Qual a forma correta: "fim" ou "final" das férias?
As duas formas são aceitas e consideradas corretas. Embora final seja um adjetivo, qualquer palavra pode ser substantivada no português, o que torna o termo 'final de semana' também aceito.
Embora a gramática antiga afirme isso, muitos linguistas atualmente afirmam que ambos usos estão corretos, já que a palavra final pode ser também um substantivo masculino. Sendo assim, tanto fim quanto final de semana são expressões corretas para indicar os dias que encerram a semana – sexta, sábado e domingo.
De acordo com os gramáticos e dicionaristas, ambas as formas estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. No entanto, “fim de semana” é mais comum e amplamente aceita em diferentes regiões e contextos. Já “final de semana” é mais informal e pode ser usada em contextos mais descontraídos.
Bom, provavelmente, você já deve ter lido por aí na internet essa discussão de que o correto deve ser “fim de semana”, já que “fim” é o contrário de “início” e se falamos “início de semana”, logo o correto é falar também “fim de semana”.
Por outro lado, final tem apenas um sentido próprio de última parte de algo, ideia essa presente em diversas expressões: final de dia, final de século.
A fim, escrito separado, compõe a locução prepositiva a fim de, empregada para exprimir finalidade. É equivalente a “para”, “com o fim de”, “com o propósito de”, “com o intuito de”, “com o objetivo de”, “com a intenção de”.
“Por fim” e “em conclusão” são extremamente usados e formulaicos. No entanto, não há nada de errado com nenhum dos dois. Um bom escritor pode transmitir um final ou conclusão sem ter que gritar para o leitor, mas às vezes as pessoas são estúpidas e precisam saber exatamente qual parte de um texto estão lendo.
Se a palavra “férias” estiver acompanhada de um adjetivo, recomenda-se que utilizemos a preposição “em”. Assim, em casos evidenciados por: Alguns funcionários públicos entraram em férias coletivas. Entramos hoje em merecidas férias.
Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.
As duas formas são aceitas e consideradas corretas. Embora final seja um adjetivo, qualquer palavra pode ser substantivada no português, o que torna o termo 'final de semana' também aceito. Outros autores defendem que 'fim de semana' seria o mais correto, porém não é um posicionamento unânime.
A professora, editora e escritora de vários livros, Dad Squarisi, diz que as duas formas de falar estão corretas, porque existem as duas palavras fim e final.
Na linguagem informal, usamos uma dessas expressões para indicar interesse em alguém. O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você.
A fim de é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”: Exemplo: Ela marcou um horário com o médico, a fim de verificar seus exames.
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Sim, você não leu errado. Temos duas formas de dizer a mesma coisa: “fim de semana” e “final de semana”. Ambas se referem aos dias de descanso, geralmente sábado e domingo, quando não estamos trabalhando ou estudando. O concurseiro pode escolher usar uma ou outra no texto da sua redação, já que não faz diferença.
O dia começa à 0h e termina às 24h. A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h. Atenção: 24 horas é o fim de um dia; 0h, o começo de outro.