O objetivo do Kaizen é reduzir desperdícios ao eliminar produção além do necessário, melhoria da qualidade, melhoria da eficiência, redução de tempo ocioso e redução de atividades desnecessárias. Tudo isso significa economizar dinheiro e transformar perdas em lucros.
Ao invés de se prometer mudanças radicais em pouco tempo, pregam os adeptos, faça pequenas melhorias que levem, eventualmente, àquela grande mudança que você quer ver e foque diariamente em ser 1% melhor naquilo.
Qual o objetivo da metodologia Kaizen? O objetivo da metodologia Kaizen é promover uma cultura de melhoria contínua onde quer que seja aplicado. Esse entendimento tem origem no próprio nome do conceito: “kai” significa “mudança” e “zen” está associada à “bondade”. Ou seja, mudar para melhorar.
Como a metodologia Kaizen funciona? Kaizen é um processo lento de melhoria, mas contínuo. Isso significa que as mudanças não são rapidamente implementadas. Além disso, as melhorias, ao invés de serem sugeridas por uma equipe externa ou por pessoas fora da área, são sugeridas pela pessoa que faz o trabalho.
A classificação da empresa Agência Kaizen é de 2,9 de 5 estrelas, com base em 31 avaliações de empresa do Glassdoor. Essa classificação indica que a maioria dos funcionários tem uma experiência de trabalho média nessa empresa.
Há como aplicar o kaizen na empresa seguindo as etapas: defina o líder do projeto; determine os participantes da equipe; identifique as oportunidades de melhorias; estabeleça metas e objetivos; construa um plano de ação; execute as tarefas e atividades do planejamento; e monitore e analise os resultados.
Qual é o princípio do Kaizen? O princípio da filosofia Kaizen consiste em promover a melhoria contínua. Segundo seu criador, a palavra significa melhoria, de modo que ela possa ser contínua e abranger aspectos não apenas da vida profissional, mas também da vida pessoal, doméstica e social.
Na prática, o Programa Kaizen de Excelência Operacional está lastreado em quatro pilares fundamentais: Capacitação, Aplicação, Estabilização e Reconhecimento, que ocorrem necessariamente nessa ordem. Cada pilar é responsável por etapas essenciais do método e, juntos, formam a estrutura de aplicação do programa.
Qual a quantidade de pessoas de uma equipe Kaizen? Não existe resposta exata para essa pergunta, isso depende muito do escopo do evento. Mas para ter uma referência, o número deve variar entre 4 e 10 pessoas.
A palavra Kaizen, em sua origem, significa melhoria e/ou mudança. O método surgiu no Japão, e embora tenha raízes nos ensinamentos tradicionais da cultura local, foi durante os anos 1950 que se tornou referência no ambiente corporativo.
O que significa implementar o Kaizen na gestão da rotina?
O método Kaizen é um conjunto de práticas que visam a melhoria constante dos processos para elevar a produtividade, a eficiência e os resultados de uma organização. Com isso, é possível reduzir as ineficiências, os gastos e o tempo de crescimento de um negócio.
Uma das ferramentas mais utilizadas no mercado é o Kaizen, que em conjunto com outras ferramentas Lean originou o Sistema Lean-Kaizen. A própria palavra “kaizen” traduz-se na mudança para melhor e o seu grande slogan é transcrito por “toda a gente, todos os dias, em todo o lado”.
O objetivo do Kaizen é garantir que todos os processos sejam melhorados continuamente dentro de uma organização, de forma gradual e consistente. Nas empresas, ele é usado como um método de gestão e produtividade que busca a eficiência máxima em toda a estrutura do negócio, envolvendo projetos, processos e pessoas.
Há dois tipos de Kaizen: O sistêmico ou de fluxo (também conhecido como Kaikaku) e o de processo ou pontual (com objetivo de melhorar algo especificamente no fluxo da produção).
Pois sim: Kaizen vem do japonês, e significa “mudança para melhor”. Hoje implica a ideia – na verdade, a filosofia de melhoria contínua na vida em geral – seja pessoal, familiar, social e profissional. Claro que aqui daremos mais ênfase a este último caso. O conceito tem de fato sua origem no meio industrial.
Kaizen é uma ferramenta de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) que melhora tanto a qualidade quanto a produtividade, a segurança e a cultura no local de trabalho. De acordo com a metodologia, a aplicação de pequenas mudanças diárias resulta em grandes melhorias ao longo do tempo.
O Kaizen é baseado nos 3 Gen's, que são: Gemba, Gembutsu e Genjitsu. Essas 3 palavras japonesas e sua relação com o Kaizen são: Gemba – A melhoria é feita “onde as coisas acontecem”. Somente assim é possível identificar os desperdícios e identificar oportunidades.
Enquanto o 5S se concentra em melhorar a organização e o ambiente de trabalho, o Kaizen se concentra na melhoria contínua dos processos. O 5S é mais uma metodologia de "primeiros passos" para melhorias contínuas, enquanto o Kaizen é uma metodologia mais abrangente e avançada.
Aplicado com sucesso nas mais diversas empresas de todos os segmentos, o Método Kaizen traz ótimos resultados quando é necessário melhorar os processos existentes. Ele pode ser utilizado para que gestores e colaboradores encontrem a melhor maneira de executar processos e atividades de modo excelente.