As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W. O cavalo-vapor é uma unidade pouco utilizada no meio científico devido à existência do watt (unidade SI).
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts.
Qual é a fórmula do torque de um motor? O torque em rotações baixas é encontrado multiplicando a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação, usando esta fórmula: T = F x D, onde T = torque (Nm), F = força (N) e D = distância (metro).
O motoredutor esta equipado com um motor de 2cv 4Polos que possui torque de 0,835kgfm e a força (torque) que saí do motoredutor é 14,3kgfm que é aproximadamente a mesma força (torque) de um motor de 30cv 4Polos.
Cada uma é indicada para uma faixa de peso que pode variar de marca para marca. Fora dos países de língua inglesa, criou-se a unidade de medida cv (cavalo-vapor), porém não são iguais. 1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W.
A medida é baseada na potência gerada pelo cavalo em 1 segundo para permitir que um objeto de 75 kg seja levantado a uma altura de 1 metro. O que James Watt descobriu foi que um cavalo produz cerca de 745,7 watts, conhecido como um cavalo de potência ou horsepower .
Mas o corpo humano pode debitar mais do que 1 cv de potência, tarefa facilitada se forem atletas. Imaginem o mesmo exercício por um halterofilista e verificamos que poderá produzir entre 2 cv e 3 cv nesse mesmo segundo, ao elevar 150 kg ou até mais de 200 kg a um metro do solo.
“Considero adequada a relação entre 8 kg/cv e 10 kg/cv”, afirma o professor de engenharia mecânica da FEI Ricardo Bock. “Será o suficiente para o motorista conseguir bom rendimento na cidade e fazer ultrapassagens seguras na estrada”, diz. Ele salienta que é preciso levar em conta o uso do carro, se para família carga.
Pelos dados de catálogo do motor elétrico podemos observar que o motor de 10 CV possui conjugado nominal de 4,15 kgf. m enquanto o de 5 CV possui conjugado nominal de 2,09 kgf. m.
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
O torque faz o motor produzir força motriz, que é o movimento giratório que tira um veículo da inércia, permitindo que ele arranque e percorra caminhos e até ladeiras, sem a necessidade de trocar as marchas muitas vezes.