrigida pela hidratação (redução do ácido lático), reposição de insulina (redução dos corpos cetônicos) e metabolismo das cetonas para bicarbonato.
Como eu sei que meu corpo está em cetose?
Os efeitos colaterais de curto prazo da cetose incluem dor de cabeça, fadiga, constipação, desidratação e mau hálito. Eles geralmente desaparecem alguns dias ou semanas após o início da dieta cetogênica mas, no longo prazo, ela também está associada a diversos problemas para a saúde.Qual a diferença de cetoacidose diabética para hiperglicemia?
A CAD é caracterizada pela associação de hiperglicemia, acidose metabólica e cetonemia, enquanto o EHH, pela tríade de hiperglicemia severa, aumento da osmolalidade plasmática e desidratação.O que acontece na cetoacidose?
A cetoacidose é uma complicação da diabetes que pode ser fatal. Acontece quando o corpo utiliza alternativas como suprimento energético, e neste caso, os estoques de gordura. O processo resulta no acúmulo de corpos cetônicos, componentes que deixam o sangue ácido.Porquê tem dor abdominal na cetoacidose?
Manifestações clínicas da cetoacidose diabéticaOs cetoácidos são irritativos em associação com a desidratação intensa, causam dor abdominal (até 50% dos pacientes), náuseas e vômitos e, muitas vezes, simulam um quadro de abdome agudo na emergência.