Existem muitos tipos de fobias, desde as mais comuns e conhecidas, como a aracnofobia (medo de aranhas) e a acrofobia (medo de altura), até as mais incomuns, como a triscaidecafobia (medo do número 13) e a hipopotomonstrosesquipedaliofobia (medo de palavras longas).
As fobias mais assustadoras do mundo. a primeira é courofobia, que é um medo extremo de palhaço. É uma fobia que geralmente se manifesta em crianças, porém pode acontecer em adultos, em adolescentes.
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.
Existem muitos tipos de fobias, desde as mais comuns e conhecidas, como a aracnofobia (medo de aranhas) e a acrofobia (medo de altura), até as mais incomuns, como a triscaidecafobia (medo do número 13) e a hipopotomonstrosesquipedaliofobia (medo de palavras longas).
As in, medo de um pénis ereto. No caso do homem, a aversão pode ter a ver com a falta de controlo da ereção, ou seja, não prever ou dominar a altura e momento em que o pénis pode repentinamente ficar ereto cria uma crise de ansiedade que pode chegar aos ataques de pânico.
É uma fobia em que a pessoa tem medo anormal e injustificado de pelo ou de cabelo. Aqueles que sofrem desta fobia muitas vezes afastam-se de pessoas com cabelo abundante. Podem também temer o seu próprio cabelo, e por ódio tentam remover o cabelo da sua cabeça.
Fobia pode causar sintomas parecidos com os do transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, gerados pelo medo irracional do que pode habitar no oceano, rios, lagos, entre outros. O pavor de 'águas profundas', animais marinhos e da sensação causada pela imensidão tem um nome: talassofobia.
A tripofobia, também conhecida como “O Medo de Buracos”, é o nome dado para um transtorno psicológico caracterizado pela aversão ou medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.
Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.
A cromofobia, também conhecida como cromatofobia, pode ser uma síndrome clínica debilitante em que as pessoas sentem medo intenso ou têm ataques de pânico com cores específicas.
Xilofobia é um tipo específico de fobia, que se caracteriza pelo medo excessivo e irracional de objetos de madeira. Pessoas que sofrem de xilofobia podem sentir ansiedade intensa, pânico e até mesmo terror ao entrar em contato com objetos feitos desse material.
O medo que voce tem se chama Grafofobia, que é o medo de escrever em publico. Pode estar relacionada a um quadro de fobia social que é um medo irracional do julgamento do outro. Procure tratamento psicologico.
Em alguns casos, o indivíduo apresenta uma fobia específica, como o medo de estar em um veículo em movimento (amaxofobia), o medo de risadas (geliofobia) e o medo da gravidade (barofobia).
A criofobia, ou medo do frio, é uma fobia relativamente complexa. Há quem tenha medo apenas do tempo frio, outros de tocar em objetos frios. Além disso, a definição de frio varia entre os indivíduos.
Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar. É parecido com o que acontece com muitas pessoas em relação ao número 13.
Segundo a dra. Luciana Siqueira, psiquiatra do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, a agorafobia talvez seja o tipo mais comum; dentre as fobias específicas, o medo de insetos se destaca.
O QUE É CREMATOFOBIA? A crematofobia é o medo extremo e irracional do dinheiro. Também chamada de crometofobia, pode contemplar diferentes tipos de aversão ao dinheiro, como a de gastá-lo, pensar nele ou tocar em moedas, notas ou qualquer outro objeto associado.