Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm.
Sigla é a representação abreviada de um nome composto, geralmente por meio de suas iniciais. As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME.
Abreviatura: os nomes dos autores são abreviados por sua letra inicial seguida de ponto. Quando há nomes compostos, indica-se o hífen entre as iniciais. ROCHA, M. -G.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Algumas abreviaturas são formadas por contração, sendo representadas pela(s) primeira(s) letra(s) e a última, ou também por algumas letras do meio da palavra.
O nome Francisco poderia ser abreviado Fran.co, muitas vezes com uma linha reta acima da abreviação. Abaixo estão alguns exemplos deste tipo de abreviaturas retiradas dos registros.
A força e a história associadas ao nome Henrique contribuíram para sua ampla aceitação e popularidade. Alguns apelidos comuns para o nome Henrique incluem Henri, Rick e Rico.
Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras. Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo.
Alguns nomes e sobrenomes passaram a existir a partir de abreviaturas como por exemplo: "Roiz", "Röiz" e "Ruiz" que é a forma reduzida (ver: hipocorístico) de Rodrigues. Os sobrenomes Rodrigues e Roiz eram sinónimos um do outro, sendo que o segundo é a abreviatura do primeiro.
Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo. Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, a abreviação irá até a consoante.
As abreviaturas formadas por redução de palavras, em geral a primeira sílaba, mantêm a acentuação e recebem ponto. Para o plural, acrescenta-se s: pág., págs., séc., sécs. 2. Os símbolos (sistema métrico, unidades, elementos químicos) são invariáveis, não têm plural e não são seguidos de ponto.